O Selo de Excelência em Franchising (SEF), entregue pela ABF – Associação Brasileira de Franchising reconhece redes de franquias que obtiveram bom desempenho e avaliação de seus franqueados. A Pesquisa do SEF deste ano indica que os maiores índices de satisfação dos franqueados com suas respectivas empresas franqueadoras estão relacionados à expectativa e efetivação do plano de negócios traçado. Associado a esse fator, os franqueados assinalaram, ainda, terem maior predisposição em abrir outras unidades da rede e em recomendar o mesmo negócio a outras pessoas.
O estudo aponta, ainda, que os franqueados também avaliaram positivamente a performance operacional e global das redes participantes do estudo, sinalizando mais uma vez a maturidade das marcas chanceladas.
A ABF promove todos os anos o Selo de Excelência em Franchising – SEF, por meio de uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.
“Os principais resultados da Pesquisa do Selo este ano refletiram o trabalho das redes que conquistaram a chancela ao buscarem a excelência em suas gestões. Mais do que uma chancela, o SEF possibilita às marcas participantes analisar seus pontos fortes, aqueles em que a rede precisa melhorar, além do que, a pesquisa é um importante instrumento de direcionamento, confirmação e reorientação de políticas e metodologias de gestão da rede”, observa Altino Cristofoletti Junior, presidente da entidade.
A análise da correlação entre as questões da pesquisa permite identificar outros fatores avaliados pelos franqueados. A satisfação geral do franqueado no último ano, em todos os aspectos da rede, tem uma alta correlação positiva com os seguintes fatores: a franqueadora buscar novas alternativas e soluções para o cliente, visando aumentar a rentabilidade ou a participação de mercado da sua franquia; o suporte da franqueadora – treinamentos, reciclagem, consultoria de campo, manuais, sistemas, dentre outros, ou seja, tudo o que envolve o suporte; os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado – comitês, convenções, encontros regionais, Conselho, etc.; abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing promovidas pela franqueadora e a destinação dos investimentos para as ações de marketing.
Nesta 28ª edição do SEF, houve um recorde de redes participantes e chanceladas. Inscreveram-se 251 marcas, 248 concorreram à chancela (três participaram apenas da pesquisa) e 218 a conquistaram. Para tanto, foram realizadas mais de 1,1 mil entrevistas qualitativas com franqueados, um recorde também. Para Décio Pecin, presidente da Comissão de Ética da ABF, “O resultado da pesquisa é em formato de relatório, entregue pela ABF a cada franqueador participante do processo. Portanto, a simples submissão da rede a esse escrutínio já é um benefício importante e a obtenção do Selo uma verdadeira vitória, ainda mais se lembrarmos que no Brasil operam mais de 2,8 mil redes franqueadoras. Logo, menos de 10% das redes possuem a honraria”.
A pesquisa do Selo traz, ainda, outros resultados qualitativos importantes. É o caso da maior média do Índice de Performance Global. De acordo com Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, “em relação a esse índice, os franqueados assinalaram sua aprovação à franquia escolhida, afirmando que teriam novas unidades, caso estivessem pensando em iniciar um novo negócio e indicariam esta mesma franquia a um amigo ou familiar que estivesse buscando uma oportunidade de negócio”.
Destaques por categoria
O Selo de Excelência em Franchising é dividido em três categorias. As marcas com ao menos dez franqueados e dois anos de atuação no mercado fazem parte da Categoria Pleno. De acordo com a pesquisa, o destaque do SEF 2018 nesta categoria é a rede Centro de Ensino Grau Técnico.
Marcas com no mínimo 30 unidades franqueadas e cinco anos operando no franchising integram a Categoria Sênior. Nela, segundo o estudo, a rede First Class obteve maior projeção.
Já as redes de maior porte e mais maduras do setor de franquias brasileiro estão reunidas na Categoria Máster. São marcas que contam com 60 ou mais unidades e operam no franchising há mais de dez anos. A rede que alcançou melhor performance nesta categoria, de acordo com a pesquisa da ABF, é a Influx English School.
Troféu especial
Para homenagear as marcas detentoras de Selos por vários anos, a ABF instituiu a entrega de um troféu especial. No 28º Selo de Excelência em Franchising, as redes homenageadas são:
Por 20 chancelas até 2018 – Ouro: Habib’s e Rei do Mate.
Por 15 chancelas até 2018 – Prata: Camarão & Cia., Casa do Construtor, Giraffas, Montana Grill, Morana, Multicoisas, PUC, Skill, Spoleto e The Kids Club.
Por 10 chancelas até 2018 – Bronze: AlphaGraphics, Chilli Beans, Guendai, Gordão Lanches, Influx English School, Instituto Embelleze, Megamatte, Onodera, Patroni Pizza, Prepara Cursos Profissionalizantes, Ragazzo, Risotto Mix e Santa Lolla.
