Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Lojas de desconto impulsionam o consumo na América Latina

Uma das tendências em alta é a expansão de marcas próprias

Redação de Redação
27 de agosto de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Camex aprova isenção do Imposto de Importação para nove alimentos

A América Latina completou oito trimestres consecutivos de expansão no consumo de bens massivos. Segundo o estudo Consumer Insights, da Kantar, houve um crescimento de 2,5% em termos de volume nos primeiros seis meses do ano.

Entre os fatores para o bom momento está a redução da inflação e do desemprego, que permite aos consumidores recuperar parte do poder de compra e ter carrinhos de compras mais cheios.

A estratégia do latino-americano de visitar vários pontos de vendas para compor suas compras entra em fase de consolidação. Os consumidores usam um número 20% maior de canais para as compras, mas estão começando a aumentar a fidelidade às lojas preferidas, especialmente em relação àqueles que apresentam bom custo-benefício.

Shopper omnicanal

A omnicanalidade traz vantagens para a maioria dos pontos de venda, pois as compras são realizadas em diversos tipos de lojas. Ao analisar exclusivamente os gastos dos consumidores, os canais que mais se destacam em crescimento são o e-commerce, as lojas de conveniência e as lojas de descontos, que registraram aumentos de 44%, 32% e 26%, respectivamente, em comparação ao ano anterior. Já o canal tradicional experimenta um crescimento menor, de apenas 11%. Ainda assim, continua sendo o mais visitado na América Latina, abocanhando 32,5% do mercado.

Independentemente do canal, todos os formatos que mais crescem hoje são utilizados para compras maiores e menos frequentes. Por exemplo, as lojas de bairro contemplam 4,7 unidades por viagem, enquanto as lojas de descontos apresentam 8,7 e podem chegar até às 18,6 dos atacadistas.

“Para as marcas, sabemos que a penetração continua a ser a principal fonte de crescimento, mas a consolidação da omnicanalidade também impulsiona o papel da frequência. Se as famílias já visitaram todos os canais e se expuseram às opções disponíveis, isso passa a pesar na decisão: quantas vezes escolhem cada um, bem como se encontram ou não os produtos de forma adequada no ponto de venda”, comenta Marcela Botana, Market Development Director Latam da Kantar.

Marcas próprias

Uma das tendências de consumo que se aceleram na fase de consolidação do consumidor omnicanal é a expansão de marcas próprias. Intimamente associadas ao aumento das lojas de descontos, elas estão experimentando um crescimento acelerado de dois dígitos a cada trimestre, com contribuições relevantes de Colômbia, Equador e México.

Embora as marcas próprias tenham representado apenas 6% do total de unidades vendidas no segundo trimestre de 2024, elas contribuíram com 36% de crescimento no volume do período.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

LocX aumenta a eficiência da gestão de imóveis comerciais com sistema próprio

Próxima Postagem

Amazon Brasil e Azul Linhas Aéreas anunciam novas rotas para reduzir prazos de entrega

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Economia

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária
Economia

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios
Economia

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
E-commerce brasileiro é dominado por três marcas estrangeiras

Amazon Brasil e Azul Linhas Aéreas anunciam novas rotas para reduzir prazos de entrega

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.