Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Alta Performance nas Cadeias de Valor

Redação de Redação
1 de dezembro de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

O Brasil vive um momento marcado pelo início de um novo período presidencial e com generalizadas e cautelosas expectativas sobre os impactos no desenvolvimento dos negócios, que virão dos necessários e inadiáveis ajustes que serão feitos na economia.

Em uma perspectiva mais estratégica, é reconhecido que o consumo foi a base do ciclo de desenvolvimento recente e pode ser ainda expandido porém, é necessária a busca de formas de incentivo a determinadas áreas industriais que por força do pressão global associada com aspectos internos, perderam capacidade competitiva com reflexos no crescimento e no emprego do setor.

O varejo pode assumir maiores compromissos e responsabilidades com o futuro do país, ciente das responsabilidades inerentes ao setor que teve o maior crescimento recente do emprego na área privada do país e que se mostra competitivo dentro do cenário global por conta de suas próprias características e por ter focado a busca da alta performance nesse período recente.

Esse desejo de ampliar sua responsabilidade deve ser traduzido na proposta do varejo de ser agente de transformação estrutural do mercado disseminando ideias e práticas de alta performance para toda a cadeia de valor.

A característica do varejo global ser um setor sob constante pressão por conta de consumidores cada vez mais informados e instrumentalizados para obter mais por menos faz com que, em todo mundo, o segmento de distribuição e as maiores corporações globais varejistas estejam assumindo um papel mais relevante e estratégico.

Essa relevância se traduz no aumento de sua participação na economia e na multiplicação de negócios a partir do varejo incluindo novos formatos e bandeiras, a expansão do comércio eletrônico, a incorporação de mais serviços, a expansão de negócios na área financeira, o crescimento da participação das marcas próprias e a ampliação dos mercados globais em que atuam as maiores corporações.

Esse protagonismo estratégico do varejo contribui para o processo em que as marcas e indústrias de consumo evoluem para a criação de negócios no setor, expandindo e integrando atividades como é o caso de empresas no mundo todo que passaram a atuar em novos modelos envolvendo a operação de varejo tais como Apple, Nespresso, Procter & Gamble, Nestlé, Nike, Samsung, Ralph Lauren, só para citar algumas, e mais especificamente, todas os fabricantes dos segmentos de carros, motos e do setor de luxo.

No Brasil não é diferente pois muitos segmentos industriais de consumo se reinventaram estrategicamente ao encontraram na operação de varejo o caminho para serem competitivos e gerarem diferenciações relevantes perante o consumidor, sendo particularmente importante nos setores de eletrônicos, móveis, eletrodomésticos, vestuário, moda e calçados, mas também avançando para alguns segmentos de alimentação e bebidas.

Esse processo de integração da Cadeias de Valor em busca de Alta Performance pode ocorrer a partir das indústrias e das marcas ou a partir do varejo.

Quando ocorre a partir das indústrias e das marcas está normalmente associado a uma opção estratégica sobre a importância na internalização da visão, desejos e demandas dos consumidores no negócio industrial e, de forma geral, determina profundas alterações na estrutura e na cultura dessas empresas.

Quando ocorre a partir do varejo, como é o caso do setor de moda, com os conceitos de Fast Fashion, também gera profundas alterações pois é balizada na visão de consumidores que buscam o trinômio produto-preço-diferenciação e toda a cadeia precisa ser repensada para viabilizar a entrega do mais por menos, sendo os exemplos mais eloquentes os que envolveram as marcas do grupo Zara no mercado global e da Riachuelo-Guararapes no Brasil.

Essa visão da transformação estrutural de mercado e negócios é algo que só tenderá a ampliar e diversificar e estamos assistindo a um número cada vez maior de corporações, do lado da indústria e do varejo, em âmbito global ou local, trilhando esse caminho para se manterem competitivas e o moderno varejo brasileiro pode contribuir para a formação de Cadeias de Valor de Alta Performance, integrando de forma virtuosa todo o processo produtivo em busca maior produtividade, eficiência e competitividade nos mercados local e global para produtos, categorias, segmentos, marcas e serviços.

Muito provavelmente esteja nessa constatação, da contribuição do moderno setor varejista brasileiro para o desenvolvimento competitivo das Cadeias de Valor, a próxima missão que o setor se propõe para uma maior uniformidade do desenvolvimento brasileiro.

Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

Black Friday movimentou R$ 316 milhões até as 15h no comércio eletrônico brasileiro. Prazo de entrega é principal entrave.

Próxima Postagem

DESTAQUES DO NRF RETAIL´S BIG SHOW: Uma conversa com o Dr. Ben S. Bernanke, presidente do Federal Reserve dos EUA

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Próxima Postagem

DESTAQUES DO NRF RETAIL´S BIG SHOW: Uma conversa com o Dr. Ben S. Bernanke, presidente do Federal Reserve dos EUA

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.