Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Clientes ainda gostam de comprar nas lojas, mesmo que fiquem só na porta

Redação de Redação
9 de outubro de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Uncategorized
Tempo de leitura: 3 minutos

A compra online combinada com a retirada de produtos nas lojas tem se tornado cada vez mais popular nos Estados Unidos ao longo da pandemia de Covid-19, mostra reportagem divulgada nesta sexta-feira (9) no jornal The New York Times. Além de permitir a negociação sem contato, ela tem sido capaz de atender ao desejo dos americanos de dirigir até uma loja, uma atração que pode ser tão interessante quanto a conveniência da entrega em domicílio – ou até mais.

A publicação cita o exemplo da Dick’s Sporting Goods, que, obrigada a fechar as portas em março, montou um ponto de coleta na calçada em dois dias. A iniciativa não só resgatou as vendas de Dick durante os bloqueios, como também emergiu como a melhor estratégia de muitos varejistas para a sobrevivência a longo prazo na era do comércio eletrônico.

O que começou como uma solução temporária para o coronavírus, diz a reportagem, deve ter um impacto permanente na maneira como as pessoas fazem compras, além de dar a elas um novo motivo para continuar a visitar lojas físicas. “Os americanos estão acostumados com seus carros e gostam muito de lojas, e este é um modelo híbrido que une o melhor dos dois mundos”, disse Oliver Chen, analista de varejo da Cowen.

Sanduíche, suéter e livro

Em agosto, cerca de três quartos dos 50 maiores varejistas com base em lojas nos Estados Unidos ofereciam o serviço de drive thru, de acordo com a Coresight Research, uma empresa de consultoria e pesquisa especializada em varejo e tecnologia. Qualquer produto, de suéter a livro, é tão fácil de pegar quanto um sanduíche.

Na Target, as vendas nesse sistema cresceram mais de 700% no último trimestre, enquanto a Best Buy relatou quase US$ 5 bilhões em receita online no segundo trimestre, um recorde – 41% desse valor vieram da coleta na loja.

O esquema permite que varejistas grandes convertam suas lojas em minicentros de atendimento de comércio eletrônico, evitando o envio das mercadorias. Ao dirigir até a loja para retirar um pedido feito online, “o cliente faz a última milha”, disse Chen, referindo-se à etapa final tipicamente cara nas entregas de pacotes.

De acordo com a reportagem do The New York Times, a popularidade do modelo ficou evidente diante da sobrecarga de pedidos enfrentada pela Amazon. Conhecida pela enorme cadeia de suprimentos e pelo sistema de entrega em domicílio eficiente, a empresa teve de lidar com itens fora de estoque, preços excessivos e remessas atrasadas ou imprecisas. Isso beneficiou redes como Dick’s, Best Buy, Target e Walmart, que aproveitaram as mercadorias das lojas para atrair clientes.

Crescimento de 700%

Mas em nenhum lugar a mudança foi mais significativa do que nas grandes redes que também vendem mantimentos. O crescimento de 700% na oferta da Target estimulou a rede a adicionar mantimentos frescos e congelados ao serviço e criar até 12 vagas de estacionamento adicionais para retirada nas lojas. Ela anunciou planos para dobrar o número de funcionários dedicados aos serviços de coleta na loja e na calçada na temporada de férias. O varejista até incluiu amostras de produtos nos pedidos.

O Walmart, com cerca de 4.700 lojas nos Estados Unidos, foi uma das primeiras redes a oferecer retirada na calçada, com foco em alimentos. Os pedidos são parte de um aumento geral em suas vendas de e-commerce, que responderam por 11% da receita da rede no trimestre encerrado em 31 de julho, ante 6% um ano antes.

O serviço também tem dado às redes uma vantagem significativa: a capacidade de lucrar com pedidos online. A Target disse que seus serviços de coleta de pedidos nas lojas custam à empresa cerca de 90% menos, em média, do que atender aos pedidos de um depósito.

Aumento nas contratações

O Walmart agora emprega 74 mil funcionários em mais de 3 mil lojas para escolher os mantimentos nos pedidos e depois levá-los aos carros dos clientes. Cinco anos atrás, havia menos de 1.000 desses empregos. Mas, durante a pandemia, preencher essas funções foi um grande impulsionador do boom de contratações do Walmart, que aumentou a força de trabalho de 1,5 milhão de pessoas da empresa em 14%.

Mas alguns varejistas não estão contratando mais funcionários para embalar pedidos online – eles estão simplesmente adicionando essas tarefas às cargas de trabalho dos funcionários sem aumentar salários.

“Se você está tendo um aumento nas vendas e na produtividade, os trabalhadores devem compartilhar esse benefício”, disse Marc Perrone, presidente do sindicato United Food and Commercial Workers, que representa dezenas de milhares de trabalhadores em supermercados. “No momento, os proprietários dessas empresas são os únicos beneficiados.”

Especialistas em mão de obra e analistas de Wall Street também preveem que o trabalho de pegar itens da prateleira e levá-los aos carros dos clientes pode ser feito facilmente por máquinas, o que significa que a explosão de empregos pode ser passageira.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Inflação sobe para 0,64% em setembro, maior resultado para o mês desde 2003

Próxima Postagem

O consumo do amanhã dos setores de moda e beleza

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Inflação impulsiona marcas próprias e a busca por programas de fidelidade
Notícias

Inflação impulsiona marcas próprias e a busca por programas de fidelidade

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
Alckmin: tarifa de Trump sobre o aço prejudica o mundo todo, não só o Brasil
Economia

Alckmin: tarifa de Trump sobre o aço prejudica o mundo todo, não só o Brasil

4 de junho de 2025
Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades
Economia

Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
O consumo do amanhã dos setores de moda e beleza

O consumo do amanhã dos setores de moda e beleza

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Inflação impulsiona marcas próprias e a busca por programas de fidelidade

Inflação impulsiona marcas próprias e a busca por programas de fidelidade

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.