Na Black Friday mais digital da história, o maior desafio para as empresas será atrair a atenção dos consumidores. Fazer uma divulgação prévia das ofertas, oferecer formas diversas de pagamento e investir na experiência do cliente podem ser o melhor caminho para o varejistas se destacar na data.
O alerta é de Tomás Duarte, CEO da Track.co, startup que gerencia indicadores de satisfação de clientes por meio do NPS (Net Promoter Score). “Com as medidas de isolamento social, os clientes deverão preferir as compras online, isso irá aumentar ainda mais a concorrência entre as empresas e atrair consumidores será ainda mais difícil”, avalia.
Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e da Neotrust-Compre&Confie apontam para uma expectativa de aumento de 77% nas vendas online na comparação com a Black Friday de 2019. Confira, abaixo, seis dicas elaboradas por Duarte para ajudar as empresas a atrair a atenção dos consumidores.
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Antecipe e invista em divulgação
Para acompanhar a concorrência, uma estratégia é começar mais cedo a divulgação das campanhas publicitárias do período. Como mais empresas vão querer atrair a atenção do consumidor, vale antecipar essa estratégia e buscar elementos para atrair o público. “Isso pode ser feito por redes sociais, blogs, posts patrocinados e divulgações offline. Chegar no cliente, atrair ele e deixá-lo curioso pode ser uma boa estratégia”, afirma Tomás Duarte.
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Aposte na multicanalidade
É importante saber onde está localizado o seu público. Para atrair ainda mais pessoas, é necessário estar em todos os canais para facilitar a comunicação e a divulgação. Ou seja, ter uma boa comunicação e engajamento não só no Facebook, como no Instagram ou mesmo WhatsApp. Aproveite o momento para conversar com os clientes e atrair novos.
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Ofereça várias formas de pagamento
Para recuperar o lucro perdido em meio a pandemia, uma opção é ir além dos métodos de pagamentos mais tradicionais. Além do dinheiro físico, cartão de crédito e débito, tenha mais opções em sua loja, como cheques, boletos, link de pagamento, transferência bancária, etc.
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Previna-se contra ‘bugs’
Avalie a estrutura da sua loja, física ou virtual. A sua loja pode não comportar um fluxo mais alto de pessoas, os produtos podem acabar no estoque, você pode não conseguir emitir notas ou ainda atender aos clientes tão rapidamente. Para evitar esses problemas, tenha uma estrutura de qualidade, além de fornecedores, parceiros e equipes comprometidos para atender a demanda do período.
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Crie um espaço seguro
Ainda existem muitas empresas que se aproveitam da Black Friday para dar golpes e pessoas mal intencionadas que querem levar vantagem na data. Enquanto empreendedor, tenha em mente que é preciso criar um espaço seguro. Ofereça garantias para que o cliente confie em você, como ser transparente com a data de entrega, disponibilidade de estoque, preço e etc. Caso sua marca tenha selos de qualidade, deixe-os à mostra, assim como os comentários com a opinião de outros compradores.
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Invista na experiência do cliente
Buscar estratégias para melhorar a experiência do cliente pode elevar o ticket médio, consolidar uma marca, atrair compradores, aumentar o número de vendas e diminuir a quantidade de reclamações no período. Uma forma de fazer isso é melhorar a jornada de compra, buscar elementos que encantem os clientes já existentes e que fidelizem os novos. Ser criativo e olhar para o cliente é a base para realizar um bom planejamento para a experiência. É importante também apostar na aproximação entre marca e consumidor. “A chave para dar uma boa experiência para seu cliente é se colocar no lugar dele. O que ele mais quer nesse momento são descontos, mas fazer com que ele se sinta especial, fará ele lembrar da sua marca. Isso é a chave do sucesso para sair a frente de concorrentes durante a Black Friday”, finaliza Tomás Duarte.
Imagem: Bigstock