Nos últimos anos a agenda ESG virou uma preocupação real para as empresas. E com foco no tema a Amazon acaba de lançar o Climate Pledge Friendly, programa que reconhece e destaca características sustentáveis de produtos em diversas categorias, com base em mais de 40 certificações externas e renomadas no Brasil.
A ideia da Amazon foi facilitar a vida do cliente preocupado com sustentabilidade a realização de compras que estejam de acordo com tais valores. No Brasil, já é possível identificar milhares de produtos pelas suas características sustentáveis, em categorias como Beleza, Cuidados Pessoais, Alimentos e Bebidas, Eletrônicos, Roupas e Acessórios e Dispositivos Amazon.
“Desenvolver soluções sustentáveis é tão importante quanto as tornar mais acessíveis, para que nossos clientes possam encontrar, entender e adquirir produtos mais sustentáveis com facilidade. Nossos programas ajudam a atingir esse objetivo ao oferecer descrições claras e detalhadas de produtos selecionados em nosso site. Para nossos parceiros de vendas, também é uma grande oportunidade, permitindo que mais pessoas descubram itens que atendem a altos padrões ambientais certificados”, revela Maria Isabel Kossmann, Líder de Programas de Sustentabilidade da Amazon Brasil.
Globalmente, mais de 1,4 milhão de produtos Climate Pledge Friendly estão disponíveis para os clientes da Amazon, e mais de 60 milhões de clientes já optaram por esses produtos certificados, filtrando em suas buscas online, itens com características sustentáveis, como materiais reciclados, orgânicos ou com maior eficiência no uso de água.
“O Programa já está disponível na América do Norte, Japão e em oito países europeus, como Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha, reconhecido pela Comissão Europeia como melhor prática para aumentar visibilidade de produtos mais sustentáveis entre os milhões disponíveis online. No Brasil, incluímos o selo nacional Orgânicos do Brasil, que regula os processos de produção dentro dos padrões locais de agricultura orgânica, garantindo a ausência de contaminação por produtos químicos no solo, ar, água e outros elementos”, afirma Kossmann.
Além de produtos mais sustentáveis, a Amazon também oferece e facilita a compra de itens usados, recondicionados e seminovos – como smartphones, sistemas de áudio doméstico e impressoras – por meio dos seus programas Amazon Quase Novo e Reaproveite com a Amazon, que orientam clientes em como prolongar o ciclo de vida dos produtos e reciclar suas embalagens. Já através do portal Compras mais Sustentáveis, a Amazon centraliza todos os programas e iniciativas voltados para compras conscientes.
“Na Amazon, entendemos que nosso crescimento e escala trazem grandes responsabilidades, e isso é refletido diariamente em nossas decisões e ações. Além disso, trabalhamos para incentivar nossos parceiros de vendas a oferecerem uma seleção de produtos que atenda aos altos padrões de sustentabilidade aos nossos clientes. Enquanto isso, ajudamos a todos a fazer escolhas mais sustentáveis, quando compram conosco, destacando de forma transparente as características de sustentabilidade dos produtos”, afirma Daniel Mazini, Country Manager da Amazon Brasil.
Para os amantes de livros, a Loja de Livros Usados da Amazon é outra iniciativa que facilita o acesso a obras bem conservadas a preços mais acessíveis, incentivando a reutilização e economia de matérias-primas, como papel e tinta, ao mesmo tempo que reduz o desperdício.
“Reconhecemos que, à medida que crescemos, também devemos liderar pelo exemplo e agir pelo meio ambiente, pensando no planeta e nas futuras gerações”, conclui Mazini.
Imagem: Reprodução