Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Atenção, empresas: 1% muda o mundo

Roberta Faria de Roberta Faria
4 de setembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Atenção, empresas: 1% muda o mundo

Quando eu e meu sócio, Rodrigo Pipponzi, decidimos empreender juntos e criar a MOL Impacto (que nasceu como Editora MOL), a premissa era a de que iríamos gerar lucro e também impactos socioambientais positivos. Nosso modelo de negócio tem a geração de doações no cerne e, em 17 anos, já destinamos mais de R$ 75 milhões para organizações da sociedade civil. 

Nem toda empresa, no entanto, precisa operar dessa forma. Mas toda empresa pode, sim, praticar doações com regularidade e contribuir para um mundo mais justo e solidário. Em 2023, o lucro líquido das empresas não financeiras listadas na B3 totalizou R$ 143,2 bilhões.

Esse montante não inclui o lucro recorde de R$ 144,2 bilhões dos bancos, conforme o Relatório de Economia Bancária de 2023, do Banco Central, nem o grande número de empresas de capital fechado no Brasil – 80,9% das sociedades anônimas abertas em 2023 são de capital fechado, de acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal. Imagine se todas essas empresas assumissem o compromisso de doar para organizações da sociedade civil pelo menos 1% desses lucros?

Tendo este panorama como ponto de partida, está lançado o Compromisso 1%. A iniciativa do Instituto MOL, em parceria com o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), reúne empresas que já doam ou pretendem doar em até dois anos, pelo menos, 1% de seu lucro líquido anual para organizações da sociedade civil ou movimentos sociais que atuam em benefício público. Ao fazer a adesão, empresas mostram sua disposição com a perenidade da ação filantrópica e influenciam seus pares a agirem também. A participação na comunidade dá acesso a uma rede de profissionais com quem podem trocar experiências e conteúdos que contribuem para aprimorar sua atuação. 

A importância de trazer esse movimento para o Brasil é evidente quando consideramos o cenário de policrise, intensificado pelas desigualdades e pelo aumento de eventos climáticos extremos. Nesse cenário, financiar e fortalecer iniciativas do terceiro setor são um dos caminhos importantes para garantir uma transformação social no médio e longo prazos, indo além de ações isoladas realizadas internamente.

A prática da filantropia estratégica também traz ganhos ao negócio. Existe uma correlação comprovada entre investimento social e melhor performance na Agenda ESG. Além disso, também é uma atitude percebida e valorizada por colaboradores e por consumidores.

De acordo com a Pesquisa Doação Brasil 2022, 92% dos brasileiros concordam que empresas são responsáveis pela resolução de problemas sociais e ambientais, e 44% revelam que o fato de marcas e  produtos apoiarem causas sociais tem influência em suas decisões de consumo. Segundo a pesquisa Varejo Com Causa 2024, 80% dos doadores do varejo acreditam que promover a doação melhora a imagem da loja, e 85% deles comprariam novamente no estabelecimento se soubessem que o local possibilita a realização de doações.

É hora de as empresas darem um passo além. O Compromisso 1% oferece uma oportunidade única para que as organizações façam parte de um movimento transformador, que fortalece o terceiro setor e gera impactos reais na sociedade. A MOL Impacto está entre as primeiras signatárias. Junte-se a nós e invista no papel transformador da sua organização – porque 1% pode, sim, mudar o mundo.

Roberta Faria é CEO da MOL Impacto.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Cartões de crédito e débito dominam 44% dos pagamentos em países da América Latina

Próxima Postagem

Consultoras da Natura aumentam vendas em 20% com plataforma financeira da marca

Roberta Faria

Roberta Faria

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Consultoras da Natura aumentam vendas em 20% com plataforma financeira da marca

Consultoras da Natura aumentam vendas em 20% com plataforma financeira da marca

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.