Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Danone Brasil, Pão de Açúcar e Green Mining lançam programa de incentivo à reciclagem

Ação Recicle & Ganhe oferece descontos em produtos da marca de iogurtes e lácteos a consumidores participantes

Redação de Redação
12 de junho de 2024
no Destaque do dia, Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Danone Brasil, Pão de Açúcar e Green Mining lançam programa para incentivar consumidores à reciclagem

A Danone acaba de lançar a estação Recicle & Ganhe em parceria com a Green Mining e o Grupo Pão de Açúcar (GPA). A partir desse mês, os consumidores poderão descartar embalagens e outros materiais recicláveis e ainda receber cupons de descontos em produtos da fabricante de iogurte e lácteos, como Danoninho, Activia, YoPRO, entre outros, na loja participante da iniciativa e na plataforma de e-commerce do GPA.

Ainda em fase de testes, a estação ficará disponível em apenas uma loja do Pão de Açúcar – a unidade Roberto Marinho -, na zona sul da capital, antes de ganhar escala. Para participar, é preciso se cadastrar no site do GPA e também no aplicativo da Green Mining. Chegando ao local, haverá um dispositivo para que cada pessoa participante digite o CPF cadastrado e receba uma etiqueta com um QR Code que deverá ser colada na sacola com os resíduos.

Em seguida, é gerado um cupom instantâneo com desconto em produtos Danone na loja participante e no e-commerce do Pão de Açúcar, além de um desconto bônus, acumulativo, de acordo com a quantidade de recicláveis depositada. Podem ser entregues materiais como vidro, plástico, metal, longa vida, papel e papelão.

“Com o saco de recicláveis identificado, basta deixar os materiais na estação ‘Recicle & Ganhe’ Danone. Uma vez coletados, eles são pesados, contabilizados e geram cupons de desconto para uso nas lojas físicas participantes ou no site e app do Pão de Açúcar. Unimos tecnologia e sustentabilidade para garantir a rastreabilidade da logística reversa e otimizar a atuação de todos os elos envolvidos na cadeia de reciclagem”, explica Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining.

De acordo com a gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil, Sheilla Montanari, a promoção da economia circular é parte da jornada de impacto assumida globalmente pela companhia. Por essa razão, o grupo está acelerando esse compromisso junto à Danone Circula, que investe em projetos focados em soluções de circularidade, que aumentam a reciclabilidade das embalagens, fomentam uma cadeia mais circular de baixo carbono e geram impacto positivo para as pessoas e para o planeta. “Com a ação ‘Recicle & Ganhe’, queremos também engajar consumidores, que são um elo importante no pós-consumo e para o descarte correto de resíduos”, afirma Sheilla.

Descarte inadequado de embalagens e logística reversa

Um dos maiores desafios para o meio ambiente e para o País é o descarte inadequado de embalagens pós-consumo, segundo o estudo “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023”, divulgado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). A pesquisa aponta que cerca de 33,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos tiveram destinação inadequada em 2022, ou seja, quase 40% de todo o lixo gerado no Brasil não recebeu o destino correto.

Com foco nesse problema, a Danone selecionou a startup Green Mining, especializada em logística reversa inteligente para fomentar a recuperação de embalagens pós-consumo de forma eficiente e trazê-las de volta para o ciclo de produção, incluindo, consumidores nesse processo. Desde 2023, a Danone investe no programa Fermenta Impacto+, iniciativa de inovação aberta voltada para implementação de soluções de startups de impacto positivo, em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no País.

A parceria também está em linha com a estratégia de sustentabilidade do GPA e, especialmente, da rede Pão de Açúcar, que há mais de 20 anos disponibiliza estações de reciclagem em suas lojas no Brasil e estimula o consumo consciente, além de ter como compromisso o combate às mudanças climáticas e o incentivo à economia circular de baixo carbono.

“Temos o compromisso de promover ações efetivas para o descarte consciente de resíduos e essa nova iniciativa é mais um importante passo em direção aos nossos objetivos de contribuir com o combate às mudanças climáticas. Ficamos muito felizes por sermos pioneiros na criação de programas de logística reversa no varejo alimentar, e acreditamos que essas iniciativas refletem nosso trabalho constante de inovação atrelado à sensibilização ambiental de nossos clientes, contribuindo na construção de um futuro mais sustentável”, afirma Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade e Impacto Social do GPA.

Danone Circula

A Danone Brasil reformulou sua atuação em economia circular para acelerar sua contribuição local com os compromissos e metas globais que guiam sua jornada de impacto. O projeto “Recicle & Ganhe” faz parte dessa estratégia. “Além de oferecer um portfólio cada vez mais saudável, também estamos em uma jornada para que nossas embalagens sejam mais circulares e estamos entregando mais de 80% do nosso portfólio reciclável no Brasil em 2024”, conta Patricia Levy, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Danone Brasil.

Com a meta global de oferecer 100% de embalagens recicláveis até 2030, a empresa também tem o compromisso de reduzir pela metade o uso de embalagens virgens, de origem fóssil, até 2040 – sendo 30% até 2030. Além disso, vislumbra liderar o desenvolvimento de sistemas de coleta eficazes para recuperar o máximo de plástico que coloca no mercado até 2040. “Tudo isso está fundamentado em nossa essência Tudo de Bom, Tudo de Bem e em nosso compromisso como empresa B”, destaca Patricia.

“Cada uma dessas frentes compõem a plataforma Danone Circula, que conta com iniciativas pioneiras e projetos piloto inovadores, cujos objetivos são acelerar a transição da empresa rumo a um sistema de embalagem circular e de baixo carbono”, detalha Sheilla Montanari. A executiva também ressalta a preocupação da fabricante em não apenas recuperar os materiais que utiliza como também em reduzir o desperdício em toda a sua cadeia de valor. Para isso, mantém o investimento no apoio a catadoras e catadores de materiais recicláveis há 14 anos.

Entre outras iniciativas, a Danone destaca o desenvolvimento de embalagens Pet livres do pigmento branco. Dessa forma, aumentou a reciclabilidade e o valor de reciclagem do material, gerando mais renda aos catadores parceiros. Também lançou o piloto do projeto de reciclagem de bandejas de iogurtes, desenvolvido em parceria com a Yattó, startup especializada em soluções de reciclagem para materiais complexos, que recuperou mais de 34 toneladas PS nas cooperativas, o equivalente a 13 milhões de copinhos, de maio a dezembro de 2023.

Estação Recicle & Ganhe Danone

A unidade participante do Pão de Açúcar é Roberto Marinho. A loja fica na Avenida Jornalista Roberto Marinho, 3000, em Cidade Monções, zona sul de São Paulo.

Segundo a Danone Brasil, em breve, novas lojas participantes serão anunciadas.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Três em cada 10 brasileiros preferem fazer compras com pagamento digital

Próxima Postagem

Malwee lança coleção fabricada a partir de roupas usadas desfibradas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios
Tecnologia

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Economia

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária
Economia

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios
Economia

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Malwee

Malwee lança coleção fabricada a partir de roupas usadas desfibradas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.