Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Casas Bahia anuncia volta às origens e fortalece operação de venda de móveis e eletroeletrônicos

A volta do slogan da década de 1970 e do original Ponto Frio também fazem parte do retorno às origens da empresa

Isis Brum de Isis Brum
27 de maio de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Casas Bahia anuncia volta às origens e foca operação em móveis e eletroeletrônicos

O Grupo Casas Bahia volta às suas origens desde o slogan aos negócios que fazem parte do seu ecossistema de varejo, os quais incluem a própria rede Casas Bahia, Extra.com.br, Bartira e Ponto Frio. Este último, também dentro deste processo, recobrou o nome de batismo, após pouco mais de 2 anos com o nome de Ponto.  O foco das vendas será em móveis e eletroeletrônicos, duas categorias que a empresa possui bastante expertise e infraestrutura logística pronta para distribuir.

Fernando Gasparini no Digitail Conference

O anúncio foi feito pelo diretor-executivo do Grupo, Fernando Gasparini, durante a sua palestra “O impacto da omnicalidade na logística do Grupo Casas Bahia”, no Digital Conference, evento realizado pela Gouvêa Experience, nos dias 22 e 23 de maio, no Villaggio JK Eventos, na Vila Olímpia, região sul da capital paulista.

Gasparini contou que, no passado, a empresa ampliou seu portfólio e “passou a vender de tudo”, o que não funcionou para a companhia. O executivo não mencionou os números ou a situação da empresa, porém, não é segredo que o Grupo Casas Bahia entrou com pedido de recuperação extrajudicial com dívidas no valor de R$ 4,1 bilhões. O pedido havia sido pré-acordado com os principais credores, que detêm 54,5% dos débitos e, portanto, deve ser aplicado também aos demais credores pulverizados, dentre eles, pessoas físicas.

“A gente viu que o nosso público remete ao grupo dentro do canal de eletroeletrônicos, de móveis”, disse. “Então, decidimos essa volta ao básico, para o foco da companhia, já que temos uma intensidade de tecnologia implementada e de alta performance, que não precisa de novos investimentos, de novos canais”, completou Gasparini. Para se ter uma ideia da dimensão da capacidade de entrega, 30% dos produtos vendidos online saem direto de uma das lojas físicas para o consumidor.

Segundo ele, a empresa possui ampla experiência de compras e de produtos nos segmentos e infraestrutura logística já pronta para atender a esse canal. “Foi muito natural escolher, num mercado muito mais restrito de caixa, de juros, investir mais no segmento em que já temos um caminho mais fácil de percorrer [em comparação a outros]”, afirmou o executivo.

Em relação ao marketplace da Casas Bahia, o diretor do Grupo disse que os vendedores focados em móveis e linha branca de eletrodomésticos têm tido bastante resultado.

O slogan que marcou os anúncios da Casas Bahia também está de volta. A frase “Dedicação total a você”, de acordo com o diretor, ajudou a companhia a expandir de São Caetano do Sul, no ABC, onde nasceu, para o Brasil, nos anos de 1970 e uma referência na década de 1990 quando Pelé foi contratado embaixador da marca.

Período de reestruturação

A volta ao básico parece fazer parte da reestruturação interna que o Grupo Casas Bahia vem promovendo desde 2023. No final do ano passado, a organização registrou prejuízo de R$ 1 bilhão no quarto trimestre, 513,5% maior do que as perdas no mesmo período de 2022. Foi o sexto trimestre consecutivo em que o resultado líquido da varejista foi negativo.

Em março, quando o comunicado do balanço foi enviado ao mercado, a varejista informou que o quatro trimestre de 2023 ainda estava impactado pelo plano de transformação da empresa, apresentado no segundo trimestre daquele ano.

Renato Franklin, presidente da Casas Bahia, afirmou em março deste ano, à época da divulgação do balanço, que os ajustes de reestruturação não impactariam tanto de janeiro em diante. “Por isso, falamos para o mercado que olhar o início de 2024 será enxergar um carro com motor novo”, disse Franklin, em teleconferência com investidores.

Entre o fechamento de 55 lojas e quatro centros de distribuição, desde o início da reestruturação, um pedido de recuperação extrajudicial e a “volta ao básico”, a Casas Bahia vem consolidando o braço de retail media, lançado com o Casas Bahia Ads, no fim do ano passado, que ampliou o número de anunciantes e incrementou uma nova fonte de renda, e inaugurou, em maio, uma megaloja no Shopping Aricanduva.

Imagens: Shutterstock e Divulgação/André Ribeiro

Postagem anterior

O futuro do varejo se escreve com IA

Próxima Postagem

China estabelece fundo de quase US$ 48 bilhões para impulsionar indústria de chips

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
China estabelece fundo de quase US$ 48 bilhões para impulsionar indústria de chips

China estabelece fundo de quase US$ 48 bilhões para impulsionar indústria de chips

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.