Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Global Retail Show

Violência contra a mulher também é assunto das empresas, diz Luiza Helena Trajano

Redação de Redação
18 de setembro de 2020
no Global Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

A cada duas horas, uma mulher é assassinada no Brasil. O dado consta do Atlas da Violência 2020, que foi divulgado em agosto, mas traz números de 2018. Neste ano, outras pesquisas já apontam para o aumento da violência contra a mulher por causa da pandemia de Covid-19.

Esse é um assunto que, se ainda não está, precisa entrar de vez no radar das empresas, alerta Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, que reúne mais de 64 mil empresárias.

Durante painel no Global Retail Show 2020, nesta sexta-feira (18), ela contou como decidiu envolver o negócio nessa causa.

“Um dia eu estava ocupada numa gravação e, quando saí, vi que havia três ligações não atendidas no meu celular. Era do nosso chefe de segurança. Liguei de volta e ele disse que a gerente se uma loja, uma mulher de 37 anos, tinha sido morta com um canivete pelo marido em casa. Ela trabalhava há 17 anos na empresa.”

‘Vamos meter a colher’

Luiza Helena percebeu a aflição de familiares e colegas de trabalho que se culpavam por não terem conseguido evitar a tragédia. “Eles perguntavam: como não vi que isso estava acontecendo com ela?”

Foi desse caso que surgiu, na empresa, a campanha “Vamos meter a colher, sim”, em agosto de 2017. Um serviço de denúncia sobre violência doméstica também pode ser acessado pelo aplicativo Magalu. Agora, na pandemia, as redes sociais da marca reforçaram a ferramenta.

“Convido meus colegas a falar sobre a violência contra a mulher. Quando a empresa faz isso, o homem começa a respeitá-la, porque sabe que ela está protegida”, diz Luiza Helena.

Com base na própria experiência, o Magazine Luiza criou uma cartilha com direcionamentos para as empresas interessadas no tema. Sodexo, Avon e Natura são exemplos de companhias que desenvolveram ações.

Mulher se sente segura no trabalho

“A gente sempre achou que a violência fosse uma coisa muito distante da gente. Mas, se existe uma coisa que é democrática, é a violência doméstica. Ela não escolhe classe social”, afirma Elizabete Scheibmayr, líder do comitê de combate à violência do grupo Mulheres do Brasil.

Como o trabalho é o local em que as mulheres passam a maior parte do tempo, as empresas têm percebido a importância de se preocupar com isso. Às vezes é justamente no trabalho que a mulher se sente mais segura”,

Ela também é responsável por questões relacionadas à igualdade racial. “O grupo permite um grande aprendizado porque existe uma diversidade muito grande de pessoas e pensamentos e isso faz com que todos cresçam.”

Pandemia e a importância do SUS

Além do combate à violência doméstica, o Mulheres do Brasil, que foi criado em 2013, levanta outras bandeiras, como a da diversidade e a do impacto social.

A saúde pública é foco de um comitê, liderado pela médica infectologista Glória Brunetti. Para ela, a pandemia fez com que, finalmente, o Sistema Único de Saúde brasileiro ganhasse protagonismo.

“Todos nós, em qualquer viagem, podemos sofrer um acidente e parar em um hospital público. Não importa se você tem um plano de saúde ou não, você vai passar inicialmente pelo SUS. Por isso, devemos pensar que é importante para todos que os postos, as ambulâncias e os hospitais estejam equipados.”

Luiza Helena Trajano compara o SUS a uma empresa. “É o melhor sistema de saúde do mundo, mas precisa de gestão.”

Professores e tecnologia

A educação é outra preocupação do grupo. E a líder do comitê da área, Rosemary Schettini, também destaca o esforço feito pelos profissionais nos últimos meses.

“A Covid-19 tirou um véu de cima da educação. Nós, professores, não sabíamos lidar com tecnologia. A gente aprendeu e não parou. Os professores estão fazendo material, usando o celular, fazendo de tudo para que a aprendizagem não seja perdida”, diz.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Pesquisa FGV: varejo brasileiro prevê maior concentração e menor rentabilidade

Próxima Postagem

Peter Diamandis, Marcio Atalla, Abilio Diniz e Luciano Huck encerram Global Retail Show neste sábado (19)

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo
Varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia
Tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar
Economia

Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar

3 de junho de 2025
Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano
Economia

Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano

3 de junho de 2025
Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi
Notícias

Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi

3 de junho de 2025
Gasolina fica 5,6% mais barata para distribuidoras e deve impactar inflação
Economia

Gasolina fica 5,6% mais barata para distribuidoras e deve impactar inflação

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Peter Diamandis, Marcio Atalla, Abilio Diniz e Luciano Huck encerram Global Retail Show neste sábado (19)

Peter Diamandis, Marcio Atalla, Abilio Diniz e Luciano Huck encerram Global Retail Show neste sábado (19)

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.