Imagine receber um celular comprado pela internet em oito minutos, ou uma máquina de lavar em 30. As entregas ultrarrápidas estão entre as tendências que serão debatidas na NRF Ásia-Pacífico (APAC) 2025, que será realizada em Singapura entre os dias 3 e 5 de junho. Entre outros temas, o evento vai destacar, também, a explosão dos marketplaces chineses têm levado marcas do país asiático para todos os lugares do mundo.
Este será o segundo ano que a National Retail Federation (NRF), que representa o varejo nos Estados Unidos, vai realizar uma versão do seu principal evento, Retail’s Big Show, na Ásia, em Singapura. Com o tema “Varejo Ilimitado”, o NRF 2025 APAC destacará as possibilidades infinitas no varejo, desde experiências aprimoradas para o consumidor até estratégias de transformação digital. Os visitantes terão acesso a 300 das mais recentes soluções de varejo, 42 palestras e inovações de ponta no NRF Innovators Showcase.
Entre os nomes que vão subir ao palco do evento, estão: Matthew Shay, presidente e CEO da NRF; Wesley Chu, presidente para Ásia-Pacífico do Authentic Brands Group; Victor Siow, diretor de Dados & Analytics da H&M para Indonésia, Tailândia, Camboja; Sameer Dhingra, diretor global de Varejo & Consumo do Google para a região, e Justin Swagler, líder mundial de Varejo Físico da AWS.
Além das principais tendências do varejo asiático, o evento vai tratar de temas que já estão movimentando o mercado no mundo todo. Os temas-chave da NRF Ásia-Pacífico (APAC) 2025 serão:
- A nova geração de consumidores – Geração Z
O consumidor da Geração Z é um mistério – extremamente habilidoso em esconder sua pegada digital e seguir seu próprio caminho. Às vezes, parece que eles vivem fora das tendências tradicionais. Como atrair e fidelizar esse público? - Gestão de talentos e bem-estar
Com o foco crescente no bem-estar mental e no desenvolvimento de habilidades, empresas enfrentam evasão de talentos que impactam planos de expansão. Como atrair, desenvolver e reter talentos no cenário atual? - Mudança no paladar do consumidor – Comida fresca, fast food e diversidade
A crescente classe média da Ásia-Pacífico quer comida fresca e diversidade de escolhas. Isso traz desafios com as mudanças climáticas e conflitos geopolíticos. Como atender a essa demanda crescente com segurança alimentar? - Destino: varejo – Shoppings, alimentação, entretenimento e formatos
Na APAC, o shopping é um destino de lazer – com restaurantes renomados, formatos únicos de lojas, kart e patinação no gelo. O que torna essa experiência tão única? - Sustentabilidade e economia circular – Globalização dos padrões ESG
Embora haja consenso sobre a importância da sustentabilidade, há divergência em como praticá-la. Como os varejistas podem se preparar para um futuro mais sustentável e verde? - Cruzando culturas e fronteiras
Com 4,8 bilhões de pessoas, 40 países e milhares de línguas, expandir-se na Ásia-Pacífico exige compreensão cultural e adaptação linguística. Plataformas online têm ajudado nesse crescimento transfronteiriço – o que está impulsionando esse novo modelo? - A onda do varejo chinês
A China trouxe marketplaces acessíveis mundialmente, resultando na entrada massiva de marcas chinesas nos mercados APAC. O que torna isso tão bem-sucedido? Marcas locais conseguem competir? - Dados, dados, dados – A base para crescimento em escala
Apesar de terem acesso a dados valiosos, muitas empresas lutam para aproveitá-los por conta de sistemas legados. Como organizar seus dados para crescer? - A revolução da IA – Otimizando operações, pessoas e experiências do cliente
Com o avanço da IA, como as empresas podem utilizá-la de forma estratégica, tanto na linha de frente (atendimento, personalização) quanto nos bastidores (previsão de demanda, operações)? Elas estão preparadas? - Eficiência e margem em um mundo inflacionário
Empresas buscam maximizar valor e reduzir custos, mas soluções eficientes nem sempre são baratas. Como sobreviver nesse novo mundo caro? Vale explorar novas receitas como mídia de varejo ou serviços B2B? - Consumidor híbrido – O case para investir em uma nova era do varejo e da tecnologia
O consumidor híbrido ama o varejo físico, mas exige conveniência digital, criando expectativas inéditas. O setor está preparado? Vale investir em tecnologias e reformar espaços para oferecer uma jornada fluida? - A revolução das entregas – Movendo produtos como nunca antes
Alguns consumidores já recebem um celular em 8 minutos ou uma máquina de lavar com entrega e aprovação de crédito em 30 minutos. Isso será o novo padrão? - Comércio social & D2C (Direto ao Consumidor)
Hoje, lançar uma marca nunca foi tão fácil. Redes sociais, serviços de logística e marketing digital permitem agilidade e conexão com o público. Isso está substituindo os métodos tradicionais de crescimento no varejo? É uma bolha ou uma tendência duradoura?
A Gouvêa Ecosystem, grupo do qual a Mercado&Consumo faz parte, promoverá uma delegação para a Ásia perto dos dias do evento. Um grupo de executivos vai viajar para Coreia do Sul para explorar operações inovadoras do varejo local e, em seguida, seguirá para Singapura, onde participará da NRF Asia Pacific 2025. Para saber mais informações sobre a delegação, clique aqui.
Imagem: Divulgação