Neste nono episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vou trazer as etapas para construção de um onboarding gamificado, que envolvem a estrutura e etapas para atingir plenamente os objetivos.
O conceito do onboarding gamificado ainda é novo para boa parte dos profissionais do mercado. Por este motivo, o nosso primeiro passo é desmistificar os pontos desconhecidos, compartilhando informações sobre os ganhos que os novos colaboradores terão e os problemas que ele resolve.
Então, vamos a alguns detalhes que são fundamentais para a implementação de um onboarding gamificado:
- Passo 1: apresentar claramente as vantagens para a empresa e para os novos colaboradores;
- Passo 2: trazer cases de sucesso de outras empresas para validar o método, demonstrando os resultados para respaldar a nossa escolha;
- Passo 3: explicar os elementos dos jogos, como desafios, recompensas, pontos, moedas, personagens e mecânicas;
- Passo 4: configurar os objetivos do onboarding no formato de jogo;
- Passo 5: garantir que o time “comprou a ideia”, que está motivado e engajado com a dinâmica e os ganhos de bem-estar e, é claro, com as recompensas.
Vistos os passos da implementação, agora vamos em frente com os desdobramentos e cuidados que temos que ter:
- Para utilizar um game, temos que partir do princípio de que dominamos nossos objetivos e desafios, que vão desde a cultura da empresa até o conhecimento profundo do perfil dos novos colaboradores e de suas metas, para que possamos direcionar corretamente o game.
- De acordo com o perfil dos participantes, vamos desenvolver jogos que estimulem seu desenvolvimento pessoal e profissional. Precisamos conhecer as competências, habilidades técnicas e necessidades para escolher os mecanismos e nível dos desafios de acordo com perfis.
- Como terceiro ponto, vamos entrar no campo dos comportamentos. Já sabemos os objetivos da empresa e conhecemos profundamente o perfil dos participantes do game. Agora vamos preparar um roteiro que será o storytelling do game, com a jornada de aprendizagem que queremos proporcionar ao novo colaborador, para que ele se sinta engajado e envolvido nessa atmosfera e possa conhecer a cultura da empresa, suas tarefas e missões.
- Cumpridas as etapas acima, estamos com todas as informações para construir o game. Agora vamos estruturar as regras, que envolverão o modo de jogo, desafios e recompensas. Vamos priorizar a experiência do jogador que é o nosso novo colaborador, para que após a jornada concluída ele esteja pronto para embarcar na sua nova função e para atingir as suas metas.
O onboarding gamificado tem a missão de encantar por meio do game, engajar pelo desejo de conhecer mais sobre a cultura da empresa, seus direitos e obrigações de forma clara, seguindo um design instrucional que proporcione a retenção dos conteúdos adquiridos e que, por fim, desperte no novo colaborador o sentimento de pertencimento.
Sinta-se embarcado para a sua nova jornada. Convido vocês a embarcarem os seus times com jornadas de aprendizagem envolventes, eficazes e inclusivas.
Encontro vocês no nosso próximo episódio.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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