Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Vendas da Tesla despencam após gesto de Musk durante a posse de Trump

Na Noruega, onde a frota de veículos elétricos ultrapassou a de movidos a combustão em 2024, a marca registrou queda de 37,9% em janeiro

Redação de Redação
19 de fevereiro de 2025
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Vendas da Tesla despencam após gesto de Musk durante a posse de Trump

As atitudes de Elon Musk depois que se tornou integrante do novo governo de Donald Trump estão fazendo com que a Tesla, montadora de carros elétricos do bilionário, sofra com queda de vendas em todo o mundo. Desde o ano passado, quando declarou apoio ao então candidato a presidente dos Estados Unidos, que foi eleito e tomou posse em janeiro, a montadora com sede em Austin, no Texas, tem visto seus números de vendas diminuírem, e agora ainda lida com um boicote que associa a marca e seu dono a ideologias nazistas.

As vendas da Tesla despencaram principalmente na Europa. Na Noruega, onde a frota de veículos elétricos ultrapassou a de movidos a combustão em 2024, a marca registrou queda de 37,9% em janeiro. O mesmo aconteceu na França, onde as vendas caíram 63,4%. Na Espanha, o cenário fica pior: a Tesla viu suas vendas encolherem 75,4%.

Um dos motivos que têm levado dezenas de pessoas às ruas é a reação a comportamento recente de Musk – e como ele se portou na posse de Trump. Ao fazer um discurso na cerimônia, o bilionário fez uma saudação semelhante a um gesto nazista, levantando o braço direito com a palma da mão aberta.

Dias depois do gesto de Musk, ativistas do grupo alemão Center for Political Beauty e manifestantes britânicos da organização política Leaded by Donkeys projetaram a cena do bilionário com o braço erguido na Gigafactory da Tesla em Berlim, com a saudação “Heil Tesla” ao lado.

“Esse é o verdadeiro Elon Musk”, disse o Leaded by Donkeys, em suas redes sociais. “Não compre um Tesla”, pediram os ativistas.

‘Maga sobre rodas’

Mesmo os proprietários de carros da marca arrumaram um jeito criativo – e bem-humorado – de protestar. Eles têm colado nos seus veículos um adesivo que diz: “Eu comprei isso antes de sabermos que Elon era louco”.

“Vi um aumento massivo nas vendas (dos adesivos) em toda Europa”, disse Matthew Hiller, dono da loja de adesivos Mad Puffer Stickers, com sede no Havaí, ao site especializado Wired. “Os maiores compradores vêm da França, Noruega e Reino Unido”, contou ele, informando já ter enviado milhares de adesivos a países ao redor do mundo. “Deve haver muitos donos de Tesla descontentes por aí.”

“Fiz um test drive em um Tesla em 2023, mas naquela época Musk já havia comprado o Twitter, e eu vi o que ele estava fazendo com a plataforma”, disse Hiller. Para ele, ao manipular o algoritmo da plataforma para favorecer opiniões de extrema direita, mudar as políticas de checagem de informações falsas e banir perfis de que ele não gostava Musk desincentivou o empresário a comprar um Tesla. “É como ter um boné MAGA sobre rodas.”

A polêmica saudação de Musk, no dia da posse para o segundo mandato de Trump, impulsionou as vendas de Hiller. “Desde então, tem sido uma média de 500 vendas por dia”, disse ele. “Esse momento ultrapassou todo o barulho usual em torno de Elon. Até mesmo os moderados que não prestavam muita atenção ao governo (Trump) acordaram e pensaram: ‘Meu Deus, o que fizemos?’.”

Outro adesivo popular da Mad Puffer Stickers diz “Club Anti-Elon Tesla” e são vistos até em carros de acionistas da empresa, cujo descontentamento vai além dos adesivos.

Em janeiro, o fundo de pensão do serviço público holandês ABP vendeu sua participação de € 782 milhões na empresa. Ainda no começo do ano, o ministro do Esporte e Turismo da Polônia, Slawomir Nitras, defendeu o boicote à Tesla. “Não há justificativa para que um polonês razoável continue comprando Teslas”, disse.

Na Alemanha, onde Musk causou indignação ao apoiar publicamente o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão), algumas empresas cortaram relações com a Tesla. A rede de farmácias Rossmann, com 4,7 mil lojas na Europa, trocou sua frota de Teslas por outros veículos elétricos e citou “incompatibilidade” entre seus valores e a ideologia do bilionário.

A também alemã LichtBlick rompeu laços com a montadora ao anunciar no LinkedIn: “Estamos desconectando os veículos Tesla de nossa frota”.

Com informações de Estadão Conteúdo (João Pedro Adania)
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Carnaval e indicação ao Oscar movimentam vendas na 25 de Março

Próxima Postagem

Prazo para micro e pequenas empresas pagarem tributos sob calamidade é prorrogado

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC
Shopping centers

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo
Varejo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025
Galeries Lafayette recebe pop-up de Billie Eilish durante turnê na capital francesa
Varejo

Galeries Lafayette recebe pop-up de Billie Eilish durante turnê na capital francesa

4 de junho de 2025
Sobral Shopping adota gestão 100% feminina e registra alta nas vendas
Notícias

Sobral Shopping adota gestão 100% feminina e registra alta nas vendas

4 de junho de 2025
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo
Varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia
Tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Prazo para micro e pequenas empresas pagarem tributos sob calamidade é prorrogado

Prazo para micro e pequenas empresas pagarem tributos sob calamidade é prorrogado

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Galeries Lafayette recebe pop-up de Billie Eilish durante turnê na capital francesa

Galeries Lafayette recebe pop-up de Billie Eilish durante turnê na capital francesa

4 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.