O cenário do varejo mudou nos últimos anos e o aumento do uso de dispositivos móveis levou as companhias a incrementarem seus serviços e interagirem mais com os consumidores. O formato multicanal para o relacionamento com os clientes evoluiu para o omnichannel, que faz a integração da presença no online e offline.
A fim de acompanhar as movimentações do varejo, o AJ.LABS (Núcleo de Inovação e Experimentação da empresa Almeida Junior, que tem seis shopping centers em Santa Catarina) desenvolveu a SHOPPromo, uma plataforma que funciona dentro do APP Almeida Junior. Nela, são divulgadas as promoções dos shoppings da rede, o cliente pode reservar o produto desejado no celular e finalizar a compra na loja física. O resultado tem sido positivo: o índice de conversões chega a 26%. A plataforma já recebeu mais de 60 mil cadastros.
O AJ.LABS firmou uma parceria com uma empresa da região do Vale do Silício especializada em análise de redes sociais. Através da solução será possível verificar o comportamento online dos clientes dentro dos shoppings. Na prática, isso significa que a partir de uma análise estratégica de dados, será possível um envolvimento personalizado com o cliente, baseado em seu comportamento no ambiente online, desencadeando assim uma experiência única para o consumidor e gerando inteligência para o negócio. Além dos dados provenientes das redes sociais, é possível cruzar informações de outras origens, como o mapa de calor de mall – já em utilização – e que irão melhorar a precisão e direcionamento das ações de ativação.
“Entender este novo consumidor que transita muito rápido do meio físico para o virtual ou vice-versa é fundamental para proporcionar uma experiência positiva a ele”, comentou Esdras Floriani Holderbaum, Gerente Corporativo de TI da Almeida Junior e head do núcleo de inovação AJ.LABS.
O núcleo tem interagido com o ecossistema de startups e realizou reuniões com 25 empresas catarinenses que têm iniciativas voltadas para o varejo e operações de shopping centers. Um exemplo é a Reviewr, empresa que analisa os dados extraídos das avaliações no ambiente virtual para aplicá-los na melhoria da reputação online e do relacionamento com os consumidores.
“Não podemos mais ficar restritos ao ambiente físico. O consumidor está em busca de novas experiências, está conectado o tempo todo e precisamos saber usar estes canais para ampliar o nosso relacionamento”, disse Monique Campos, superintendente de marketing corporativo da Almeida Junior.
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