Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

O consumidor e o poder de escolha

Redação de Redação
13 de março de 2015
no Destaque do dia, Entrevistas
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Eli Carlos Vieira*

Consumidor é “aquele que tem, entre outros direitos, o direito à escolha”, disse o presidente norte-americano John Kennedy, em 15 de março 1962. Anos depois, em 1983, essa data e essas palavras inspirariam a criação do Dia do Consumidor.
Para o diretor da GS&AGR, Jean Paul Rebetez, a data é para ser comemorada. Muitos são os desafios, em um cenário em que o cliente não depende mais unicamente da empresa para obter informações.
Confira a visão do consultor sobre o papel desse elemento importante nas relações comerciais.

Mercado & Consumo: O cliente ainda sempre tem razão?
Jean Paul Rebetez: O cliente é “empoderado”, ou seja, ele tem o poder de decisão nas mãos, a escolha. Vivemos numa economia em que o cliente cada vez mais encontra produtos similares a preços similares. Opções não faltam. Se ele não compra aqui, ele vai comprar em outro lugar, com certeza.

M&C: E qual o lado da empresa, diante desse cliente que detém o poder?
JPR: As empresas precisam perceber que esse “empoderamento” gera regras mais rígidas, seja de troca de produtos, ou de conveniência nos serviços a serem oferecidos. As empresas têm de fazer escolhas o tempo todo. No final das contas, elas têm de respeitar a última linha, nessa relação empresa x consumidor. As empresas terão de optar pelos clientes que elas podem ou não atender, conforme suas limitações.
Nenhuma empresa poderá agradar a todos os consumidores. Ela precisa respeitar seu lucro final. Então, em algum momento, apesar do poder do cliente, as empresas também estão escolhendo aquele cliente que querem e podem atender. Se é concedido crédito demais, a marca quebra. Se tiver uma política totalmente flexível, o lucro também não é certo.

M&C: Podemos dizer que o consumidor está mais consciente de seu “papel”?
JPR: O consumidor de hoje tem uma série de conhecimentos, online, off-line. Ele domina o conhecimento, compara e se informa acima do que a gente viu em qualquer geração anterior. Numa geração de consumidores dos 25 aos 50 anos de idade, encontra-se um consumidor que se beneficia por ter um grau maior de estudo, deter mais dinheiro, possuir gosto mais apurado, o que faz dele um cliente mais escolhedor. Hoje podemos identificar novos nichos, que se renovam a cada dia. Temos o “novo rico”, o “novo dinheiro”, a “nova classe C”. São perfis em constante mudança de patamar, atribuindo novos gostos, novo meio de consumir.

M&C: Diante dos diferentes perfis de consumidores, pode-se dizer que há bons e maus clientes? Há um consumidor ideal?

JPR: Não existe consumidor ideal. Todo consumidor é ideal. Antes, era possível analisar o cliente e incluí-lo facilmente em dois ou três estereótipos. Hoje em dia, você não consegue definir esses perfis facilmente. O consumidor será sempre ideal. Sempre terá uma empresa que vai atender a necessidade desses consumidores.
Dentro do próprio consumidor, identificamos vários estereótipos. Uma pessoa pode, por exemplo, delimitar a compra de uma calça jeans a, no máximo, 100 reais. Mas essa mesma pessoa pode optar por não economizar dinheiro ao comprar um relógio 3 mil euros. Um só consumidor faz diversas opções de gasto.

Jean Paul Rebetez, diretor GS&AGR
Jean Paul Rebetez, diretor GS&AGR

M&C: Nessa relação varejista x cliente, há motivos para comemorar o Dia do Consumidor?
JPR: Temos todos os motivos para comemorar, mesmo passando por momentos mais difíceis e menos otimistas, período em que o dinheiro está curto. Mas temos sempre motivos de sobra para festejar. Vários segmentos conseguem se sobressair, mesmo com todas as dificuldades. Empresários brasileiros são heroicos. Para sobreviver a nossa economia, à corrupção nos termos fiscais, essas empresas se lançam no ramo da diversificação. Eles ratificam esses nichos de oportunidades, por meio de pesquisas mais consolidadas, com dados qualitativos, quantitativos, tentando transformar o sonho dos clientes em realidade.

*Eli Carlos Vieira (publicacoes@gsmd.com.br)

Postagem anterior

E-commece de moda Dafiti abre loja-conceito temporária na Rua Oscar Freire

Próxima Postagem

As lojas multiproposta estão se espalhando

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Novas descobertas sobre a síndrome do impostor
Artigos

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Dentalclean chega ao mercado americano com operação na Amazon
E-commerce

Dentalclean chega ao mercado americano com operação no marketplace da Amazon

30 de maio de 2025
Desapegue do ex: Aramis lança ação de doação de peças de ex-parceiros no Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Aramis troca peças de ex por desconto em produtos

30 de maio de 2025
Próxima Postagem

As lojas multiproposta estão se espalhando

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

Atraso em liberação de fundo para aéreas pesou em decisão sobre recuperação judicial, diz Azul

30 de maio de 2025
meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Meliuz fará oferta primária de ações de até R$ 450 milhões para compra de bitcoin

30 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.