O Dafiti Group, com operações na Argentina, Brasil, Chile e Colômbia, divulga seus resultados do segundo trimestre de 2020, de acordo com a publicação do Global Fashion Group (GFG) nesta quinta-feira (20). O GFG é o principal destino de moda e lifestyle na América Latina, CIS, sudeste asiático e ANZ, e empresa controladora da Dafiti.
O Dafiti Group reporta Net Merchandise Value (NMV) de R$867 milhões, em moeda constante, tendo crescido 27% em relação ao mesmo período de 2019. O trimestre também contabilizou um aumento expressivo da base ativa de clientes de 24.2%, de 5.4 milhões em Q2 2019 para 6.7 milhões no mesmo período em 2020, considerando todos os países de atuação do e-commerce na América Latina (Brasil, Argentina, Chile e Colômbia).
Mesmo em um primeiro semestre desafiador para o varejo e e-commerce de moda em todo o mundo, os resultados demonstram o sólido crescimento do Dafiti Group em toda sua região de atuação, firmando-se como maior player de moda nesse período na América Latina.
“Nossa cultura focada em pessoas e nossa mentalidade ágil foram diferenciais para que navegássemos por esse período com um foco claro para toda a empresa, garantindo a saúde e rentabilidade de nossas pessoas e de nosso negócio para crescermos de forma sustentável. Priorizamos projetos que fortaleceram nossa proposta de valor a nossos clientes, com a visão de nos firmarmos como ponto de partida da moda e seguirmos revolucionando o ecossistema em que atuamos.” afirma Philipp Povel, co-fundador e CEO do Dafiti Group.
Segundo Alexandre Machado, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, o crescimento apresentado no período confirma que o consumidor buscou ampliar seus canais de compra durante a pandemia da Covid-19. Reflexo positivo também encontrado em outros segmentos do varejo brasileiro. “O crescimento de base de clientes aliado a introdução de novos sellers na plataforma de marketplace mostrou que foi a combinação perfeita da oferta e demanda. Tudo suportado por ações estruturadas de marketing e melhoria na prestação dos serviços de logística e pós-venda”, avaliou.
Overview Q2 2020
Dentre as iniciativas realizadas pelo e-commerce neste último trimestre, estão ações de impacto direcionadas para seus principais públicos, reforçando a valorização da colaboração e da preocupação com o fortalecimento do ecossistema da moda. Para os funcionários, o Dafiti Group promoveu uma campanha regional de engajamento, focada no afeto e cuidado com os talentos e suas famílias: a empresa instituiu o home office desde as primeiras semanas de março para 100% do time administrativo e SAC em toda a região, e segue com esse modelo de trabalho. Nos centros de distribuição, turnos diferenciados e novos protocolos atendendendo os mais rigorosos standards da OMS e do GFG: distanciamento social desde o transporte até o interior das unidades, medição de temperatura constantemente, distribuição de máscaras e álcool em gel, sessão de fotos dos modelos com acompanhamento virtual e outros procedimentos. Além disso, webinars e outras sessões virtuais para estreitar a interação e benefícios adaptados à nova realidade, como parcerias para terapia e meditação online.
Aos clientes, além de continuar a aposta em um portfólio cada vez mais completo e diversificado para todos os perfis, o Dafiti Group desenvolveu campanhas, em suas três plataformas, que nortearam as comunicações de marketing – da página inicial dos sites às redes sociais, os conteúdos se conectaram com o momento em que todos vivemos e levaram afeto e empatia para a compra online Para Dafiti, o mote “RE_” trouxe reflexão, renovação e ressignificação da crise; para a Tricae, “do limão à limonada”, contribuiu com um olhar otimista e acolhedor aos pais e mães nessa nova rotina de homeschooling e família toda reunida em casa; e a “Konexão K”, da Kanui, instigou os jovens a explorar ideias adaptadas ao momento que os conectasse ainda mais ao mundo digital.
Com a missão de impactar positivamente as comunidades em que está inserido, o Dafiti Group realizou inúmeras ações de responsabilidade social com ONGs e outros atores sociais. Dentre elas, doação de produtos que foram distribuídos em redes hospitalares para pacientes em situação de vulnerabilidade social; à Secretaria de Saúde da Bahia, para qual foram doados mais de 2500 itens entre máscaras e aventais; à Estamparia Social, ONG que transformou camisetas em máscaras para moradores de rua; entrega de moletons, em parceria com o influencer Xaparral, também para moradores de rua, além da união da Dafiti Colômbia com a ABACO (Asociación de Bancos de Alimentos de Colombia), para doação de 17 toneladas de insumos para famílias de regiões severamente afetadas pela COVID-19.
O Dafiti Group avançou também em sua categoria de Marketplace ao criar condições especiais de entrada para pequenos e médios sellers – que ainda não atuavam em ambiente digital – contribuindo para que as marcas se conectassem à milhares de usuários que acessam a plataforma diariamente. Além disso, o serviço Dafiti Envios foi ampliado (solução logística para otimizar a entrega de produtos de Marketplace,em que o controle total está sob gestão do Dafiti Group), a fim de aprimorar ainda mais a experiência dos parceiros e a qualidade de serviço para os clientes. E marcas relevantes no mercado, como Hugo Boss, Olympikus e Under Amour passaram a fazer parte desse portfólio.
Neste segundo semestre, o e-commerce continua inovando cada vez mais, em ser uma plataforma de soluções para parceiros e clientes, com conveniência, portfólio diverso e escalável, e soluções avançadas de tecnologia que vão desde inteligência artificial atrelada a análise de dados, marketing até soluções de armazenamento e logística. É o ponto de partida para a moda em um momento onde o comportamento do consumidor segue em migração para o online.
Para isso, reforça sua aposta na região às vésperas de completar seus 10 anos em 2021, investindo em ampliação de sua infraestrutura com um novo centro de distribuição no Brasil, em Extrema-MG, que está em fase de testes da moderna solução de automação e dos primeiros pedidos; na Colômbia, Chile e Argentina, a modernização e expansão de seus centros aumentarão a capacidade de estoque em mais 70%, além de maior eficiência logística.
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