Lista completa das marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2018:
Pleno | Sênior | Máster |
ACQIO | 10 PASTÉIS | 5ÀSEC |
ACTIONCOACH BRASIL | A FÓRMULA | ÁGUA DOCE CACHAÇARIA |
ALPHAGRAPHICS | ALPHABETO | AREZZO |
ANACAPRI | APOLAR IMÓVEIS | ASTRAL |
ARTEX | ARQUIVAR – GESTÃO DE DOCUMENTOS | BOB´S |
ARTWALK | AUXILIADORA PREDIAL | CARMEN STEFFENS |
AUTHENTIC FEET | AVATIM | CASA DO CONSTRUTOR |
BALONE | BEBELU SANDUÍCHES | CCAA |
BELLA GULA | BIBI | CEBRAC – CENTRO BRASILEIRO DE CURSOS |
BILLY THE GRILL BURGER & GRILL | BONO PNEUS | CHILLI BEANS |
BOALI | CAFÉ DO PONTO | CHINA IN BOX |
CAFÉ DO FEIRANTE | CAMARÃO & CIA | CI |
CAPODARTE | CASA DE BOLOS | CNA |
CASA BAUDUCCO | CHIQUINHO SORVETES | COIFE ODONTO |
CASA PILÃO | CLUBE MELISSA | DEKRA |
CATA-VENTO | CÓDIGO GIRLS | DEPYL ACTION |
CAVERNA DO DINO | COLCCI | DIVINO FOGÃO |
CENTRO DE ENSINO GRAU TÉCNICO | CROASONHO | DOMINO’S PIZZA |
CETELBRAS EDUCACIONAL | DAMÁSIO EDUCACIONAL | EMAGRECENTRO |
CONSTANCE | DOCTOR FEET | FEDERAL INVEST |
CULTURA INGLESA | DROGARIAS MAX | FISK CENTRO DE ENSINO |
DIOLASER | ENSINA MAIS | FLASH COURIER |
DOCTOR MED CLÍNICA MÉDICA PARTICULAR | EVOLUTE CURSOS PROFISSIONALIZANTES | FLYTOUR FRANCHISING |
DR JARDIM | EXPERIMENTO | GIRAFFAS |
DUMOND | FARMELHOR | HABIB´S |
ESPAÇOLASER | FASTFRAME – MOLDURA NA HORA | HERING STORE |
ESPETTO CARIOCA | FIRST CLASS | HOPE LINGERIE |
EURODATA INTERATIVA | GOU | IMAGINARIUM |
EVIDENTE | GRILETTO | INFLUX ENGLISH SCHOOL |
EXPENSE REDUCTION ANALYSTS – E.R.A BRASIL | GUIA-SE NEGÓCIOS PELA INTERNET | INSTITUTO EMBELLEZE |
FARMÁCIA ARTESANAL | HAVAIANAS | JIN JIN |
FARMÁCIA ROVAL | HERING KIDS | KONI STORE |
FORUM | HOME ANGELS | KOPENHAGEN |
FRANQUIA REDE ORTOESTÉTICA | IE INTERCAMBIO NO EXTERIOR | KUMON |
GENDAI JAPANESE FAST FOOD | IGUI | LILICA & TIGOR |
GLOBAL STUDY | IGUI TRATABEM | LOCALIZA RENT A CAR |
GORDÃO LANCHES | INSTITUTO MIX | MCDONALD´S |
HINODE | JORGE BISCHOFF | MEGAMATTE |
ICE CREAMY SORVETES | LANCHÃO & CIA | MICROLINS |
IGA | LIG LIG DELIVERY | MMARTAN |
INSPIRAR | LUBRAX + | MONTANA GRILL EXPRESS |
INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS | MINDS ENGLISH SCHOOL | MORANA |
LEZ A LEZ | MOLDURA MINUTO | MR. CAT |
LINK MONITORAMENTO | MR. MIX – MILK SHAKES | MR. PRETZELS |
L’OCCITANE EN PROVENCE | NÃO+PÊLO | MULTICOISAS |
LOFT | NTW CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL | NUTTY BAVARIAN |
LOJAS CALCI | ODONTOCOMPANY | O BOTICÁRIO |
LOUYT | ON BYTE | ODONTOCLINIC |
MAGIC FEET | ONODERA ESTÉTICA | ORTHODONTIC |
MANIA DE CHURRASCO! PRIME STEAK HOUSE | ORTOPLAN – ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS | ÓTICAS CAROL |
MARIA BRASILEIRA | OUTLET LINGERIE | PATRONI PIZZA |
MERCADÃO DOS ÓCULOS | PARK IDIOMAS | PBF – INGLÊS E ESPANHOL |
MIL MILK SHAKES | PARMEGGIO GRELHADOS E LANCHES | PEOPLE COMPUTAÇÃO |
ORTHOCRIN | PELLO MENOS DEPILAÇÃO | PORTOBELLO SHOP |
ORTHOPRIDE | PHARMAPELE | PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES |
OUTER. SHOES | POSÉ | PUKET |
PELO ZERO DEPILAÇÃO | RAGAZZO | QUALITY LAVANDERIA |
PEZINHO E CIA | REDEORTO | REI DO MATE |
PINGU´S ENGLISH CENTER | REMAX | RESTAURA JEANS |
PROCOB | ROCKFELLER LANGUAGE CENTER | S.O.S COMPUTADORES |
PUC | SILUETS | SANTA LOLLA |
RISOTTO MIX GASTRONOMIA | SOBRANCELHAS DESIGN | SKILL INGLÊS E ESPANHOL |
RONALDO ACADEMY | SPÉ O SPA DO PÉ | SODIÊ DOCES |
SESTINI | SUCO BAGAÇO | SORRIDENTS |
SORRISUS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS | TIP TOP | SPOLETO |
SP IMPLANTES TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS | TUTORES | SUPERA – GINÁSTICA PARA O CÉREBRO |
SR. SORVETE | VAZOLI | THE KIDS CLUB – INGLÊS SÓ P/ CRIANÇAS |
STALKER | VIA MIA | UNIDAS ALUGUEL DE CARROS |
STERNA CAFÉ | WERNER COIFFEUR | UPTIME CONSULTANTS – COMUNICAÇÃO EM INGLÊS |
TEVAH | WORLD STUDY | WIZARD BY PEARSON |
TOUCH | WORLD TENNIS | YÁZIGI |
VIVENDA DO CAMARÃO | YES RENT A CAR | YES! – CURSO DE IDIOMAS |
VIZINHANDO GASTRONOMIA DE BAR | ||
YOGGI |