Parceira do Time Brasil desde 2021, na Olimpíada de Tóquio, a Riachuelo promoveu uma ação para expressar seu orgulho em vestir o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, a partir do dia 26 de julho.
Marca de moda oficial do Time Brasil e patrocinadora do Comitê Olímpico Brasileiro, a Riachuelo adesivou uma aeronave da Azul, que saiu de São Paulo com destino a Maceió, no último dia 5 de junho, com ilustrações de bordados e texturas que remetem ao jeans. O interior do avião também foi adesivado com as principais mensagens da marca, que falam sobre sustentabilidade, moda, equidade de gênero.
A ação faz parte da campanha “Orgulho Bordado no Peito” e foi idealizada pela agência W3haus. A aeronave adesivada ficará em circulação pelo País até setembro deste ano.
“Nossa jornada junto ao Time Brasil precisa ser do tamanho do nosso orgulho de estarmos acompanhando nossos atletas, depois de tanto tempo de preparação. Queremos e merecemos ser grandiosos. E, se estamos embarcando num sonho, por que não embarcar literalmente nos ares do nosso País? E sendo nosso desejo uma reverberação inesquecível, faz sentido estarmos juntos a outros parceiros deste sonho, como é a Azul, nossa parceira nessa ação”, afirma Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo.
Com a ginga do Ginga
Os passageiros foram recebidos pelo Ginga, mascote do COB e do Time Brasil, que entregou uma shoulder bag all jeans personalizada pela Riachuelo. “O Ginga é o espírito da nossa brasilidade, né? As pessoas ficaram encantadas. Ele foi responsável por recepcionar os passageiros no embarque deste primeiro voo e entregar os gifts que preparamos especialmente para esse momento, uma shoulder bag feita 100% de jeans reciclado de resíduos têxteis, e uma bandana comemorativa exclusiva e cheia de brasilidade”, conta Cathyelle.
As comissárias do avião também fizeram parte da celebração, incorporando as bandanas da Riachuelo que carregam símbolos da fauna e flora brasileiras em seus uniformes.
“Nossa ideia foi de ressignificar espaços, garantindo uma experiência positiva e fortalecendo ainda mais o conhecimento da marca. O intuito aqui é projetar estratégias que capturem e mantenham a atenção do público, maximizando o impacto da nossa mensagem durante toda a ação”, explica Patrícia Angeletti, diretora-executiva de Mídia da W3haus.
Valores e objetivos comuns
O apoio ao COB e ao Time Brasil não se trata apenas uma questão de patrocínio, mas de valores e objetivos comuns. Com a parceria, além do desenvolvimento esportivo, a Riachuelo fortalece sua imagem como uma empresa comprometida com causas importantes, como a sustentabilidade e a equidade de gênero.
“Esse é nosso orgulho como empresa, e nossos atletas são nosso orgulho como brasileiros, representam neste momento a luta diária, a construção de algo a ser celebrado. Essa é a mensagem que queremos que ressoe com os consumidores: celebrar o seu orgulho”, afirma a executiva.
Cathyelle destaca que o esporte representa a garra, a construção diária e a vontade de vencer dos brasileiros. “Estar com o COB e o Time Brasil é algo que começou em 2020, e é uma das nossas materializações dessa representatividade, que também é nossa: uma marca brasileira, de décadas de história.”
Orgulho bordado no peito
Produzidos pela Riachuelo, os uniformes do Time Brasil exploram a fauna e a flora brasileira, e ilustram a força da biodiversidade do País, com paleta de cores que remete à bandeira do Brasil, com predominância das tonalidades verde, azul e amarelo.
As peças foram criadas utilizando métodos de produção artesanais e sustentáveis, originários de Natal e do semiárido do Rio Grande do Norte. “Nem todos sabem, mas a Riachuelo é uma empresa nordestina, do Rio Grande do Norte, a partir do Sr. Nevaldo e um sonho de construir algo brasileiro e de impacto. Pensar a marca hoje é sentir orgulho do que foi construído. Quando entramos no apoio ao Comitê Olímpico, pensamos na confecção dos uniformes e a materialização do nosso sentimento era exatamente essa: como bordar nosso orgulho no peito?”, diz.
Para trazer a essência do Brasil, a varejista trouxe bordadeiras do semiárido do Rio Grande do Norte para dar vida aos animais bordados nas costas das peças. Esse toque artesanal, aliado à riqueza da fauna brasileira, transforma cada jaqueta em uma obra de arte única.
“As nossas raízes são motivo de muito orgulho. Ter a possibilidade de levar um pouco dessa moda democrática e 100% brasileira para Paris é um marco na nossa história, ainda mais podendo dividir com o mundo um pouco mais do conceito desse projeto tão simbólico. E é um palco – merecido – para a nordestinidade do nosso País. Por isso, foi tão essencial para a Riachuelo trazer as costureiras e as bordadeiras como protagonistas. Trazer a arte do semiárido nordestino, trazer a arte do bordado. Bordar o nosso orgulho”, destaca Cathyelle.
Imagens: Divulgação