Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mentalidade de Startup

Jean Rebetez de Jean Rebetez
11 de fevereiro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Laboratório de varejo do Walmart em Nova York

Laboratório de varejo do Walmart em Nova York

Nesta última quinta-feira (6) tive a oportunidade de palestrar no evento da GS&MD Gouvêa de Souza, o Retail Trends, onde, conjuntamente com outros consultores e convidados apresentamos as 10 tendências mais relevantes observadas no NRF Retail’s Big Show 2020, em Nova Iorque.

A tendência que tive a oportunidade de expor foi uma das mais relevantes no cenário atual, Mentalidade de Startup.

E por que mais relevante? Simples assim, em um mundo MU-VUCA, (Significativo (meaningful), Universal, Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) somente com muita agilidade, resiliência, objetividade e propósito se ganha o jogo!

Como esse cenário impacta o varejo? De forma direta a tal ponto que o varejo se encontra em estado BETA! Ou seja, aquele estado não finalizado e sempre em evolução. Com esse novo varejo em estado Beta precisamos assumir o “mindset” de startup.

E como lidamos com isso? Para tanto, trago um conceito que fui capturar lá na área de humanas – “Lifelong Learning” ou seja aprender e reaprender continuamente, a vida toda.

E o consumidor, a quantas anda? Cada vez mais com as expectativas em alta e acelerada. A régua definitivamente subiu! Hoje nossos clientes esperam a facilidade do UBER, a rapidez do iFood e o storytelling da Louis Vuiton, tudo isso a um custo da PERNAMBUCANAS!

Trago aqui cinco ideias que norteiam esse novo consumidor e o contexto atual do varejo, são elas:

  • Ponto de Venda Mágico: as pessoas esperam que as lojas sejam um ponto de experiência completa;
  • Varejo profundo: em 2020, marcas inteligentes conhecem seus clientes mais que eles próprios;
  • Cultura: a cultura da sua empresa é a sua marca. Faça mais para desenvolver seus colaboradores: eles representam a sua empresa;
  • A-Commerce: da descoberta à entrega, as marcas estão cada vez mais automatizadas, sem fricção;
  • Marketing: marketing inclusivo não é mais suficiente, hora de reimaginarmos tudo que estamos fazendo sobre a verdadeira diversidade dentro e fora da organização.

Para dar conta disso tudo o varejo encontrou nos Labs (Laboratórios) uma forma estruturada de buscar Inovação.

A partir de uma mentalidade de startup, ágil e focada no que é fundamental e que prevê uma integração interdisciplinar para novas ideias, as empresas estão trabalhando cada vez mais os Labs.  Alguns ótimos exemplos destes Labs que vimos nesta edição do NRF foram os cases do Walmart, gigante que está reaprendendo a varejar… Eles no início de 2019 inauguraram o IRL (Inteligent Retail Lab) onde testam iniciativas que visam eficiência operacional, tais como Inteligência Artificial para reposição de produtos, Arrumação de Loja, reposição de mercadorias, inventários etc.

Outro “case” muito interessante apresentado por lá foi da H&M-Japan-Harajuku, onde conjuntamente com  a Lucasfilm da saga Starwars, realizaram o H&M- Design Print Experience, onde acreditam que no futuro esse novo modelo de negócio permitirá ser mais sustentável, evitando o excesso de produção e criando produtos significativos que serão amados pelos seus clientes.

Mas, não só fora do Brasil encontramos Labs que estão revolucionando o varejo e ajudando o varejo a se reinventar. Aqui bem pertinho da gente e bem brasileira, a Alpargatas acaba de inaugurar a Havaianas Lab no shopping Iguatemi, projeto que estamos apoiando.

Neste laboratório a empresa tem como missão entender profundamente o público mais jovem e sua jornada, vale uma visita!

A partir da nossa experiência acumulada em projetos desta natureza, elenco alguns pontos fundamentais para o desenvolvimento do conceito:

  • Definir qual é o papel do Lab para sua empresa
  • Definir o modelo de governança
  • Garantir que todas as áreas estejam envolvidas
  • Definir regras e os processos operacionais

Afinal os Labs precisam de autonomia para serem diferentes, porém devem ser integradas! Não é uma pop-up!

Finalizo aqui com o que realmente acredito sobre esse modelo de laboratórios. O futuro é um lugar que estamos construindo e não um lugar que estamos indo!

NOTA: A GS&Consult, consultoria de negócios do grupo Gouvêa de Souza atua da Estratégia a operação. Na consultoria adotamos o modelo “agile” de atuar e entregar nossos projetos. Através de “sprints” pré-determinados e validação com nossos clientes a cada etapa, considerando a volatilidade do mercado e novas demandas, cada projeto evolui se adequando ao mercado até a entrega final totalmente aderente as necessidades do negócio.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Vendas para o carnaval podem crescer 5%

Próxima Postagem

Simon Property Group comprará Taubman Centers em acordo bilionário

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
Simon Property Group comprará Taubman Centers em acordo bilionário

Simon Property Group comprará Taubman Centers em acordo bilionário

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.