Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

#Coronavírus l Varejo e Consumo: cautela e prevenção sem pânico ou histeria

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
9 de março de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Covid-19

Não dá para fugir ao tema em tempos do COVID-19. Especialmente porque o assunto tomou proporções tais que domina as conversas reais ou virtuais. E traz consequências para além do indesejável.

Não vamos repetir o óbvio que tem sido exposto à exaustão. O vírus gerado na China tem alto grau de disseminação, porém com nível de letalidade muito inferior aos anteriores, a SARS e a gripe aviária. E essa letalidade, por razões óbvias é maior para pacientes de maior faixa etária e com alguma forma de fragilidade física. E sua propagação ocorre com maior incidência em temperaturas mais baixas, já que tem menor resistência ao calor.

Mas o que temos assistido nas últimas semanas é uma escalada sem precedentes, para o bem ou para o mal, de ações, reações, manifestações e decisões, que tornaram o vírus responsável por brutal impacto na economia e no comportamento das pessoas e da sociedade. Para o bem, pois sensibiliza e gera cautela e ações de prevenção. Para o mal, pois cria um clima de pânico e histeria que trava muita coisa e para muito além do que o necessário.

E de fato é muito difícil neste momento estabelecer os limites e fronteiras entre bom senso, cautela, prevenção, pânico e histeria. Ficou tudo muito fluído e volátil e propor o caminho do equilíbrio e bom senso com profunda análise de todos os fatores, não exacerbando reações, mas não minimizando consequências, está realmente difícil.

Virou uma guerra e, como se sabe, na guerra a primeira vítima é a verdade, especialmente quando a arma digital é usada indiscriminadamente.

A ninguém é dado o direito de ser insensível ao tema, às necessárias cautelas e ações de prevenção e subestimar os riscos envolvidos. Mas daí a travar o mundo como estamos assistindo vai uma importante distância.

Os males já estão gerados e estão entre nós. Mas, como sabemos em situações como essa sempre existe um aproveitamento econômico e financeiro por quem pode se aproveitar. Uma análise, tangenciando ao singelo, indicaria que as reações estão desproporcionais aos fatos estatísticos, para os que consideram analisar tudo à luz dos números. Mas é fácil analisar quando ainda não se tem alguém próximo diretamente afetado pelo problema.

Mas não se pode negar que tudo isso torna o jogo muito mais complexo e só os muito preparados, informados e instrumentalizados conseguem ganhar. Ou no limite, perder menos.

A realidade aí está. Já estamos vivendo uma recessão econômica por conta do COVID-19 cujas dimensões, consequências, duração e extensão tornaram-se, de fato, neste momento um exercício de quiromancia. As reações geram mais reações que exponenciam outras reações numa escalada cujo ponto de inflexão em sua curva de crescimento ocorre no momento que o grau de crescimento real estabiliza com tendência de queda e o tema perde interesse mediático.

Na China, como referência, isso teria acontecido num período em torno de três meses influenciado pela variação climática sazonal. Nos demais países do hemisfério norte, às vésperas do período mais quente, pode ter comportamento diferente, dependendo das ações de prevenção.

Especificamente no consumo e no varejo determinadas categorias e produtos serão beneficiados, produtos de limpeza, higiene e cuidados pessoais, ou prejudicados, pelas mudanças de hábitos. Lojas físicas e centros comerciais podem ser mais prejudicados, os canais digitais podem ser beneficiados, foodservice, “on premise”, ou no local, pode ser prejudicado, delivery é beneficiado,

Ainda nesse capítulo turismo, viagens, hospitalidade, lazer e eventos são prejudicados enquanto consumo de mídia cresce.

Para agravar um pouco mais todo esse quadro está lançada uma guerra comercial envolvendo os preços de petróleo cujas consequências de curto prazo envolvem a redução valores por barril com fortes impactos, positivos e negativos, na economia de diversos países produtores e consumidores.

Sem falar que no Brasil ainda temos que nos reposicionar com as potenciais consequências, ameaças e oportunidades, geradas pelo Big Bang Financeiro, ou seja, a combinação ao longo de 2020 das mudanças envolvendo Open Banking, Cadastro Positivo, LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, Introdução da Regulamentação dos Pagamentos Dinâmicos, tudo isso num ambiente recém-configurado de Taxas Reais de Juros próximos à zero. Ou negativas.

São muitas emoções.

E tem um outro beneficiário de todo esse processo: haja ansiolítico. Fica a dica!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Fevereiro registra crescimento no varejo paulista

Próxima Postagem

E-commerce: itens de saúde têm aumento expressivo por possível influência do Coronavírus

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
E-commerce coronavírus

E-commerce: itens de saúde têm aumento expressivo por possível influência do Coronavírus

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.