As mídias sociais também são grandes plataformas de conteúdo esportivo. Pitter Rodriguez, gerente de Parcerias de Esportes do Facebook no Brasil, foi o convidado do Summit Sportlab para falar deste assunto. Ele fez a apresentação “Facebook Watch: consumo de vídeo social”, em que falou sobre a nova plataforma de vídeos da empresa, que permite que várias pessoas assistam e comentem vídeos ao mesmo tempo.
O executivo destacou que a interação é muito importante para o fã do esporte e as mídias sociais permitem esta interação. O Facebook possui apenas no Brasil 130 milhões de usuários. São 2,4 bilhões no mundo. Estes números demonstram o enorme alcance que a rede possui.
De acordo com levantamento da empresa, 700 milhões de pessoas são fãs de esportes, considerando os usuários que interagem com páginas de clubes e esportes. Esta interação com páginas esportivas vem crescendo, considerando clubes, influenciadores e canais esportivos.
“Cada vez mais as pessoas estão usando o Facebook não apenas como uma página de conteúdo, mas interagindo mais. E este é o nosso desejo, explorar todo este potencial de interação”, disse Rodriguez.
O executivo contou que acompanhava os resultados das partidas de futebol no Fantástico e o Mesa Redonda da TV Gazeta: “Ficava ali tenso em como ia ser o dia seguinte na escola, as brincadeiras quando meu time perdia”.
Mas esta forma de acompanhar esportes mudou. As pessoas querem consumir o conteúdo rapidamente, muitas vezes assistindo apenas a trechos de partidas e não ao jogo inteiro. “Hoje meu filho de 13 anos zoa e é zoado pelo WhatsApp, na hora do jogo”, explicou.
De acordo com o executivo, o Facebook tem como objetivo “dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar pessoas. É uma missão difícil em um mundo polarizado como o de hoje, mas nada mais natural do que usar o esporte para isso”.
O Facebook Watch permite que várias pessoas assistam a vídeos e interajam ao mesmo tempo. “No jogo Real Madrid e Barcelona da Champions League da fase de grupos, batemos um recorde. Foram mais de 500 mil pessoas assistindo ao jogo simultaneamente. Foi o numero mais alto de audiência para um jogo da fase dos grupos”, contou Rodriguez.
As interações também estão mudando. O Facebook está unindo as interações para a mesma tela dos vídeos, dando mais imediatismo para as conversas e ações online. “São 140 milhões de pessoas que já usam o Facebook Watch e elas passam em média 26 minutos por dia vendo estes conteúdos”, contou Rodriguez.
A plataforma também tem séries exclusivas com conteúdo esportivo, por exemplo, a “Até eu Faria”, com a dupla Fred e Chicungunha, em que eles premiam pessoas que conseguem reproduzir gols históricos e a “Reis da Rua”, de Zé Roberto, que fala sobre as diferentes modalidades de futebol de rua.
Imagem: Mateus Souto/R1