Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

4 táticas para permanecer criativo durante a crise

Redação de Redação
2 de setembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

São Paulo – A criatividade é um traço tipicamente associado à forma de ser do brasileiro.

A reputação tem fundamento, até certo ponto. Segundo Gisela Kassoy, consultora em inovação, um estudo conduzido na década de 1990 pelo pesquisador norte-americano Robert Burnside mostra que temos uma facilidade extraodinária para improvisar.

“O brasileiro não é exatamente inovador, no sentido estrito da palavra, porque em geral não altera estruturas nem processos”, diz a especialista. “Por outro lado, tem uma espécie de criatividade adaptativa, isto é, esbanja jogo de cintura e ‘jeitinho’ diante de adversidades”.

Ideias originais – sejam elas realmente inovadoras ou apenas criativas – são valiosas em tempos de crise. O problema é que o estresse e o desânimo trazidos pelo momento econômico jogam contra a imaginação.

“Para ser criativo, um profissional precisa se sentir livre de julgamentos e pressões, o que raramente acontece num contexto como o que estamos vivendo”, explica a consultora Adriana Baraldi, que integra o Fórum de Inovação da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Na prática, o nervosismo dos gestores e o medo de errar inibem soluções que poderiam ser a salvação do negócio.

Mas como driblar esses obstáculos e usar a imaginação na crise? Veja a seguir 4 respostas sugeridas pelas especialistas:

1. Defenda-se do desânimo dos outros

Segundo Gisela, é preciso lutar para não se contaminar pela melancolia geral – ou você acabará sem energia para criar.

“Para se manter positivo, tente se cercar de pessoas jovens, otimistas, que ainda têm gás para trabalhar”, recomenda a especialista. Também é importante investir em lazer e alimentar o seu ânimo com pequenos prazeres cotidianos.

2. Busque movimento

Válida mesmo em tempos de calmaria econômica, esta dica é especialmente pertinente durante a crise. Sua cabeça está começando a se repetir? Mude de posição ou saia do recinto em que você está.

Além de relaxar os músculos, movimentar o corpo ajuda a desprogramar um raciocínio viciado. “Vá para o lado de fora, tome ar e só então volte a pensar”, aconselha Gisela.

3. Olhe para fora

Fazer benchmarking é importante, mas também é essencial observar as práticas de outros setores para se inspirar. De acordo com Adriana, a multidisciplinaridade é um ingrediente básico da inovação.

Trabalha com automóveis? Discuta sobre seus problemas com quem trabalha com cosméticos. Buscar referências “estranhas” ao seu mundo pode ser um impulso precioso para a criatividade quando todas as fórmulas da sua área parecem já ter sido testadas.

4. Faça parcerias

Você não precisa inventar todas as soluções sozinho. Segundo Adriana, a criatividade muitas vezes nasce do trabalho colaborativo, em rede.

“Em vez de se isolar em busca de uma ‘grande ideia’, procure a ajuda de seus colegas de trabalho e pares do mercado”, orienta a consultora. “De uma conversa informal pode surgir uma solução surpreendentemente inovadora”.

(Fonte: Exame.com)

Postagem anterior

Cicatrizes, temporais e recessões

Próxima Postagem

Depois da crise, virá a terceira onda nos shopping centers

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Casa do Construtor expande rede de franquias em dois países do Mercosul
Destaque do dia

Casa do Construtor expande rede de franquias em dois países do Mercosul

7 de dezembro de 2023
O mix de lojas do shopping mudou. E vai continuar mudando, sem parar
Artigos

O mix de lojas do shopping mudou. E vai continuar mudando, sem parar

7 de dezembro de 2023
NUK lança sua loja virtual, ampliando os pontos de contato com o consumidor
Destaque do dia

Nuk lança loja virtual, ampliando os pontos de contato com o consumidor

7 de dezembro de 2023
FiChips Food completa uma década e lança novo modelo de negócio
Destaque do dia

FiChips Food completa uma década e lança novo modelo de negócio

7 de dezembro de 2023
PMEs brasileiras enfrentam uma média de 526 mil ataques cibernéticos por dia
Destaque do dia

PMEs brasileiras enfrentam média de 526 mil ataques cibernéticos por dia

7 de dezembro de 2023
Força-tarefa faz operação contra gigante das grifes por fraude fiscal e sonegação de R$ 3 bi
Destaque do dia

Força-tarefa faz operação contra Grupo Restum por fraude fiscal e sonegação de R$ 3 bi

6 de dezembro de 2023
Bolsa de Valores de São Paulo já excluiu 5 empresas do índice de sustentabilidade
Destaque do dia

Renner, Klabin e Vivo são empresas de maior peso no Índice de Sustentabilidade Empresarial

6 de dezembro de 2023
Em que tarefas a IA supera as pessoas?
Artigos

Em que tarefas a IA supera as pessoas?

6 de dezembro de 2023
Próxima Postagem

Depois da crise, virá a terceira onda nos shopping centers

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Casa do Construtor expande rede de franquias em dois países do Mercosul

Casa do Construtor expande rede de franquias em dois países do Mercosul

7 de dezembro de 2023
O mix de lojas do shopping mudou. E vai continuar mudando, sem parar

O mix de lojas do shopping mudou. E vai continuar mudando, sem parar

7 de dezembro de 2023
NUK lança sua loja virtual, ampliando os pontos de contato com o consumidor

Nuk lança loja virtual, ampliando os pontos de contato com o consumidor

7 de dezembro de 2023
FiChips Food completa uma década e lança novo modelo de negócio

FiChips Food completa uma década e lança novo modelo de negócio

7 de dezembro de 2023
PMEs brasileiras enfrentam uma média de 526 mil ataques cibernéticos por dia

PMEs brasileiras enfrentam média de 526 mil ataques cibernéticos por dia

7 de dezembro de 2023
Sam Altman, ex-OpenAI, é eleito CEO do ano pela revista Time

Sam Altman, ex-OpenAI, é eleito CEO do ano pela revista Time

6 de dezembro de 2023
  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Copyright © 2023.
Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Gestão
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Inovação
    • Tecnologia
    • Logística
    • Meios de pagamento
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • NRA SHOW
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
    • Campus Party

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile