Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

Momentum nº 1.122

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
2 de junho de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

Os exemplos se multiplicam. E nada indica recuo.

Num cenário em que os serviços ocupam, de forma irreversível, uma fatia crescente dos gastos das famílias em escala global, o desafio é encontrar maneiras de agregar serviços a produtos e marcas, oferecendo soluções completas.

Vale lembrar que, entre as cinco maiores economias do mundo, os serviços representam, em média, 80% do PIB — com exceção da China, onde essa participação é de 54%, mas também em expansão.

No Brasil, o varejo foi pioneiro na oferta de serviços financeiros integrados aos negócios, com crédito, seguros, cartões, meios de pagamento e outras opções. Carrefour, Pão de Açúcar, Magalu, Renner, Riachuelo, C&A e outros avançaram com bancos próprios ou parcerias estratégicas. No entanto, ainda há tímidos avanços em outras áreas — reflexo de um modelo de negócios excessivamente focado na revenda de produtos —, o que abre espaço para que marcas e fornecedores tomem a dianteira.

A visão do futuro

O futuro aponta para um varejo baseado em soluções integradas — produtos combinados com serviços — em resposta às mudanças estruturais no comportamento do consumidor. É uma tendência irreversível: quanto mais desenvolvida uma sociedade, maior o peso dos serviços nos gastos das famílias.

Na alimentação, a transformação é especialmente evidente. Cresce a fatia dedicada a alimentos preparados fora do lar (foodservice). Nos EUA, os gastos com alimentos prontos já representam quase 60% do total dos gastos dedicados à alimentação.

Essa mudança levou as principais redes de supermercados da Europa, EUA, Coreia e China a ampliar suas áreas de alimentos prontos para consumo, dentro ou fora das lojas. Walmart, Whole Foods, Dominick’s, Coop, Fair Price, Carrefour, entre outros, são exemplos desse movimento. Além disso, nos segmentos de conveniência e proximidade, a oferta de alimentos prontos tem participação crescente no faturamento.

Fenômeno semelhante ocorre com as redes de farmácias, como CVS, Boots e Watsons, que vêm expandindo sua atuação com exames médicos, serviços auditivos e oftalmológicos, aplicação de vacinas, monitoramento de saúde e até telemedicina nos Estados Unidos, Inglaterra e na Ásia.

Apesar das limitações legais, o avanço de algumas redes de farmácias no Brasil também é marcante, com serviços como vacinação e outros. Destaca-se o que RD, Pague Menos, Araújo, Panvel e outras têm oferecido.

As marcas estão se movendo mais rápido

Enquanto o varejo ainda hesita na ambição dessa integração, marcas e fornecedores aceleram. Combinam produtos, serviços e experiências em soluções completas para os consumidores.

Um marco inicial foi a P&G, que lançou em 2007 a rede Mr. Clean Car Wash, com operações próprias e franqueadas. Embora tenha apenas 18 unidades nos EUA, o pioneirismo do conceito foi significativo.

Hoje, a Sherwin-Williams opera cerca de 4.800 lojas nas Américas, oferecendo consultoria, treinamento, mistura personalizada de cores e a própria pintura. No Brasil, a Unilever expande com suas 3.500 lavanderias Omo, próprias e franqueadas, e recentemente também passou a integrar produtos e serviços de limpeza em uma nova plataforma. A JBS segue o mesmo caminho com as lojas Swift. Já são 600 unidades, entre próprias, integradas em supermercados e operações móveis, com oferta de carnes em diferentes categorias e cortes, além de soluções personalizadas. A Portobello está integrando lojas e mais projetos customizados e instalações.

A própria Apple, em outra dimensão, é exemplo com suas lojas oferecendo serviços gratuitos para diferenciar e fidelizar e outros pagos, como treinamento, assinaturas e reparos. Ou mesmo a L’Oréal, com seu aplicativo Perso para customização das fórmulas de maquiagem e cuidados com a pele.

Um caminho sem volta

O crescimento dos serviços está diretamente ligado ao amadurecimento das sociedades. Para o varejo, a diferenciação e a fidelização virão da oferta de soluções integradas — idealmente com marcas próprias.

Fornecedores e marcas também reconhecem que a conexão com o consumidor exige um reposicionamento estratégico: integração de produtos, serviços, canais de distribuição e experiências, com foco em gerar valor e melhoria da rentabilidade. E com o privilégio do relacionamento direto e as informações em tempo real do comportamento do mercado

A competição por relevância integrando produtos, marcas, serviços e soluções será cada vez mais intensa.

Para todos os players, não há mais volta.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

Próxima Postagem

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC
Shopping centers

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Inflação impulsiona marcas próprias e a busca por programas de fidelidade

Inflação impulsiona marcas próprias e a busca por programas de fidelidade

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.