Os setores de alimentos e bebidas saudáveis e de tecnologia da informação e comunicação (TIC) abrirão as atividades do Exporta Mais Brasil 2025, programa da ApexBrasil que conecta empresas brasileiras a compradores internacionais por meio de rodadas de negócios no próprio país.
A primeira edição do Exporta Mais Brasil começa nesta segunda e terça-feira, 7 e 8 de abril, em Aracaju (SE), reunindo 20 empresas brasileiras do setor de healthy foods e seis compradores internacionais de seis países. A programação inclui visitas técnicas às empresas Maratá Sucos e Topruit, onde os importadores poderão conhecer de perto a produção local.
Na sequência, entre 9 e 11 de abril, será a vez do setor de TIC, em Brasília (DF), no Parque Tecnológico BIOTIC, e segue com rodadas de negócios no dia 10, durante o evento Sebrae Inova, no Brasil 21. Estão confirmadas 25 empresas brasileiras e seis compradores internacionais de cinco países.
Além dos encontros comerciais, os participantes terão acesso à capacitação em exportação por meio do projeto Brasil IT+, parceria entre ApexBrasil e Softex, que apoia a internacionalização de empresas de TI. Em 2023, o projeto movimentou US$ 793 milhões em negócios e teve crescimento de 67% no número de exportadoras.
“É o encontro perfeito entre quem quer comprar e quem está pronto para vender”, afirma o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Desde agosto de 2023, o programa já promoveu 28 edições, com mais de seis mil reuniões de negócios, conectando 875 empresas brasileiras a 305 compradores de 65 países. Em 2025, estão previstas 13 edições, cada uma dedicada a um setor e realizada em um estado diferente.
Uma das novidades deste ano é a parceria com o Sebrae Nacional, que vai custear parte das passagens para micro e pequenas empresas que participarem do programa fora de seus estados de origem.
“O programa oferece uma estrutura completa: preparação, visitas técnicas e rodadas com compradores selecionados conforme o perfil do setor. Isso aumenta a confiança nas negociações e facilita o fechamento de negócios”, explica Igor Celeste, gerente regional da ApexBrasil.
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