Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tailândia: um varejo tão diverso quanto no Brasil – Parte 2

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
2 de dezembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A Tailândia, com seus previstos 41 milhões de visitantes em 2020, é um mercado muito dependente do turismo, especialmente o da China, uma vez que esse fluxo representa perto de 60% da população local que, ao mesmo tempo em que transforma a economia, reconfigura a oferta de produtos, serviços e o varejo.

Por conta disso convive uma oferta plural e diversificada que mescla operações focadas no mercado interno e no turismo de baixa renda, mais básico e quase rudimentar, com outras, destinadas a atender a demanda dos empoderados turistas globais.

Isso é observado nos mercados livres e abertos, populares, com uma oferta variada de especiarias, frutas, cereais, verduras, peixes, carnes, frutos do mar e toda sorte de alimentos, operados em espaços precários e de limpeza e asseio, para dizer o mínimo, duvidosos, ao lado de shoppings com padrão global, onde lojas convencionais de todos os setores, marcas locais ou internacionais, massificadas ou de alto luxo, dividem área com inúmeras operações de foodservice e mais carros Porsche, Rolls Royce e BMW. Tudo junto e misturado.

Como país asiático, a tradição da alimentação fora do lar, como na China, Coreia e outros, é superior a dos países ocidentais fazendo com que haja uma oferta massiva de alternativas que vão dos alimentos prontos preparados e prontos para consumir nesses mercados populares, cuja higiene gera naturais preocupações, às operações mais formais e estruturadas das redes locais e internacionais que atuam no setor. E entre elas todas as mais importantes globais estão presentes no mercado, de McDonald’s e Burger King a Starbucks, dividindo a impressionante oferta de alternativas com redes e operações locais.

Mas a maior oferta está concentrada nas redes de lojas de conveniência, que é a base principal do varejo moderno na Tailândia, que reúne marcas como 7 Eleven, com mais de 11 mil lojas e mais Tesco Lotus, Family Mart e outras.

Diferente do Brasil, as lojas de conveniência, na maior parte fora de postos de combustíveis, substituem lá os supermercados tradicionais, hipermercados e cash and carry, que são em muito menor número. Sua oferta envolve o tradicional de uma conveniência, porém com forte presença de alimentos prontos para consumir.

Outro ponto de destaque no mercado da Tailândia é o boom de desenvolvimento imobiliário com a construção de novos prédios, shoppings, centros empresariais, edifícios residenciais, ao lado de operações e construções tradicionais e populares, especialmente em Bangkok, redesenhando esta e outras cidades, pela conversão de construções antigas e tradicionais em modernas operações comerciais e de hotelaria.

O e-commerce em termos de participação nas vendas totais do varejo é ainda bastante baixo, inferior ao do Brasil, porém com forte crescimento, em especial por conta do aumento da oferta pelas alianças entre ecossistemas chineses, como Alibaba e Tencent.

No ano passado, a Tencent uniu-se ao Central Group, um dos principais grupos varejistas locais, para criar a JD Central e com isso ampliam as alternativas, ainda que a complexidade logística na Tailândia seja similar àquela encontrada no Brasil.

É inegável e marcante a profunda transformação que acontece no mercado da Tailândia como resultado de uma conjugação de fatores que inclui o elevado crescimento econômico padrão Ásia, combinado com o amadurecimento da população, em boa parte exposta à visitação de 38 milhões de turistas, como deverá acontecer neste ano de 2019, além da diversidade e atualidade da oferta em termos de equipamentos, estruturas, práticas e a crescente oferta de marcas de produtos, redes de lojas e serviços globais que chegaram ao mercado em busca de uma maior participação nesse crescimento econômico.

Essa mescla do tradicional, simples, autêntico e básico da cultura local, num país de regime estável e monárquico, dominado pela religião budista e que nunca foi colonizado por ocidentais, como fazem questão de destacar, com o novo, exuberante, marcante e moderno do que de mais avançado acontece no Ocidente e na Ásia, desenha a realidade atual da Tailândia, que tanto interesse desperta a ponto de se tornar um dos principais destinos turísticos mundiais, reconfigurando também, o mercado, o consumo, o varejo e os serviços.

NOTA: Esse é o segundo e último artigo sobre o mercado da Tailândia, dentro da série “O mundo do varejo e o varejo do mundo”.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Esporte brasileiro precisa de medidas governamentais e de governança

Próxima Postagem

Consumo de alimentos orgânicos cresce no Brasil

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Consumo de alimentos orgânicos cresce no Brasil

Consumo de alimentos orgânicos cresce no Brasil

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.