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Home NRF Retail's Big Show

NRF 2025: A inspiração por trás da Pattern Beauty, a marca que celebra os cabelos crespos

Tracee Ellis Ross, atriz e empresária, falou sobre o propósito da empresa em painel na NRF 2025

Aiana Freitas de Aiana Freitas
14 de janeiro de 2025
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
NRF 2025: A inspiração por trás da Pattern Beauty, a marca que celebra os cabelos crespos

A atriz e apresentadora de televisão Tracee Ellis Ross passou anos tentando encontrar uma “solução” para o seu cabelo crespo. De alisamentos a testes de produtos de marcas diferentes, ela tentou de tudo. E pensava como seria bom se uma só marca conseguisse oferecer todas os benefícios que esperava. Até que decidiu criar sua própria marca, a  Pattern Beauty, em 2019. Tracee Ellis Ross, filha da lendária Diana Ross, falou sobre a inspiração por trás da marca em painel na NRF Retail’s Big Show em Nova York, nos Estados Unidos. A Mercado&Consumo faz uma cobertura especial do evento no portal, no YouTube e nas redes sociais.

Traceee é contrária à ideia de que as marcas precisam dizer para o consumidor que ele tem um problema que elas sabem como resolver com um produto. “Discordo disso. Quando me sinto bem, compro mais. Dizer para o cliente afro que o cabelo dele é um problema que precisa ser consertado não funciona para mim. Para mim, o que funciona é celebrar o cabelo dele e fazê-lo consumir a partir disso, tendo produtos eficazes.”

A Pattern Beauty foi criada para apoiar quem tem cabelos crespos e ondulados, independentemente do gênero. “Nosso produto é focado na celebração da beleza negra e na hidratação. Queremos derrubar o mito de que produtos de tratamento para cabelo negro faz parte de um mercado de nicho. Hoje, entre 65% e 70% do mercado global de consumidores têm cabelo crespo ou cacheado. Como varejistas, consumidores, empreendedores e CEOS, temos de lidar com essas armadilhas em toda a linha operacional, até na forma como o produto chega na gôndola.”

Só nos Estados Unidos, as pessoas de cabelos crespos representam um mercado endereçável de mais de US$ 31 bilhões. Quem não está atento a isso, alerta a CEO da Pattern Beauty, está deixando de entender o que esse consumidor quer e, em última instância, deixando de fazer dinheiro.

Hoje, a marca tem mais de 50 SKUs e parcerias com várias empresas de varejo, como Ulta Beauty e Amazon. “Inovação não significa colocar um monte de botões numa coisa, digitalizar e depois não conseguir usar. É criar algo necessário e que torna vida mais eficiente”, define.

O fato de ser uma celebridade, diz Tracee Ellis Ross, é só um detalhe. Como modelo, ela posa para várias fotos da marca. Mas está, também, envolvida diretamente no negócio. “Seres humanos têm interesses múltiplos e podem fazer muitas coisas. A Pattern é uma marca de beleza, e a CEO, por acaso, é atriz. Eu naturalmente tenho tino para negócios e não tenho medo de dizer isso porque sou atriz. Não faz sentido.”

A marca, define ela, nasceu de uma necessidade e da percepção de que havia um espaço que o mercado não estava contemplando. “As pessoas que precisavam de produtos que funcionassem, não prejudicassem o cabelo e tivessem uma boa embalagem.”

Cobertura da NRF 2025

A Mercado&Consumo faz a cobertura do evento in loco, com conteúdos em todas as plataformas. Como encerramento, no dia 15 de janeiro, será realizado o Retail Executive Summit (RES), diretamente da sede do TikTok em Nova York. O evento, gratuito e transmitido ao vivo, promete aprofundar as discussões da NRF 2025. As inscrições já estão abertas.

Imagem: Divulgação

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Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

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