Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Cicatrizes, temporais e recessões

Redação de Redação
2 de setembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Eduardo Gerchman*

Para os consumidores, crises econômicas são como os tombos de bicicleta da infância: quanto maiores, mais cicatrizes deixam. Recessões tidas como curtas, de até dois anos de duração, costumam gerar comportamentos adaptativos nos lares. Substitui-se uma marca por outra, reduzem-se as despesas com alguns supérfluos e…voilá!

Aos primeiros sinais de que os bons ventos estão soprando novamente, os padrões de consumo tradicionais vão sendo reestabelecidos e as cicatrizes da tormenta, sumindo. Já as crises maiores, superiores a vinte e quatro meses, lançam uma camada de pessimismo sobre toda a sociedade e, por isso, são mais difíceis de serem superadas e esquecidas. Acabam por gerar nas famílias hábitos de consumo mais austeros, e as trocas de marcas, produtos ou modelos, que em momentos de desaceleração econômica branda costumam ter data para acabar, tendem a ser incorporadas à rotina, tais quais cicatrizes que carregamos para sempre.

Ainda não sabemos se a crise brasileira atual é do primeiro ou do segundo tipo. Sabemos, somente, que o consumidor já dá sinais claros de que trocou a desconfiança com os rumos da economia, expressa ao longo do ano passado, por uma postura de cautela, em que ajusta o orçamento doméstico e coloca os planos de longo-prazo em stand by. Nesse cenário, merece atenção o conceito de value-for-money, o nosso conhecido “custo-benefício”. Produtos incapazes de justificar preços mais altos através de uma superioridade funcional facilmente perceptível – como durabilidade ou maior rendimento – são os mais sujeitos à rejeição nos lares. Numa hora como a atual, preço e diferenciais concretos são os atributos que acabam por definir a compra, e apelos como “experiência de marca”, “status” etc, acabam em muitos casos ignorados pelo consumidor médio.

Já para os varejistas, crises são como temporais, destes que nos pegam na rua, em uma hora qualquer. Todo mundo se molha, mas quem tem um guarda-chuva maior acaba menos atingido. E alguns resultados recentemente divulgados têm mostrado vários varejistas de peso saindo de roupa quase seca da chuvarada atual. Por quê? Para nós, da GS&WB, três fatores explicam esse desempenho:

O primeiro são os bons fundamentos de gestão. Varejistas permanentemente antenados às preferências dos consumidores, atentos à gestão de estoques e ao corte de custos costumam chegar mais protegidos aos temporais da crise.

O segundo é o alinhamento do negócio a alguma tendência de fundo, ou seja, a algum fator do macroambiente que torna seu produto ou serviço principal indispensável – como o envelhecimento da população, que ajuda a manter em alta o faturamento das farmácias, ou a preocupação com a forma física, que sustenta as redes de material esportivo.

O terceiro e último é a capilaridade. A crise é uma tempestade que atinge todos os bairros de uma cidade, mas nunca com igual intensidade. Dessa forma, uma rede de lojas espalhadas por diferentes regiões e estados funciona como um colchão nos maus momentos – o desempenho em uma praça compensa o da outra.

No mais, seja qual for a melhor imagem que traduz sua situação atual – a da cicatriz, a do temporal ou ambas -, o importante é estar preparado para enfrentar a recessão. E, se possível, fazer como um empresário que, quando perguntado sobre a crise, afirmou categoricamente: “decidi não fazer parte dela”.

*Eduardo Gerchman ([email protected]) é sócio-diretor da GS&BW

Postagem anterior

Crise não é só no Brasil e mexe com o mundo, diz Abilio

Próxima Postagem

4 táticas para permanecer criativo durante a crise

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
Próxima Postagem

4 táticas para permanecer criativo durante a crise

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.