Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejo faz atacado crescer 9,7% em três anos

Redação de Redação
1 de maio de 2018
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 6 minutos

Segundo o diretor executivo do Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de negócios, Otávio Amaral, são duas as perspectivas nesses dados. “Crescendo o varejo e aumentando a demanda, cresce também o setor atacadista para atender aquele setor, mas também demonstra que nos últimos anos a migração de pessoas para empreendimentos próprios foi bastante elevada, fazendo com que o setor varejista crescesse duas vezes mais que o atacadista”.

De acordo com os dados do Empresômetro, o crescimento médio do atacado foi de 9,69%, enquanto o varejo bateu a casa dos 22%. Veja na tabela abaixo a quantidade de empresas abertas nos anos de 2015, 2016 e 2017, bem como a variação percentual no período.

ACRE19.49821.24523.173
ATACADO1.0881.1291.1717,63
VAREJO18.41020.11622.00219,51
ALAGOAS66.23673.24581.241
ATACADO3.4523.6903.96614,89
VAREJO62.78469.55577.27523,08
AMAPA18.24519.84621.581
ATACADO1.4351.5121.5789,97
VAREJO16.81018.33420.00318,99
AMAZONAS71.74077.99085.093
ATACADO4.7314.8675.0456,64
VAREJO67.00973.12380.04819,46
BAHIA352.176384.932423.387
ATACADO20.09320.93421.9169,07
VAREJO332.083363.998401.47120,89
CEARA204.239224.609248.090
ATACADO10.32710.61110.9395,93
VAREJO193.912213.998237.15122,30
DISTRITO FEDERAL89.08497.912108.253
ATACADO6.2176.5726.94411,69
VAREJO82.86791.340101.30922,25
ESPIRITO SANTO106.410118.971133.356
ATACADO7.5707.8248.2949,56
VAREJO98.840111.147125.06226,53
GOIAS209.121228.878252.579
ATACADO18.46719.43820.48910,95
VAREJO190.654209.440232.09021,73
MARANHAO122.736134.373146.844
ATACADO7.2147.5777.96610,42
VAREJO115.522126.796138.87820,22
MATO GROSSO112.135121.753134.215
ATACADO12.60213.27314.00411,13
VAREJO99.533108.480120.21120,78
MATO GROSSO DO SUL76.30283.84792.709
ATACADO5.7015.8966.1207,35
VAREJO70.60177.95186.58922,65
MINAS GERAIS512.961561.967623.959
ATACADO39.61441.09842.5897,51
VAREJO473.347520.869581.37022,82
PARA141.364159.303180.232
ATACADO12.61813.47314.34313,67
VAREJO128.746145.830165.88928,85
PARAIBA82.08391.791103.269
ATACADO4.1544.2944.4647,46
VAREJO77.92987.49798.80526,79
PARANA371.850401.723438.230
ATACADO38.79740.66742.5569,69
VAREJO333.053361.056395.67418,80
PERNAMBUCO190.765209.830232.751
ATACADO15.91316.61817.4549,68
VAREJO174.852193.212215.29723,13
PIAUI67.17973.37980.390
ATACADO3.9584.1354.3279,32
VAREJO63.22169.24476.06320,31
RIO DE JANEIRO395.766442.902494.727
ATACADO37.77439.25140.7567,89
VAREJO357.992403.651453.97126,81
RIO GRANDE DO NORTE74.49183.04993.435
ATACADO3.9934.2114.43811,14
VAREJO70.49878.83888.99726,24
RIO GRANDE DO SUL397.328425.940462.393
ATACADO44.09245.50346.8996,37
VAREJO353.236380.437415.49417,63
RONDONIA46.49150.78056.240
ATACADO5.4325.6435.9399,33
VAREJO41.05945.13750.30122,51
RORAIMA12.45313.58314.904
ATACADO1.1461.2191.27811,52
VAREJO11.30712.36413.62620,51
SANTA CATARINA201.799221.050244.883
ATACADO26.71228.08729.61910,88
VAREJO175.087192.963215.26422,95
SAO PAULO1.375.3721.495.8111.635.338
ATACADO133.344139.205145.1858,88
VAREJO1.242.0281.356.6061.490.15319,98
SERGIPE36.66240.57344.916
ATACADO2.6902.8603.03712,90
VAREJO33.97237.71341.87923,28
TOCANTINS42.98947.16852.190
ATACADO3.6023.7813.97210,27
VAREJO39.38743.38748.21822,42
Totais5.397.4755.906.4506.508.378

O setor atacadista obteve maior avanço nos estados do Alagoas, com 14,88%, Pará, com 13,67% e Sergipe, com 12,89%.

O estado do Pará passa para a primeira colocação com 28,85% de crescimento em empresas varejistas, seguido por Rio de Janeiro, com 26,81% e Paraíba, com 26,79%. Alagoas aparece na oitava posição, com 23,08%.

O que se pode deduzir desses números também é que o varejo cresceu mais que o dobro do atacado em três anos, 2,3 vezes mais em média, demonstrando quantitativamente a análise do Empresômetro.

Ainda como os dados sugerem, não há relação do crescimento dos setores com a expansão local, visto que as posições se alternam quando comparadas as informações.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Outback Center Norte é reinaugurado com novo design

Próxima Postagem

56.151 postos de trabalho foram abertos em março

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco
ESG

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal
Foodservice

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar
Economia

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária
Economia

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.
Indústria

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
56.151 postos de trabalho foram abertos em março

56.151 postos de trabalho foram abertos em março

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.