Com um histórico de atuação nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a Shell anunciou a expansão do programa Shell Iniciativa Jovem para Minas Gerais e São Paulo. Com inscrições abertas, a iniciativa busca empoderar e qualificar jovens empreendedores, proporcionando as competências necessárias para iniciar ou desenvolver negócios sustentáveis e de impacto social.
As inscrições permaneceram abertas até o dia 2 de fevereiro, e os interessados podem se inscrever no site oficial do programa. Totalmente gratuito, o programa é destinado a jovens de 20 a 34 anos com ensino médio completo, residentes nos estados do Sudeste, e com negócios em qualquer setor, seja na fase de ideação ou operação. O processo seletivo conta com quatro etapas:
- Inscrição
- Triagem
- Entrevistas
- Análise da candidatura
“A celebração de 25 anos do Shell Iniciativa Jovem reflete nosso compromisso em promover a cultura do empreendedorismo sustentável, criando soluções que beneficiam a sociedade como um todo. A expansão para Minas Gerais e São Paulo reflete nosso desejo de ampliar esse impacto e criar um legado ainda maior no Brasil”, afirma Maria Angert, gerente de Performance Social da Shell Brasil.
Investindo em jovens empreendedores
As atividades incluem mentorias, treinamentos, consultorias especializadas e suporte para o desenvolvimento de estratégias de marketing, vendas e ESG. Os empreendedores em destaque também podem receber capital semente (investimento inicial em startups e empresas em fase de desenvolvimento). Aqueles que conquistarem o Selo de Empreendimento Sustentável têm acesso a oportunidades exclusivas na Rede de Empreendimentos Sustentáveis, que conecta os participantes a investidores e eventos do ecossistema de inovação.
A Rede é composta por empresas que foram certificadas pelo programa desde sua criação – empresas auditadas que demonstraram alinhamento com os pilares de inovação, ética e sustentabilidade.
Histórico de sucesso
Desde 2000, o Shell Iniciativa Jovem tem transformado a realidade de milhares de empreendedores no Brasil. A Shell Brasil já investiu mais de R$ 25 milhões no programa.
Desde sua criação, o programa recebeu 19 mil inscrições, com mais de 3 mil selecionados. Mais de 595 negócios foram certificados com o Selo de Empreendimento Sustentável, 390 empresas permanecem ativas na Rede de Empreendimentos Sustentáveis, e o programa já gerou mais de 5.200 empregos diretos e indiretos, além de R$ 639 milhões em receita pelos negócios participantes.
Imagem: Divulgação