Consumidores se preocupam cada vez mais com alimentação e hábitos de consumo saudáveis

Segundo pesquisa realizada pela Ticket, 79% gostariam de ter acesso a opções mais saudáveis nos cardápios dos restaurantes

O consumidor está cada vez mais preocupado com sua alimentação e hábitos de consumo. Segundo uma pesquisa realizada pela Ticket feita em 19 países, com 45 mil trabalhadores e 1.700 estabelecimentos de comida pronta, 73% dos entrevistados disseram estar muito mais atentos à sua saúde e aos seus hábitos alimentares, e 79% gostariam de ter acesso a opções mais saudáveis nos cardápios dos restaurantes.

Para a maioria, pratos saudáveis significam produtos frescos (67%) e a indicação sobre os componentes nutricionais (36%). As maiores expectativas foram reveladas por trabalhadores de Portugal, Hungria, Espanha, Turquia, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai (mais de 85%). 

O levantamento realizado com os restaurantes indica que 61% concordam que os clientes buscam opções saudáveis, tendo o Brasil como destaque, com 70%, seguido da Espanha, com 56%. A pesquisa também destacou uma diminuição nas crenças equivocadas sobre cozinhar alimentos saudáveis: 58% dos restaurantes reconhecem que não leva mais tempo, nem é mais complicado, mas pode ser mais caro.

“Pesquisas como essa são importantes para nortear o mercado para o atendimento das novas demandas, bastante modificadas após os impactos da pandemia. Os consumidores têm novas necessidades e os restaurantes precisam estar atentos e preparados para atendê-las”, diz Felipe Gomes, diretor-geral da Ticket.

Banner Curso ONE FRIEDMAN

Em crescimento

O segmento de alimentação fora do lar fechou o ano de 2022 com crescimento de 16,6%, segundo o Índice de Desempenho Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB), realizado com empreendedores associados ao órgão. No mês de dezembro, eles tiveram aumento de 24,2% na comparação com o mesmo período de 2021.

Em relação ao número de transações, a alta foi de 8,2% no mês e, no acumulado do ano passado, o salto chega a 21,5%. Já o ticket médio cresceu 11,7% em 2022. O número de lojas se manteve estável, com 8.217 unidades.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist