Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

É possível salvar o pequeno lojista de shopping centers?

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
23 de julho de 2020
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 3 minutos
É possível salvar o pequeno lojista dos shopping centers?

Durante a pandemia, nada menos que 1,3 milhão de empresas fecharam as portas no Brasil, sendo que 46% delas encerraram suas operações de vez – as demais ainda têm esperança de reabrir à frente, em algum momento. Das que pararam de funcionar em função da pandemia, 99% são de pequeno porte. Os dados são do IBGE e confirmam pesquisa divulgada no mês passado pelo Boa Vista mostrando que cerca de 95% dos pedidos de falência ou recuperação judicial no país, durante essa crise, se referem a pequenas empresas.

Não é à toa que Guilherme Weege, CEO do Grupo Malwee, definiu o momento atual como ‘a crise do pequeno negócio’. Afinal, são os pequenos os que mais sofrem com a falta de receitas provocada pelo fechamento do varejo, a dificuldade de acesso a linhas de crédito e a necessidade de abraçar a omnicanalidade, com evidente sacrifício da margem de venda.

No mundo dos shopping centers o cenário não é diferente. Levantamento realizado alguns anos atrás por Renata Gomes, experiente especialista no setor, revelou que 70% dos lojistas em shopping centers brasileiros possui apenas uma loja. A imensa maioria desses proprietários de uma única operação são pequenos empresários. Quando percorremos centros comerciais Brasil afora fica ainda mais evidente a importância do lojista independente ou pequeno franqueado, seja para completar o tenant mix ou para adicionar cor local à mescla de marcas nacionais e regionais. E são esses os mais expostos aos efeitos da crise, que obriga o varejo a apressar o passo para adequar-se às novas demandas dos consumidores ao mesmo tempo em que fecha a torneira dos recursos necessários para que os pequenos possam evoluir no seu modelo de negócios.

Fica a pergunta: será ainda possível salvar os pequenos lojistas dos shopping centers? Ou seremos obrigados a repaginar os centros comerciais contando com uma quantidade significativamente menor de comerciantes locais? A resposta à essa questão não é simples.

Para começo de conversa, é preciso admitir que parte dos pequenos lojistas dos shoppings não conseguirá mesmo atravessar a crise. Estimativas da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) indicam que de 15 a 20% dos restaurantes independentes ficarão pelo caminho. Em outros segmentos o cenário não é muito melhor.

Por outro lado, os shopping centers seguirão na sua metamorfose, em ritmo acelerado, transformando-se em destino de entretenimento e hospitalidade, repleto de restaurantes agradáveis, operações de lazer e varejistas capazes de proporcionar experiências e fomentar relacionamento, que impulsionarão vendas em múltiplos canais simultaneamente. Essas características aplicam-se a poucos lojistas de pequeno porte. Muitos desses pequenos deverão naturalmente migrar para o comércio de rua, strip malls, polos comerciais em terminais de metrô e ônibus e centros comerciais orientados para valor e conveniência. Como consequência, os shoppings aos poucos ganharão um perfil mais parecido com o dos malls americanos, onde apenas cerca de 10% do mix é ocupado por varejistas locais.

É claro que muitas tentativas de apoiar o pequeno lojista continuarão acontecendo. A indústria tem procurado fazer isso, oferecendo financiamento na composição do estoque e apoio na operação. A Associação Brasileira de Franquias (ABF) tem também demonstrado preocupação em atenuar as dificuldades de franqueadores e, principalmente, franqueados. E redes de shopping centers, como brMalls por exemplo, estão ativamente engajadas na luta pela sobrevivência de seus lojistas de menor porte.

Talvez, entretanto, todas essas iniciativas sejam apenas paliativas, com potencial para simplesmente adiar o que parece inevitável. O futuro dos shopping centers, com tudo o que isso traz de positivo e negativo, passa por uma redução considerável na quantidade de pequenos lojistas e uma concentração maior na participação das redes nacionais e regionais.

Quem viver, verá.

NOTA: A Gouvêa Malls é uma consultoria de negócios e soluções para uma nova geração de centros comerciais planejados. Estamos à sua disposição para conversar sobre reposicionamento de shopping centers e evolução das suas estratégias de negócio. Para marcar uma reunião entre em contato com [email protected].

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Varejo já se prepara para uma Black Friday no ambiente digital

Próxima Postagem

Renata Brasil se junta ao time de Marketing do Itaú para reforçar agenda de transformação

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
RBfoto

Renata Brasil se junta ao time de Marketing do Itaú para reforçar agenda de transformação

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.