Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

Momentum 1.081

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
19 de agosto de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

“Ainda que o conceito de levante desperte naturais preocupações em tempos de polarização, devemos prestar mais atenção à chamada para a Nação para termos a exata dimensão da proposta.

É preciso convocar, mais do que convidar, todos aqueles que não se conformam com o apequenamento estrutural e estratégico que o Brasil tem vivido, para promover uma transformação na visão, nas propostas e, acima de tudo, na ação pelas mudanças que se impõem.

Que, definitivamente, não podem ser tópicas ou táticas. E devem considerar uma visão estratégica e de longo prazo dentro do cenário de profundas transformações geopolíticas, tecnológicas e ambientais que o mundo vive.”

Desde o início, o alerta mais importante é que não se trata de um movimento político-partidário, como a maioria das análises que envolvem o País sugere como parte do contexto.

Pregamos um levante do bem, se assim podemos chamar, em que o único compromisso e proposta é integrar o País num movimento de estudo, concepção, desenvolvimento e implantação de um projeto para a Nação, sob liderança do setor empresarial, desvinculado de quaisquer dogmas, pregações, vínculos ou ideologias político-partidários.

Exatamente como os líderes e executivos do setor empresarial fazem no planejamento estratégico de seus negócios, em que o foco fundamental é desenvolver propostas que considerem os cenários presente e futuro, as ameaças, oportunidades e necessidades, identificando os diferenciais competitivos e definindo quando, como e com quais recursos isso será alcançado.

Nesse processo, pouco ou nada se discute no plano político-partidário, exceto eventuais impactos nos diferentes cenários para construção da visão do futuro.

Se é necessário, mais do que possível, fazer para empresas, por que não é feito para uma Nação?

Essa é a proposta deste projeto para a Nação, que à medida que o tempo passa se torna cada vez mais vital.

Se, como diz o ditado popular, não existe vento a favor para quem não sabe aonde quer chegar, o mesmo se aplica para os negócios, empresas e, mais ainda, para a Nação.

E o tempo conspira contra ao adiamento da imersão neste levante do bem para a Nação.

A constatação de que o fosso que nos separa de nações mais desenvolvidas está se ampliando e aprofundando – comprovado pelo menor crescimento econômico, aumento da desigualdade, da insegurança e da evolução titubeante da educação – cria o sentimento de que é inadiável essa mobilização.

O diagnóstico do quadro atual pode variar muito na identificação das causas devido à situação que vivemos e sua deterioração, bem como os discursos políticos e dos representantes de partidos, do Executivo, Legislativo e Judiciário tendem a se concentrar na buscar dos responsáveis pelo estado atual.

E tendem a se concentrar mais na apuração de responsabilidades e menos na comparação com outras realidades.

Como destacamos em artigo anterior, a análise do que ocorre na região da Ásia-Pacífico, ou mesmo em alguns outros países do mundo, mostra que, apesar de todos os recursos estratégicos que o Brasil possui, estamos ficando menores e menos relevantes no cenário global.

Estamos nos apequenando política e economicamente na nossa relevância no cenário global, apesar dos recursos que detemos. E se engana quem prega diferente. Os números estão aí para mostrar e provar que, em um horizonte maior de tempo, temos crescido menos do que outras regiões do mundo, e a desigualdade tem aumentado.

O Brasil tem uma situação privilegiada geograficamente e em recursos naturais, em parte devido ao simples acesso e também ao trabalho desenvolvido em setores, como o agropecuário, que transformaram o País num dos maiores provedores de alimentos no mundo. No entanto, isso ocorre em um cenário de crescente complexidade, que envolve mudanças climáticas, questões políticas e de acesso e uso de recursos naturais.

Além do que foi desenvolvido e implantado no acesso e uso de energia limpa pela insolação, da água e do vento, e no tratamento e uso do solo, só para lembrar alguns aspectos, o Brasil deu saltos na produtividade e no uso de recursos. Mas isso não trouxe benefícios reais para a população nos quesitos educação, saúde, segurança e desenvolvimento social.

São muitos os exemplos das vantagens estratégicas do País, mas falta o básico e essencial, que é um projeto de longo prazo para o uso racional e inteligente de todos esses fatores positivos, neutralizando os aspectos negativos e superando os desafios nos temas como desigualdade social, insegurança, um salto ainda maior nas questões da saúde e tendo a educação como fator decisivo no processo de transformação estrutural.

Tudo mais será mais do mesmo, como tem ocorrido na história recente do País.

De forma recorrente, temos tocado nesse tema, e assim continuaremos, por entendermos que essa, talvez, seja a única forma de ajudarmos a promover a mudança que pode colocar o País, a sociedade, os negócios e o próprio consumo e o varejo em outro patamar.

Vale insistir. E refletir.

Nota: No Latam Retail Show, de 17 a 19 de setembro no Center Norte, em São Paulo, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados às discussões das transformações no mercado, na geografia, na política, na economia, no consumo e seus impactos no consumo, no comércio e no varejo nos diferentes canais, categorias, formatos de lojas e modelos de negócios nos mercados mundiais e no Brasil. O evento também terá transmissão virtual de parte do conteúdo para quem não possa participar presencialmente. Os ingressos limitados já estão disponíveis pelo site.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

 

 

 

Postagem anterior

Criada pela Heineken, metodologia Star Serve garante qualidade do chope em bares e festivais

Próxima Postagem

Chilli Beans foca no consumidor visando crescimento global

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
BNDES aprova R$ 30 mi para capital de giro à Chilli Beans

Chilli Beans foca no consumidor visando crescimento global

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.