Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Nem sempre um sonho: os desafios das mulheres empreendedoras

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
2 de julho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Nem sempre um sonho: os desafios da mulheres empreendedoras

Recentemente me deparei com um número divulgado pelo Sebrae em 2023, que aponta que 68% das mulheres afirmam que a maternidade influencia fortemente a decisão de empreender. Outro dado, de 2022, mostra que mais de 10 milhões de mulheres lideram seus próprios negócios. Isso me fez refletir sobre os principais desafios desta jornada e como podemos unir experiências e boas práticas para superá-los.

Entre os desafios vivenciados por elas nesse contexto, estão as duplas, triplas ou até mais jornadas com as quais têm que lidar diariamente, que podem incluir o trabalho, a casa, os cuidados com os filhos e as outras pessoas que fazem parte do núcleo familiar. São tantos compromissos que exigem a atenção e os cuidados de uma mulher, que a sobrecarga mental se torna uma realidade difícil de se lidar no dia a dia. Mas que por muitas das vezes é uma questão de sobrevivência aprender a enfrentar.

O empreendedorismo feminino é o caminho encontrado por muitas mulheres para ganhar um dinheiro extra. Não necessariamente é algo nascido a partir de um sonho, mas pode vir a se transformar em um apesar dos desafios. Muitas vezes o empreendedorismo no geral é a única alternativa e diversas mulheres tocam seu próprio negócio em paralelo a um emprego fixo, justamente para que no final do mês a renda possa ser maior.

Outra questão enfrentada pelas mulheres no âmbito do empreendedorismo é que começar sozinha é mais caro, literal ou metaforicamente falando, e consome diversos fatores, incluindo tempo e dinheiro. O fardo fica menos pesado para empreender com o apoio coletivo, uma vez que no empreendedorismo, erra-se para acertar.

Empreender: sinônimo de liberdade

O ato de empreender pode ir ao encontro com a liberdade, tanto para prosperar na vida como pessoa, quanto para se desenvolver na carreira e dar melhores condições para si e para os familiares. Empreender para uma mulher também pode significar a tão sonhada independência financeira, por isso, além de aprender a liderar um negócio, é preciso saber fazer a própria gestão financeira e administrar o próprio dinheiro e o do negócio.

Para que a mulher comece a empreender, nem sempre há tempo para pensar muito. É preciso agir. Tem quem recomende se capacitar antes, ou mesmo fazer um plano de negócios para rodar uma ideia, mas a realidade de muitas mulheres não considera esse tipo de conhecimento. O cenário de urgência para levar dinheiro para casa fala mais alto em muitos contextos.

A síndrome de impostora, característica de quem tem tendência à autossabotagem, é muito falada, mas há uma outra situação que as mulheres precisam enfrentar que é a síndrome da escassez. Esta, normalmente, está associada ao receio de fracassar e voltar ao seu ponto de partida. Porém isso não pode ser um impeditivo, uma vez que para empreender é preciso coragem para liderar, gerenciar e tomar decisões.

É fundamental entender que você é protagonista da própria trajetória, fazendo acontecer o famoso “ser CEO da própria vida”. Um bom passo para alcançar esse patamar é desenvolver o autoconhecimento, não duvidar de si e, ao errar, refletir e aprender com o erro para não o repetir ao invés de desistir ou se desmotivar, entendendo que todos temos direito de nos equivocar. No mundo das startups e do empreendedorismo se diz “erre rápido”, pois muitos não podem se dar ao luxo de errar diversas vezes e tentar por muito tempo ou o dinheiro acaba. O importante é ter em mente que o ritmo e a constância aperfeiçoam o aprendizado.

Por fim, uma boa dica para iniciar o próprio negócio é começar pequeno e testar, independentemente da necessidade. Além disso, reunir-se com quem faz algo semelhante para trocar experiências. A trajetória empreendedora feminina começa com um pequeno sinal, seja pela necessidade ou pelo sonho, mas depois, o crescimento virá e junto dele a satisfação de ser CEO do próprio negócio e da própria vida.

Claudia Paula e Silva é superintendente Comercial da Getnet Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Em parceria com gigantes do setor, Heineken facilita acesso à energia renovável para residências, bares e restaurantes

Próxima Postagem

Hiperdesintermediação: da produção ao consumidor, tudo está mudando

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Hiperdesintermediação: da produção ao consumidor, tudo está mudando

Hiperdesintermediação: da produção ao consumidor, tudo está mudando

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.