Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mind the Gap

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
25 de março de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

O Brasil tem pressa. E tem um compromisso com o futuro em nome das novas gerações.

Um balanço realista das duas últimas décadas mostra que evoluímos em alguns temas importantes, mas “involuímos” em muitos outros, especialmente no que diz respeito a aspectos sociais, políticos, tributários, na modernização do Estado e da gestão pública.

Mesmo com avanços importantes tendo sido implementados, em temas estruturais, sociais, econômicos e tecnológicos, é inegável que a distância que nos separa das economias mais maduras e desenvolvidas ampliou-se nessas últimas duas décadas. Somos uma das dez maiores economias do mundo, mas com performance deplorável em muitos aspectos críticos, especialmente na área social.

Mind the Gap, talvez seja o chamado do momento.

A distância entre o que somos, o que podemos e devemos ser com o que acontece em outras economias deve ser o emulador de um outro comportamento e, acima de tudo, uma outra atitude, especialmente do setor empresarial.

Necessário repensar tudo que tem acontecido pois, em boa parte, o que hoje temos, e o gap que se ampliou, se deve ao equívoco de nossas próprias opções e escolhas e pelo distanciamento empresarial dos grandes temas nacionais.

Este setor concentrou esforços em crescer, desenvolver, gerar empregos e renda. Que é como entendia seu papel na sociedade. E delegou a estratégia e os grandes temas nacionais para outras esferas do setor público.

Devemos reconhecer que foi um erro.

Que já começou a ser sanado, considerando a renovação precipitada nas últimas eleições e o surgimento dos governantes-empresários ou, se preferirem, empresários-governantes.

Aqueles que abrem mão do conforto do gozo das conquistas empresariais para oferecerem uma contribuição de outra magnitude para o país.

Em nosso evento este ano nos concentramos na percepção da ampliação do gap mas, ao mesmo tempo, buscamos mostrar e debater as estratégias que permitem que o setor de comércio e varejo, de forma ampla, possa contribuir ainda mais para a transformação estrutural do país.

Compartilhamos estratégias vencedoras e melhores práticas, nos inspiramos com líderes que inspiram outros líderes e, principalmente, nos sensibilizamos para a missão indelegável de ampliarmos nosso papel na transformação do Brasil e, para isso,  trouxemos também a discussão dos grandes temas nacionais, em especial os mais emergenciais, para não dizer fundamentais, como a reforma do Estado e da Previdência.

Imaginamos que saímos todos mais sensibilizados com relação ao gaps que temos obrigação de tentar reduzir mas também mais comprometidos com o presente e o futuro, em boa parte inspirados por aqueles que se comprometeram com a viabilização dessas soluções para o Brasil.

Como todos os anteriores, esperamos que este 7º Fórum LIDE do Varejo tenha sido marcante para todos os participantes pela inspiração compartilhada, pela sensibilização sobre as oportunidades existentes, pelos desafios a serem superados mas, acima de tudo, pela consciência solidária sobre nosso papel decisivo em todo o processo transformador.

Feliz ou infelizmente, na realidade atual, cada dia fica mais claro que só se construirá o país que queremos com a decisiva participação do setor empresarial conciliando sua visão estratégica global e sua permanente vocação para gerar, renda, emprego, resultados e crescimento, com decisivo e direto envolvimento nos grandes temas nacionais.

E que este seja um chamamento a um maior e consciente engajamento.

Temos que estar mais seguros sobre nossas vocações e inúmeras virtudes, mas também sobre os inegáveis gaps internos e externos, entender a dimensão, amplitude e velocidade das mudanças e, acima de tudo, que também cabe a nós transformar essa realidade.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

GPA lança aplicativo James Delivery em São Paulo

Próxima Postagem

Lindt inaugura pop-up store para Páscoa

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público
Foodservice

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas
Artigos

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo
Varejo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice
Artigos

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Lindt inaugura pop-up store para Páscoa

Lindt inaugura pop-up store para Páscoa

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile