Líderes de duas startups inovadoras de varejo subiram ao palco do NRF Retail’s Big Show para oferecer exibições muito diferentes – e divertidas – do futuro do varejo experimental.
A NTWRK é uma atualização chamativa sobre o conceito de redes de compras domésticas como QVC e HSN, voltadas para os consumidores millenials e da geração Z. A plataforma móvel usa convidados famosos (pense no rapper Travis Scott e no ator Jonah Hill), produtos exclusivos oferecidos por tempo limitado e streaming de conteúdo de vídeo e mídia social para criar episódios de compras transmitidos ao vivo todos os dias para dispositivos móveis. Um exemplo recente: um episódio contou com a estrela da NFL Odell Beckham Jr., lançando seu novo Nike Air Force 1 Utility no NTWRK antes de ele estar disponível nas lojas.
“Queremos quase programar nosso canal como um canal de televisão linear – sintonize por um determinado dia uma vertical ou categoria que você gosta, em vez de buscar todos os dias a mesma categoria”, disse Aaron Levant, CEO da NTWRK.
A plataforma com um ano de idade já se tornou um formato comprovado para uma nova geração. Os investidores incluem pessoas e marcas de destaque, como Jimmy Iovine, Lebron James e Drake, além de Footlocker e Live Nation Entertainment.
A mistura de conteúdo e comércio cria uma compra completamente perfeita – “veja agora, compre agora”, disse Levant, com taxas de conversão de 5 a 15% do total de visualizações para o público, em comparação com a taxa do comércio eletrônico tradicional, de 1,5 a 2,5%.
“Acreditamos que estamos construindo um modelo mais consistente e mais novo para o futuro, com o qual as marcas possam se engajar e que fica entre o orçamento de marketing e as aspirações de atacado”, disse Levant.
No extremo oposto do espectro do entretenimento de varejo: o CEO da Camp, Ben Kaufman, quer que as famílias se afastem das telas e vão a uma de suas lojas de brinquedos que combinam compras e brincadeiras para toda a família.
A Camp é uma rede de lojas permanentes com experiências temáticas rotativas. Cada loja – há três localizadas na cidade de Nova York, uma em Norwalk, Connecticut e uma em Dallas – parece uma loja de brinquedos tradicional e antiquada na superfície.
Mas as lojas têm uma “porta mágica” que leva os clientes através de um túnel a uma experiência rotativa que muda em períodos de oito a 12 semanas, disse Kaufman. “É baseado em temas. Nós vendemos brinquedos, presentes, roupas. Toda superfície é uma mistura de tema e produto.”
Os temas incluem o Base Camp, que possui produtos e atividades que lembram um acampamento de verão tradicional, o Travel Camp, o Cooking Camp e a experiência atual de férias, o Toy Lab Camp.
Kaufman disse que existem três componentes no modelo de negócios: vender produtos, vender ingressos para experiências como shows de mágica e concertos e oferecer patrocínios que permitam às marcas contar suas histórias.
“Fazer parte da programação de uma família é uma grande oportunidade”, disse Kaufman. “Acreditamos que podemos construir uma marca duradoura e, se você fizer isso da maneira certa, poderá criar uma marca em que as crianças que estão sendo trazidas para a Camp hoje crescerão e irão querer levar seus próprios filhos para a Camp”.
Com informações da NRF
* Imagem divulgação NRF