O Grupo Casas Bahia volta às suas origens desde o slogan aos negócios que fazem parte do seu ecossistema de varejo, os quais incluem a própria rede Casas Bahia, Extra.com.br, Bartira e Ponto Frio. Este último, também dentro deste processo, recobrou o nome de batismo, após pouco mais de 2 anos com o nome de Ponto. O foco das vendas será em móveis e eletroeletrônicos, duas categorias que a empresa possui bastante expertise e infraestrutura logística pronta para distribuir.
O anúncio foi feito pelo diretor-executivo do Grupo, Fernando Gasparini, durante a sua palestra “O impacto da omnicalidade na logística do Grupo Casas Bahia”, no Digital Conference, evento realizado pela Gouvêa Experience, nos dias 22 e 23 de maio, no Villaggio JK Eventos, na Vila Olímpia, região sul da capital paulista.
Gasparini contou que, no passado, a empresa ampliou seu portfólio e “passou a vender de tudo”, o que não funcionou para a companhia. O executivo não mencionou os números ou a situação da empresa, porém, não é segredo que o Grupo Casas Bahia entrou com pedido de recuperação extrajudicial com dívidas no valor de R$ 4,1 bilhões. O pedido havia sido pré-acordado com os principais credores, que detêm 54,5% dos débitos e, portanto, deve ser aplicado também aos demais credores pulverizados, dentre eles, pessoas físicas.
“A gente viu que o nosso público remete ao grupo dentro do canal de eletroeletrônicos, de móveis”, disse. “Então, decidimos essa volta ao básico, para o foco da companhia, já que temos uma intensidade de tecnologia implementada e de alta performance, que não precisa de novos investimentos, de novos canais”, completou Gasparini. Para se ter uma ideia da dimensão da capacidade de entrega, 30% dos produtos vendidos online saem direto de uma das lojas físicas para o consumidor.
Segundo ele, a empresa possui ampla experiência de compras e de produtos nos segmentos e infraestrutura logística já pronta para atender a esse canal. “Foi muito natural escolher, num mercado muito mais restrito de caixa, de juros, investir mais no segmento em que já temos um caminho mais fácil de percorrer [em comparação a outros]”, afirmou o executivo.
Em relação ao marketplace da Casas Bahia, o diretor do Grupo disse que os vendedores focados em móveis e linha branca de eletrodomésticos têm tido bastante resultado.
O slogan que marcou os anúncios da Casas Bahia também está de volta. A frase “Dedicação total a você”, de acordo com o diretor, ajudou a companhia a expandir de São Caetano do Sul, no ABC, onde nasceu, para o Brasil, nos anos de 1970 e uma referência na década de 1990 quando Pelé foi contratado embaixador da marca.
Período de reestruturação
A volta ao básico parece fazer parte da reestruturação interna que o Grupo Casas Bahia vem promovendo desde 2023. No final do ano passado, a organização registrou prejuízo de R$ 1 bilhão no quarto trimestre, 513,5% maior do que as perdas no mesmo período de 2022. Foi o sexto trimestre consecutivo em que o resultado líquido da varejista foi negativo.
Em março, quando o comunicado do balanço foi enviado ao mercado, a varejista informou que o quatro trimestre de 2023 ainda estava impactado pelo plano de transformação da empresa, apresentado no segundo trimestre daquele ano.
Entre o fechamento de 55 lojas e quatro centros de distribuição, desde o início da reestruturação, um pedido de recuperação extrajudicial e a “volta ao básico”, a Casas Bahia vem consolidando o braço de retail media, lançado com o Casas Bahia Ads, no fim do ano passado, que ampliou o número de anunciantes e incrementou uma nova fonte de renda, e inaugurou, em maio, uma megaloja no Shopping Aricanduva.
Imagens: Shutterstock e Divulgação/André Ribeiro