Neste terceiro episódio da série Gamificação funciona e traz resultados, trago o que esteve no palco da NRF 2025, a maior e mais tradicional feira de varejo do mundo, que aconteceu em Nova York entre os dias 11 e 14 de janeiro, sobre Inteligência Artificial (IA), fazendo um link com o tema deste artigo.
A IA esteve presente em toda a agenda da NRF 2025. Definitivamente, nem os mais céticos questionam que a IA veio para ficar e como ela pode impactar o mundo dos negócios. Segundo pesquisa da McKinsey, em 2024, 72% das empresas do mundo já haviam adotado essa tecnologia. A IA carrega dois grandes pilares de transformação: eficiência e experiência, que vão desde a previsão de demanda até a personalização de ofertas.
Os holofotes estavam voltados para o uso das tecnologias para melhorar operações, as experiências de consumo, a sustentabilidade e para a combinação de sucesso do físico com o digital.
Para os líderes presentes, o impacto da IA na cadeia de suprimentos é um dos maiores avanços que estamos presenciando. Experiências do cliente, capacitação de funcionários e eficiência operacional devem permitir cada vez mais operações inteligentes e ágeis, redefinindo o que é possível para consumidores e empresas.
E aqui entra a IA generativa turbinando a gamificação. A gamificação é a aplicação de elementos de jogos para tornar a experiência muito mais atrativa e engajadora. Associada à personalização da IA, nos permite criar experiencias personalizadas muito mais dinâmicas, que vão trazer realismo, conexão e, por consequência, uma aderência muito maior ao conteúdo que estamos transmitindo.
A gamificação é muito versátil, permitindo a adaptação da metodologia para capacitar equipes e para estreitar o relacionamento com os nossos clientes.
Sempre que envolve um conteúdo a ser transmitido, a gamificação se encaixa perfeitamente pela sua atratividade, leveza e encantamento. Com a IA generativa associada, ela permite uma entrega muito superior pela personalização, antecipação dos interesses do público usuário da gamificação e geração de dados valiosos que vão retroalimentar de informações os gestores.
Na NRF foi enfatizada a importância de proporcionar experiências memoráveis aos consumidores e aos nossos times, que são a base do sucesso da empresa.
A gamificação faz parte da estratégia das marcas que estão criando hubs educacionais, sensoriais, culturais, gastronômicas, entre outras, visando encantar e fortalecer a relação com o cliente.
Finalizo trazendo uma frase do Denis Caldeira, diretor de TI da POP: “A NRF 2025 não deixou dúvidas: o varejo que se reinventa com tecnologia, enquanto mantém o toque humano e aposta em práticas sustentáveis, é o que terá sucesso nos próximos anos. Seja com robôs, IA, experiências sensoriais ou lojas que mais parecem galerias de arte, o futuro do varejo está mais emocionante do que nunca.
Encontro vocês no nosso próximo episódio!
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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