Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Novas dimensões no Franchising

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Quando uma empresa como Google elege o franchising como uma de suas estratégias de expansão de negócios, assim como Procter & Gamble, Unilever, Nestlé, Casino, Carrefour, X5 (maior grupo varejista de origem russa), e corporações na Austrália, Índia, países do Oriente Médio e Ásia, a ideia do franchising como algo que envolve detentores de marcas e conceitos de negócios atuando junto a franqueados individuais, deve ser revista.

Existe uma nova dimensão global para o Franchising que está muito adiante da ideia original de detentores de marcas se relacionando com operadores individuais, agora se transformou em algo muito mais ambicioso onde corporações são formadas para operar franquias de marcas em escala, no mínimo internacionais, como é o caso de Arcos Dorados, operador McDonald’s na América Latina, ou Alsea, franqueado de diversas marcas também na América Latina, dentre elas Starbuck’s, Cheesecake Factory, Friday’s e PF Chang’s. Da mesma forma, corporações como o grupo Casino ou Carrefour, também operam negócios com marcas franqueadas, diversificando seu portfólio de negócios.

Em todos os casos a premissa é o conhecimento relevante sobre mercados e negócios setoriais, que permitem a criação de novas oportunidades e conseguem escala para melhorar o desempenho geral.

Tome-se também como exemplo o grupo Alshaya com sede no Kuwait, que opera mais de 70 marcas internacionais em áreas como o Oriente Médio, Norte da África, Europa, Turquia e Rússia, com mais de 36 mil funcionários, uma corporação global que tem no modelo de franchising sua base de atuação, sendo ao mesmo tempo franqueado e franqueador.

O mesmo a situação da rede de conveniência 7 Eleven que teve o seu controle global comprado pelo franqueado japonês e que se tornou a maior rede mundial com mais de 32 mil lojas em todo o mundo.

Nesse contexto, o Brasil tem sido alvo da atuação  mais cautelosa  de grupos franqueadores externos, como é o caso de Arcos Dorados, IMC e Alsea, ao invés da criação de grupos de origem nacional expressivos que multiplicam bandeiras e marcas a partir de seu conhecimento das estratégias, práticas e modelos de negócios. Dentre esses se destacam O Boticário, com sua recente ampliação de marcas e negócios, BFFC, que a partir das operações de Bob’s vem incorporando novas marcas e conceitos, como KFC, Pizza Hut, Doggis e, mais recentemente Yoggi.

Também merecem registro as operações da Brasil Franchising, que opera diversas marcas como Livrarias Nobel e outras como a Rede Serviços do Futuro, operadora de diversas marcas nas áreas de serviços, como sapatarias, chaves, costura e lavanderia.

A avançada regulamentação envolvendo os negócios de franchising no Brasil, que pode ser considerada uma das mais avançadas e equilibradas no mundo, é um primeiro elemento importante para a continuidade no desenvolvimento do setor, assim como a maturidade que já se vive no Brasil, em boa parte desenvolvida pelo trabalho pioneiro da ABF – Associação Brasileira de Franchising e as consultorias e prestadores de serviços que atuam no setor, o que coloca o país como gerador de benchmarks globais.

A recente entrada de grupos financeiros, nacionais e internacionais, em negócios de franchising, como BTG, Advent, Carlyle e outros, desenha uma nova e importante realidade, trazendo ainda mais investimentos, profissionalismo e maturidade ao setor, e redesenhando a realidade futura do setor de Franchising no Brasil em tudo contribuindo para sua mais rápida evolução, desenvolvimento e aumento de sua participação na economia brasileira o que deveria, necessariamente, ser complementado com uma postura mais ativa na exportação de marcas e conceitos brasileiros para o mercado global.

Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

A impressionante expansão do Franchising

Próxima Postagem

Desafios no caminho do Omnichannel

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda
Artigos

Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda

7 de maio de 2025
Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios
Artigos

Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios

7 de maio de 2025
O labirinto do crescimento
Artigos

O labirinto do crescimento

6 de maio de 2025
Os serviços transformam e redesenham o varejo do futuro
Artigos

Os serviços transformam e redesenham o varejo do futuro

5 de maio de 2025
Bem-estar no centro do consumo: 10 tendências que o varejo alimentar precisa acompanhar
Artigos

Bem-estar no centro do consumo: 10 tendências que o varejo alimentar precisa acompanhar

2 de maio de 2025
Próxima Postagem

Desafios no caminho do Omnichannel

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.