Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Sua marca precisa falar sobre Olimpíada?

Roberta Faria de Roberta Faria
7 de agosto de 2024
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos
Sua marca precisa falar sobre Olimpíada?

Estamos próximos do encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris e esse é um bom momento para pesquisar e pensar sobre como empresas nacionais e globais se posicionaram no jogo. Afinal, toda marca precisa falar sobre Olimpíada? Há muitas maneiras de responder a essa pergunta, mas talvez a mais certeira seja fazer a si mesmo uma outra pergunta. Essa é uma pauta com a qual sua comunidade – funcionários, fornecedores, clientes – se importa? Se a resposta for sim, o caminho começa a ficar mais claro.

Grandes marcas do varejo e da indústria brasileira aumentaram o investimento para os jogos deste ano. A Petrobras, por exemplo, anunciou investimento de R$ 14,3 milhões em 55 atletas (aumento de 43% em relação aos R$ 10 milhões dos Jogos do Japão, em 2021). A preocupação com práticas e discursos que tratem dos pilares ESG tem levado grandes organizações a voltar o olhar para atletas que movem as redes sociais por reunirem atributos como brasilidade, diversidade, força feminina e, claro, histórias de superação e impacto social positivo.

Só a nossa ginasta Rebeca Andrade, que já acumula seis medalhas em Jogos Olímpicos, coleciona também mais de quinze contratos com grandes organizações, como Panasonic, Havaianas, Riachuelo, Adidas, Hemmer e Vult. A Riachuelo inclusive já havia fechado acordo de patrocínio com Rebeca em 2021, logo após as primeiras conquistas olímpicas da ginasta. O apoio da Panasonic veio em março deste ano, como uma estratégia da marca para, por meio do carisma e da presença da ginasta nas redes, se aproximar da geração Z e reforçar atributos como a colaboração e o trabalho em equipe.

Planejar é bom e a gente gosta, mas uma boa gestão de marca também se faz com atenção para as oportunidades de posicionamento que surgem durante a competição. A Tilibra, por exemplo, ouviu o chamado viral das redes sociais, agiu rápido e já anunciou no último domingo (4/8) em sua conta no Instagram que a imagem do surfista brasileiro Gabriel Medina flutuando sobre o mar de Teahupoo, na Polinésia Francesa, será utilizada em sua coleção de cadernos.

Verbas milionárias de patrocínio direto não são a única forma de se posicionar em relação à Olimpíada com quem é importante para a sua organização. Quando lideranças da empresa escrevem em suas redes sociais sobre a pauta, também é possível fazer comunicação efetiva. É sempre bom lembrar, no entanto, que todos nós, como consumidores de marcas do varejo e da indústria brasileira, e também como usuários de redes sociais, vamos nos educando e formando repertório crítico com o passar do tempo.

Ações de patrocínio ou marketing de influência feitas com descuido no discurso, com falta de perspectivas diversas na concepção e na execução, com escolha de atletas-propaganda descolada dos atributos e da reputação da marca não vão passar despercebidas. Os consumidores estão cada vez mais atentos à coerência das organizações – principalmente nos meses seguintes à competição. Portanto, vale a regra de ouro que ajuda a responder à pergunta inicial: sua marca pode falar sobre Olimpíada, desde que sua comunidade se importe com a pauta e que seu posicionamento seja coerente com as ações que você vai executar entre os ciclos olímpicos.

Roberta Faria é CEO da MOL Impacto.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Shein vai abrir loja temporária em Olinda com visitação gratuita e pré-agendada

Próxima Postagem

Reserva inaugura novo modelo de franquia e projeta chegar a 100 lojas em 2024

Roberta Faria

Roberta Faria

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Reserva

Reserva inaugura novo modelo de franquia e projeta chegar a 100 lojas em 2024

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.