A Vitamin Shoppe abriu uma “loja de inovação” com 295 metros quadrados em Edgewater, Nova Jersey, e planeja abrir cinco lojas semelhantes até janeiro de 2020. A loja apresenta guias digitais de produtos sob demanda; possibilidade de pagar a compra de qualquer ponto da loja, graças a um checkout móvel aprimorado; uma área para fazer a avaliação de saúde dos clientes, a chamada “Only Me”; uma estação para análise da composição corporal e uma máquina de amostragem de suplementos.
A varejista de suplementos nutricionais instalou na loja uma tela de vídeo LED de 100 polegadas que mostra o conteúdo educacional da marca, além de ter criado o aplicativo comercial Aptos ONE Store para a realização de checkout por meio de iPads e a tecnologia de mapeamento de calor RetailNext, que permite analisar o comportamento dos clientes durante as compras.
A empresa também introduziu recursos para os clientes que vão além da loja física. Os compradores podem fazer assinaturas personalizadas de vitaminas por meio do programa de avaliação e fidelidade Only Me. Os consumidores também podem acessar os nutricionistas da Vitamin Shoppe através de consultas por vídeo, telefone ou em locais selecionados da loja, informou a empresa.
A Vitamin Shoppe não é a única varejista a testar a estratégia de experiência em loja. Outras marcas e varejistas como Samsung, Sephora, CoverGirl e Levi’s, entre muitas outras, lançaram suas próprias unidades experimentais na esperança de atrair consumidores com recursos inovadores.
A medida ocorre depois que a varejista de produtos nutricionais introduziu um modelo de assinatura e correu o risco de declarar falência devido à queda nas vendas e no tráfego. Embora a empresa não esteja mais em risco de falência, de acordo com a análise mais recente dos dados do CreditRiskMonitor, a Vitamin Shoppe registrou um declínio de 7,6% nas vendas e de 7,2% nas mesmas lojas no último trimestre.
O anúncio também ocorre quando outras empresas do setor, como a GNC, estão passando por grandes fechamentos de lojas. Mas o fato de a Vitamin Shoppe estar investindo em cinco lojas experimentais adicionais pode sinalizar que a varejista vê valor em renovar suas operações, tanto na loja quanto online.
“Os novos elementos digitais de nossa loja incentivam os clientes a se envolverem profundamente com nossas ofertas de produtos, bem como com os entusiastas da saúde altamente especializados na loja, para uma experiência omnichannel totalmente integrada”, disse Sharon Leite, CEO da Vitamin Shoppe.
Com informações do site Retail Dive
* Imagem reprodução