Com o período letivo prestes a começar, os consumidores se preparam para um novo ano de aulas. Não é surpresa que a Faber-Castell lidere as preferências entre as marcas, com 2,8% das escolhas dos consumidores, seguida pela Kipling, com 0,9%, e pela Nike, com 0,7%, segundo um levantamento realizado pela Buzzmonitor.
Para realizar o estudo, a Buzzmonitor analisou publicações em redes sociais relacionadas ao tema. Foram avaliados 105.696 depoimentos publicados no Instagram, X e Facebook. Embora a Faber-Castell, de produtos escolares, lidere entre as marcas específicas, no ranking geral de preferência ela ocupa a terceira posição, atrás das varejistas Amazon, que lidera com 17%, e Shopper, em segundo lugar, com 8%.
Além dessas, outras marcas como Adidas, Melissa e Tilibra aparecem entre as citadas, com 0,5% cada. A varejista de moda Riachuelo figura na quarta posição, com 1% das menções.
Para Breno Soutto, head of Insights, existem aqui duas oportunidades para as marcas: “listening, que permite compreender os desejos de compra e oferecer produtos alinhados às expectativas dos clientes, com materiais personalizáveis, e anúncios, criando conexões com os consumidores no momento em que estes começam a se preocupar com o tema.”
Mochila lidera entre os produtos
Estar preparado e com a mochila organizada é o principal tema das conversas sobre a volta às aulas. As discussões refletem a preocupação com o que levar para a sala de aula, com pais falando sobre os filhos pequenos e alunos mais velhos falando sobre si mesmos.
No caso das crianças, há uma atenção especial aos calçados, que fazem parte do uniforme e exigem uma compra extra no início do ano.
Entre os materiais, destacam-se:
- Mochila: 15%
- Lápis: 10%
- Estojo: 8%
- Caderno: 7%
- Caneta: 6%
- Tênis/Calçado Infantil: 5%
- Etiquetas: 4%
- Squeeze/Garrafa térmica/Água: 3%
Gastos com material escolar
Nesse período, comprar materiais escolares é uma parte fundamental da preparação, e aproximadamente 13% das crianças utilizam seu próprio dinheiro para isso. A pesquisa “Back to School: Analisando a volta às aulas através do material escolar, hábitos de consumo de lanches e influência no lar”, da Kids Corp, revela que, entre as crianças de 6 a 12 anos, 17% tomam essa iniciativa.
Quando gastam seu próprio dinheiro, materiais escolares não são prioridade para as crianças. Esses estão em oitavo lugar na lista de compras, liderada por roupas, calçados e acessórios, com 35% das crianças gastando nessa categoria.
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