As vendas totais do GPA cresceram 9,5% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa vendeu R$ 14,57 bilhões entre julho e setembro de 2019, com destaque para a bandeira de atacarejo Assaí. O momento analisado foi marcado pela evolução da estratégia de expansão e adequação de formatos.
As vendas totais do Assaí somaram R$ 7,587 bilhões no terceiro trimestre, o que representa um aumento de 18,9%. As do segmento multivarejo avançaram 0,8%, para R$ 6,982 bilhões de reais, em ambos os casos na comparação ano a ano.
Cinco lojas da bandeira de atacarejo foram abertas no período e 39 passaram por conversões de Extra Super para Mercado Extra. Além destas, 10 lojas foram fechadas no trimestre para serem transformadas em Compre Bem. Também foi aberta uma unidade Minuto Pão de Açúcar.
“Mais de 10 inaugurações (do Assaí) estão previstas para o quarto trimestre de 2019, adicionando ao redor de 20 novas lojas no ano. A bandeira encerrará 2019 com cerca de 165 lojas”, disse a companhia, acrescentando que outras seis lojas já estão em construção para abrirem em 2020.
No multivarejo, o GPA informou até o final do ano, 20 lojas do Pão de Açúcar serão reformadas, 20 serão convertidas em Mercado Extra e 15 em Compre Bem. Nove lojas do Minuto Pão de Açúcar serão inauguradas.
“A perspectiva de melhor tendência do ambiente de consumo, suportado pela liberação do saque do FGTS e possível concretização das reformas da Previdência e tributária, aliada à continuidade das nossas estratégias, nos deixa confiantes para um quarto trimestre mais promissor”, afirmou Peter Estermann, diretor presidente do GPA.
Na análise de comportamento das vendas mesmas lojas, excluindo o fator calendário, houve alta de 1,7% no desempenho total, com o Assaí mostrando crescimento de 3,2% e o multivarejo registrando acréscimo de 0,3%.
A receita líquida das vendas totais alcançou R$ 13,523 bilhões, expansão de 10,3%, com o Assaí mostrando expansão de 18,4%, para R$ 6,945 bilhões de reais, e o multivarejo registrando elevação de 2,9%, para R$ 6,578 bilhões de reais. Quando observado os dados de vendas mesmas lojas, houve expansão de 1,5% no total, com alta de 3% do Assaí e manutenção das vendas no multivarejo.
Em relação ao comércio eletrônico alimentar, o GPA informou expansão acima de 30%, resultado principalmente do avanço do modelo de entrega Express e Clique & Retire.
As opções ‘Express’ e ‘Clique e Retire’ estão disponíveis em 113 lojas das bandeiras Pão de Açúcar e Extra, sendo que 107 lojas operam ambas as modalidades, e registraram crescimento de vendas duas vezes maior em relação ao mesmo período do ano anterior. A previsão da varejista é que no encerramento do ano mais de 120 lojas terão aderido aos formatos.
O aplicativo de entrega James Delivery está operando em 12 cidades, tendo expandido para Sorocaba, Teresina, Recife, Salvador, Niterói, Rio de Janeiro, Palmas e Campo Grande. De acordo com o GPA, este crescimento está em linha com a perspectiva de expansão planejada até o final de 2020. “Com mais de mil parceiros, a operação já representa cerca de 50% dos pedidos online das 32 lojas onde está presente. No acumulado do ano, James apresenta crescimento acima de 30% mês sobre mês.”
Com informações da Reuters
* Imagem reprodução