A Black Friday de 2020 promete ser a mais digital da história. Com o objetivo de ampliar a visibilidade dos pequenos negócios nos canais digitais, a NerdMonster Digital Retail lançou recentemente a plataforma bm® business monster, que automatiza os processos para trabalhar a presença digital e o marketing local das PMEs.
“O pequeno varejista, em geral, possui uma rotina dinâmica e repleta de desafios inerentes ao seu próprio negócio. Na grande maioria das vezes, as atividades relacionadas ao marketing de sua empresa acabam sendo postergadas, seja pela falta de conhecimento no assunto, seja pela falta de recursos humanos ou financeiros”, afirma o diretor-geral da NerdMonster, Claudio Roca.
Segundo ele, o novo produto traz parte do aprendizado que a empresa adquiriu junto às grandes redes. “O foco é facilitar ao máximo os pequenos e médios empreendedores em suas atividades de marketing local e de presença digital, sem a necessidade de nenhum conhecimento técnico, equipe ou mão de obra especializada.”
A plataforma também dispõe de um recurso que possibilita a criação de campanhas locais, impactando o público-alvo do estabelecimento daquela determinada região. Como em um funil de vendas, a plataforma separa em módulos as principais áreas que devem ser trabalhadas: localização, informação, reputação, divulgação e conversão. Cada nova informação, relacionada aos módulos, gera uma ação recomendada e auxilia o varejista a entender melhor sobre o seu negócio e suas estratégias de marketing local, tendo as suas principais necessidades da nova jornada de consumo atendidas.
Dicas para aumentar as vendas
O varejo brasileiro faturou, no ano passado, R$ 3 bilhões na Black Friday, segundo dados da Ebit/Nielsen. Para as PMES, esta pode ser mais uma oportunidade para a retomada do varejo físico pós-pandemia, uma vez que, com a nova jornada do consumidor mais digital, é possível aproveitar a abrangência dos milhares de canais digitais disponíveis atualmente para atrair mais clientes e aumentar o faturamento das suas lojas físicas, divulgando os próprios estabelecimentos, produtos e/ou serviços, promoções e ofertas.
A NerdMonster Digital Retail listou algumas dicas para ajudar as PME’s a faturar mais na data. Confira:
- Amplie sua presença no digital
Para pegar carona em datas como a Black Friday, é importante que as PMEs existam no ambiente online tornando-se localizáveis para seus consumidores – segundo o Data Sebrae, apenas 11% delas têm algum tipo de presença digital. Para isso, primeiro é preciso cadastrar o estabelecimento nos principais canais digitais, como Google Meu Negócio, Facebook Places e Apontador. Depois, é fundamental manter as informações proprietárias da empresa, como horários de funcionamento, telefone, contato de WhatsApp, por exemplo, sempre atualizadas. - Abra um canal de contato com o cliente
Desenvolver diferentes formas de contato, por meio do WhatsApp do estabelecimento ou por meio de serviços de mensagens, é fundamental para abrir um canal efetivo com os consumidores para a geração de pedidos e realização de vendas de forma mais próxima e prática. De acordo com levantamento realizado pela NerdMonster Digital Retail, cerca de 96% das compras efetivadas no varejo físico são precedidas por uma busca online. - Antecipe promoções no online
De acordo com pesquisa da empresa de publicidade digital Rakuten Advertising, 56% dos consumidores afirmaram que já estão atentos à publicidade no ambiente online durante o período que antecede a Black Friday, mesmo com a crise da Covid-19 ainda em andamento. Segundo o mesmo estudo, 86% dos entrevistados afirmaram que buscarão por promoções de produtos e serviços nos canais digitais das empresas e/ou marketplaces durante a data, evidenciando o poder ainda maior do online no pós-pandemia, período que deixou as pessoas ainda mais conectadas.
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