No dia 30 de outubro e na semana do Grande Prêmio São Paulo de F1, a cidade de São Paulo foi palco do primeiro Gala Dinner, em homenagem ao legado de Ayrton Senna, ídolo brasileiro e internacional, celebrado tanto nas pistas quanto fora delas. Viviane Senna, irmã do piloto e presidente do Instituto Ayrton Senna, e Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, convidaram para este grande evento, que aconteceu no Clube Monte Líbano. A noite não se limitou a recordar as conquistas do automobilista, mas também celebrou três décadas de trabalho do Instituto Ayrton Senna em favor da educação no Brasil.
A exposição, os participantes e o jantar destacaram as vitórias de Ayrton Senna nas corridas e os progressos alcançados na educação brasileira por meio de iniciativas do Instituto. Amigos, companheiros do automobilismo, artistas e empresários uniram-se em um compromisso coletivo de honrar o sonho de Senna de transformar o Brasil por meio da educação de crianças e jovens.
Viviane Senna expressou sua satisfação em compartilhar momentos tão especiais com personalidades significativas do País, reforçando que “Ayrton deixou um legado: a certeza de que todos podem ser vencedores”. Ela enfatizou o trabalho do Instituto, que visa capacitar milhões de crianças e jovens a alcançar vitórias tanto na escola quanto na vida.
Sob a condução da mestre de cerimônias Ana Paula Padrão e com a participação especial de Galvão Bueno, que foi amigo do piloto e narrador de inúmeras vitórias emocionantes, o evento se transformou em uma experiência recheada de recordações daquela época e homenagens à trajetória de Ayrton Senna. Galvão recordou: “Ayrton Senna do Brasil era o nosso herói dos domingos. Ele sempre acreditou na força do nosso País.”
Logo na entrada, os convidados passavam pelo blue carpet, uma alusão ao red carpet dos Oscars, onde fotógrafos e imprensa registraram a entrada das pessoas, já que dentro do jantar não era permitido o registro de imagens por parte da imprensa, gerando conforto, respeito e exclusividade aos convidados que estiveram presentes.
Todos foram recebidos por uma exposição em LED, “guiados pela luz de Senna”, que os imergiu na história de Senna, apresentando suas grandes vitórias e conquistas, o legado nas pistas e fora delas, bem como a evolução e marcos importantes do Instituto Ayrton Senna. A mostra incluiu itens icônicos, como o primeiro capacete usado nas corridas de kart, seu famoso macacão da McLaren (1991) e alguns troféus, como o do GP do Brasil em 1991 e o Troféu FIA de Campeão de 1988, proporcionando uma conexão emocional com a história do piloto e da educação no Brasil.
A narrativa da exposição seguiu a metáfora das sementes se transformando em árvores, simbolizando o potencial de cada estudante. Em cada semente, lia-se o nome de uma criança e painéis com depoimentos delas eram ativados ao se visitar essa área da exposição. Vídeos muito emocionantes mostraram o impacto que a educação de qualidade teve na vida de milhares de crianças, revelando histórias de transformação e superação através dos programas do Instituto.
Um destaque foi o menu do jantar, um tributo à memória de Ayrton, composto por um cardápio especialmente elaborado pelos chefs Edu Guedes e Marcelo Magaldi. Para quem poderia ter curiosidade sobre os gostos gastronômicos do ídolo, na experiência afetiva foram incorporados sabores que Senna apreciava. Dentre eles, o prato principal, um risoto alla parmegiana com medalhão de filé mignon, e uma sobremesa deslumbrante, emocionaram os presentes e destacaram a conexão emocional com o legado do piloto.
Para as apresentações musicais, os destaques foram o DJ Alok e Ivete Sangalo, que elevaram a energia da noite. Alok é um dos 33 artistas do projeto “Senna Driven”, uma plataforma musical que transporta valores e trajetória de superação de Ayrton Senna para o universo da música eletrônica. O álbum estará disponível ao público no dia 1 de novembro.
A música que foi produzida na coletânea, “Driven by Faith” fala sobre fé e coragem, duas virtudes que ele carregou e que Alok busca trazer consigo.
O show de encerramento foi da cantora Ivete Sangalo, que encantou a plateia com sua energia contagiante, reforçando o impacto que essas celebrações têm na vida de crianças e jovens. Nesta noite, o Instituto Ayrton Senna anunciou parcerias com o Instituto Alok e o Instituto Ivete Sangalo, ambas com o compromisso de transformar os desafios da educação brasileira em conquistas significativas, expandindo o legado de Senna para novas gerações.
O artista Eduardo Kobra, que cria grandes obras de Senna, há anos, também esteve no evento, realizando uma live painting em homenagem a Ayrton Senna, destacando sua determinação e paixão. Kobra utilizou sua arte para expressar a admiração pelo piloto e pela influência que ele continua a ter.
Além do mural, Kobra exibiu telas que intensificaram a homenagem: Passion (Senna de Ímola), de 221 x 94 cm, e Young Boy Ayrton, de 135 x 180 cm, retratando momentos históricos de Ayrton Senna, destacando não apenas o atleta extraordinário, mas também o ser humano inspirador que ele foi. No leilão, também foi possível arrematar visitas ao ateliê do artista em Itu.
O evento ainda foi marcado por um leilão de itens exclusivos e experiências que arrecadaram fundos essenciais para o Instituto Ayrton Senna.
Alguns itens bastante exclusivos incluíam uma experiência com Bruno Senna, com a McLaren Senna em Mônaco; um pneu Pirelli personalizado (Action Award Pole Position) com a assinatura do primeiro colocado na pole position, com um design exclusivo e inédito inspirado na bandeira brasileira e com referências ao capacete de Ayrton Senna, incluindo uma calota com o logotipo de Senna; ingressos para o GP de São Paulo de F1; um macacão autografado de Charles Leclerc; um quadro exclusivo de Senna pintado por Kobra; visitas VIP ao McLaren Technology Center na Inglaterra com jantar exclusivo; uma escultura do busto de Ayrton Senna, da série Speed, de Lalalli Senna, assinada por Neide Senna, mãe de Ayrton, que encomendou a obra; e um capacete Hamilton Special Edition, em homenagem a Senna, usado em Interlagos, em 2011.
Entre os convidados estiveram amigos de longa data de Ayrton e representantes do mundo do automobilismo, incluindo pilotos renomados, além de celebridades que se uniram em prol do legado educacional de Senna.
“Estamos construindo um Brasil campeão em educação, em que todos podem desenvolver seu potencial e alcançar a vitória, como Ayrton fez”, concluiu Viviane Senna. O Instituto reafirma seu compromisso com a qualidade da educação, impactando milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e permitindo que eles “corram e vençam a mais importante de todas as corridas: a da vida”.
Com mais de 36 milhões de atendimentos realizados em cerca de 3 mil municípios, o Instituto Ayrton Senna continua a transformar vidas, mantendo vivo o legado de um dos maiores ícones do esporte brasileiro. O Gala Dinner não foi apenas uma celebração a Ayrton, mas um chamado e um pacto à ação em favor da educação, que é, comprovadamente, o que muda um país.
Sandra Hayashida é fundadora da LPE Luxury Connection.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock