Com a mudança de hábitos alimentares que visam a uma melhor qualidade de vida e a demanda crescente por produtos mais saudáveis, a indústria de alimentos tem investido e lançado cada vez mais produtos para atender esse público.
E não é para menos: uma pesquisa realizada pela Ticket em 2023 revela que 73% dos entrevistados disseram estar muito mais atentos à sua saúde e aos seus hábitos alimentares, e 79% gostariam de ter acesso a opções mais saudáveis nos cardápios dos restaurantes.
Durante a Apas Show 2024, uma das principais feiras do setor supermercadista na América Latina, diversas empresas promoveram o termo “saudabilidade” em seus estandes e produtos. O evento foi realizado entre os dias 13 e 16 de maio, em São Paulo, e a MERCADO&CONSUMO listou algumas das marcas que promovem saudabilidade em seu portfólio:
PlantPlus Foods
Criada em 2020, a PlantPlus Foods é líder no segmento food service no Brasil e atende redes de fast food como Burger King e Outback, além de atuar em outros países da América Latina. Com operação no Brasil desde 2021, a marca vem ganhando cada vez mais mercado na categoria de análogos à carne.
Após o anúncio da sinergia entre PlantPlus Foods e BRF em 2023, a marca ampliou sua distribuição nas regiões sul e sudeste, incluindo varejo e food service, o que registrou um crescimento 10 vezes maior em distribuição, com receita crescendo acima da média na categoria de análogos à carne.
“A expectativa para 2024 é a consolidação das regiões sul e sudeste do país e expansão para região centro-oeste, já iniciada. Além disso, pretendemos dobrar nossa receita em relação ao ano passado e crescer em market-share”, conta George Bravo, diretor de vendas da PlantPlus Foods.
No decorrer de 2023, a PlantPlus Foods realizou experiências sensoriais em pontos de venda, promovendo degustações de produtos da marca em mais de 250 lojas. Atualmente as marcas contam com 13 produtos, entre vegetais e análogos à carne.
“Também temos o foco de continuar nossas ativações no varejo. Essa categoria pede ações de degustações para promover experiências sensoriais e acabar com o preconceito daqueles que não conhecem nossos produtos. Esse ano continuamos muito fortes no PDV, digital e inovações para expandir o portfólio. No segundo semestre, queremos sair do básico. Vemos que o flexitariano está crescendo e procura produtos análogos à carne. Obviamente não deixamos de falar com o vegetariano e o vegano, mas toda a nossa campanha é criada para todo mundo, não tem um nicho”, explica Vanessa Gardano, Consumer Marketing & Innovation Director da PlantPlus.
Seara
A Seara lançou a linha “Panelinhas”. São sete receitas caseiras em uma embalagem colecionável e reutilizável em formato de panelinha. Os pratos foram elaborados para trazer a sensação de comida caseira, com ingredientes como ervas e temperos que o consumidor usa com frequência em casa. As panelinhas vêm em sete cores, podem ir direto ao micro-ondas e são livres de BPA.
“Pensando em saudabilidade, procuramos criar uma lista de ingredientes que o consumidor conheça. Não tem sopa de letrinhas, conservantes, nada disso, é um produto clean label”, conta Michelle Srour, diretora de Marketing de Refeições Congeladas da Seara.
Vale Fértil
A Vale Fértil, empresa do setor de azeitonas, lançou a Olivito, uma azeitona desenvolvida para as crianças. O snack infantil é produzido sem salmoura, com menor teor de sódio e possui azeitonas com tamanhos menores e sem caroço.
Já o Oliv Snack Natural é projetado para ser um repositor energético durante atividades esportivas. Sua composição rica em fibras proporciona apenas 73 kcal por porção, enquanto sua praticidade e saudabilidade são garantidas pela ausência de salmoura, caroço e conservantes.
O produto é elaborado de forma natural e passa por um processo de pré-lavagem para reduzir o teor de sódio, e é conservado apenas com azeite de oliva.
O gerente nacional de vendas do grupo, Martin Nucete Hernando, destaca que os novos lançamentos têm como foco promover a saudabilidade e alcançar novos segmentos de consumidores para a marca.
“Estamos sempre em busca de inovações que acompanhem as necessidades das famílias em todos os momentos. Identificamos, no entanto, a necessidade de atender a demanda de dois importantes públicos: as crianças e os atletas. Com o lançamento do Olivito e do Oliv, estamos preenchendo essas lacunas e complementando nosso portfólio”, ressalta.
Papapá
A Papapá, empresa especializada em alimentos naturais para bebês e crianças, chegou à Apas Show com as papinhas, seu carro-chefe. Os produtos são feitos com alimentos 100% orgânicos, sem adição de conservantes ou qualquer aditivo químico. Além disso, a empresa oferece opções de lanches saudáveis nos sabores tomate e manjericão, beterraba e grão-de-bico, cenoura e grão-de-bico.
A empresa está presente em mais de 6 mil pontos de vendas. Em 2023, registrou um crescimento exponencial de mais de 400% em suas vendas, com projeções de triplicar seu faturamento em 2024. No primeiro trimestre deste ano, São Paulo se destaca como um mercado significativo, representando 35% das vendas totais da empresa, com um notável crescimento de 357% em comparação ao ano anterior.
“Não temos a intenção de substituir as refeições feitas em casa, que são fundamentais para a introdução alimentar das crianças. Mas sim, ser uma opção prática e saudável para algumas ocasiões do dia a dia”, explica Leonardo Afonso, CEO da Papapá.
Korin Alimentos
A Korin Alimentos levou à feira o seu portfólio completo de produtos naturais e sustentáveis e suas ações em sustentabilidade. Nesta edição, a marca também comemora seu aniversário de 30 anos.
“A exposição dessas duas vertentes resume nosso objetivo de produzir alimentos saudáveis e saborosos, promovendo simultaneamente a coexistência harmoniosa entre todos os seres”, explica Mariana Midori Nagata, diretora de Marketing da Korin Alimentos.
A Korin trouxe à Apas um mel livre de contaminação por agrotóxicos e sem uso de antibióticos no manejo das abelhas. Além disso, a linha de assados resfriados e temperados da marca Boa Pedida, composta pelos cortes Coxa e sobrecoxa, Coxinha da asa, Meio da asa e Meio frango, também são novos itens da marca. Essa linha é a única do mercado com validade de 6 meses.
Todas as carnes são 100% livres de antibiótico na criação das aves, grãos transgênicos na ração, inseticidas nas granjas e de medicamentos anticcocidianos.
“Nosso objetivo é estar em todas as refeições do brasileiro. A base da Korin é a agricultura natural, que tem como um dos pilares a sustentabilidade. Há 30 anos era mais complicado falar sobre e valorizar isso, então à medida que o consumidor busca mais informações, acaba questionando os processos produtivos das empresas. Como a Korin tem sustentabilidade em sua base, fica mais fácil conversar com esse consumidor atual. Nos últimos dois, três anos, temos percebido o público mais engajado”, conta Mariana.
Pensando em sustentabilidade, o estande da Korin teve área dedicada à responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), com informações sobre as formas como atuam como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Teremos o selo Evento Neutro Verde, em parceria com a consultoria de Eccaplan, que certifica a quantidade e compensação das emissões de carbono relacionadas à montagem, desmontagem e realização do evento, incluindo o deslocamento dos participantes” conta Mariana.
Imagem: Mercado&Consumo