Com 4.661 operações e uma expansão superior a 10% em relação a 2023, a Cacau Show lidera pelo terceiro ano consecutivo o Ranking das Maiores Franquias e Microfranquias, divulgado anualmente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A marca de saúde, beleza e bem-estar O Boticário vem logo em seguida, ocupando a segunda posição, com 3.746 operações, seguida pela rede de fast-food McDonald’s, que atualmente conta com 2.704 operações no País.
Esta edição do levantamento mostra a consolidação dos líderes, a chegada de novas marcas e o avanço expressivo de alguns ramos. Destacando-se na quarta posição, está a rede Colchões Ortobom, somando 2.387 operações. Já a rede Lubrax+, que atua no segmento de serviços automotivos, subiu do sexto para o quinto lugar, com 1.685 operações.
“Quando analisamos os rankings, além da consolidação entre os líderes, notamos movimentos muito relevantes. Destaque para a força das chocolaterias, docerias e sorveterias que apresentaram um elevado nível de crescimento; o fôlego renovado de algumas redes de Moda, a força de negócios de conveniência e a disseminação de lavanderias”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Entre as Top 10, também se destacaram: OdontoCompany, na sexta posição, com 1.577 operações; AM/PM, que subiu do oitavo para o sétimo lugar, com 1.450 operações; e Óticas Carol, somando 1.408 operações, que também subiu uma posição, ficando em oitavo.
As duas marcas que fecham o grupo das dez maiores no ranking da ABF são novidades e apresentaram os maiores saltos: a BR Mania, com 1.402 operações, avançou do 11º para o nono lugar, e a Shell Select foi a rede que mais subiu posições entre as Top 10, saltando da 13ª para a 10ª, totalizando 1.264 operações e alcançando também a segunda maior variação positiva no ranking, com 5,6%.
Imagem: Shutterstock