Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Eficiência e Produtividade já

Redação de Redação
4 de agosto de 2014
no Artigos, Destaque do dia, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 5 minutos
Tudo indica que os momentos de bonança vividos pelo consumo no Brasil estão perto do fim. O período de forte crescimento estimulado pela ampliação do mercado interno marcou os últimos anos pela conjugação de melhoria da renda das famílias, emprego, crédito e confiança do consumidor e proporcionou a mais importante transformação da estrutura socioeconômica do mercado com a incorporação de mais 40 milhões de brasileiros à classe média.
 
A verdadeira transformação do consumo não ocorreu exclusivamente por estímulos fiscais ou tributários mas foi decorrente da transformação estrutural do mercado. Porém é preciso reconhecer que nada de relevante deverá acontecer nos próximos seis meses.
 
Sem importantes ajustes macro econômicos e, portanto, o potencial para continuidade de crescimento futuro está muito limitado. Esse cenário já vinha se desenhando desde o ano passado e se considerou que a Copa do Mundo pudesse contribuir decisivamente para uma mudança dessas perspectivas.
 
Por conta de investimentos diretos em alguns setores de fato houveram alguns benefícios expressivos mas, passado esse período e na entressafra que ficará entre a Copa e o resultado das eleições associado com o efeito prático de medidas que possam ser implantadas, teremos um tempo em que o consumo vai andar de lado, impactando o comportamento do consumidor, as vendas no varejo e as decisões de novos investimentos.
 
Período de “banho-maria” na economia brasileira
 
Em termos muito práticos nesse período as empresas não contarão com vento à favor e em alguns segmentos devem considerar a perspectiva do vento contra num quadro agravado pela baixa confiança geral do mercado, a reticente inflação e o aperto no crédito precipitado, principalmente, pelos bancos privados nacionais, ante o temor de aumento da inadimplência.
 
Sem considerarmos a “argentinização” da inflação brasileira cujos índices parecem não representar exatamente a realidade do aumento dos preços aos consumidores, o que agrava a confiança e o próprio consumo, em especial nos segmentos de menor poder aquisitivo.
 
O resultado é o necessário ajuste de velas para navegar com maiores dificuldades e menor velocidade. Como parte desse processo muitas empresas já começaram a revisão das projeções futuras de vendas e a promoção de ajustes em suas estruturas, redução ou maior cautela nos investimentos e igualmente a renegociação de volumes de compras e prazos de pagamentos num processo que, inevitavelmente, só tende a agravar os sintomas percebidos. Mas que não podem ser protelados ou ignorados.
 
O lado mais claro de toda essa situação é a absoluta prioridade em privilegiar tudo o que possa significar melhoria de Eficiência e Produtividade nas operações atuais.
 
Especialmente para os operadores varejistas e seus fornecedores de produtos e serviços o momento é de rever operações de lojas, centros de distribuição, ecommerce, comunicação, promoção, propaganda, preços e condições praticadas, fluxo de caixa, relações com fornecedores, logística e abastecimento, rotação de estoques, análise e concessão de crédito, enfim, rigorosamente tudo.
 
A ênfase que predominou no passado recente de privilegiar a expansão, o crescimentos e a incorporação de novos segmentos e regiões baseado no aumento da participação de mercado foi substituída pela busca da eficiência e produtividade, mesmo que com eventual sacrifício da participação.
 
De forma estruturada porém profunda e ampla é tempo de repensar tudo e até que um eventual novo ciclo econômico se inicie os negócios de forma geral, mas especialmente os ligados ao consumo, precisarão fazer um mergulho para buscar alternativas para encontrar respostas e resultados em suas próprias realidades já que não poderão contar com o estímulo do mercado.
 
O lado positivo de momentos como esses é que sempre se descobre que é possível fazer mais com menos incorporando a mesma lógica predominante no comportamento dos consumidores que também querem cada vez mais por menos.
 
Nota: Alinhado com o momento que vive o mercado, a 17a edição do Fórum de Varejo da América Latina, realizado pela GS&MD – Gouvêa de Souza nos dias 26 e 27 de Agosto no auditório da Fecomércio em São Paulo, terá com tema central a busca da Eficiência e Produtividade no setor. Acesse o programa completo através do site www.forumdevarejo.com.br.
Por Marcos Gouvêa de Souza,  fundador e diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.
Postagem anterior

Como fazer uma comunicação eficaz nas redes de franquias

Próxima Postagem

Dia dos Pais: pesquisa aponta que 61% dos internautas pretendem comprar presente

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem

Dia dos Pais: pesquisa aponta que 61% dos internautas pretendem comprar presente

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.