Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quem precisa de bravatas neste momento?

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
16 de novembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Quem precisa de bravata

Estamos saindo da maior crise de nossa história recente desorganizados politica, social e economicamente e com um brutal déficit fiscal e com grandes desafios à frente para recuperar o emprego, a renda e a confiança. É tempo de bravatas ou união?

Para além do desemprego recorde que atinge perto de 14% da população brasileira, sem contar o sub emprego e a informalidade, temos uma economia fragilizada pelo rombo das contas do governo de perto de R$ 870 bilhões, porém com bolsões de prosperidade que reúnem os setores financeiro, agropecuário, a agroindústria, diversos segmentos do consumo e o varejo, como atacarejos, super e hipermercados, material de construção e quase todos que conseguiram se posicionar de forma visionária no canal digital.

Tudo em boa parte estimulado, de forma correta, pelo artificialismo do auxílio emergencial como alternativa para enfrentar o período mais dramático da pandemia, mas que conquistou simpatia geral a ponto de fazer crescer positivamente a avaliação do governo federal.

E que estimula alguma forma de continuidade pelo impacto positivo no consumo, na retomada e na avaliação da população, antes que uma vacina, obrigatória ou não, possa estar disponível em escala massificada para imunizar e permitir a retomada plena de todas as atividades econômicas e sociais.

Até lá estaremos vivendo períodos ainda difíceis, complexos, voláteis e incertos. Ë verdade, de forma desigual entre diferentes setores e segmentos econômicos e sociais. Só para repetir o conceito de um VUCA potencializado pela pandemia. E rebaixados globalmente, deixando de ser uma das dez maiores economias do mundo pelos nossos próprios equívocos, e crescendo na percepção global de que não sabemos, ou não podemos, cuidar corretamente de nossos recursos naturais.

É inegável que, como país, de forma mais geral, estamos mais desorganizados, desiguais, endividados e dependentes do Estado, em particular para preponderantes segmentos de classe mais baixos. E, para completar, começando a enfrentar o repique da pandemia que, a seguir o que aconteceu em países que viveram todo o ciclo com alguns meses de antecedência, deverá ter ainda maior número de contaminados, até por efeito do aumento do número de testes, porém com redução significativa no número de óbitos.

Ou seja, não deveria ser tempo de bravatas, discursos infantilóides no melhor estilo do derrotado presidente Trump, acirramento de disputas ou estímulo à cizânia.

Muito pelo contrário. Deveria ser um tempo de convocar e unir a Nação para o enfrentamento dos nossos problemas estruturais que temos por resolver. Buscar de forma decisiva, levar adiante as inadiáveis Reformas Administrativa e Tributária. Enfrentar com ações decisivas e comunicação positiva as questões que envolvem Sustentabilidade, em especial tudo que diz respeito à Amazônia. Nos aproximarmos das economias que podem contribuir na nossa retomada, seja ela em V, J ou K, para minorar as consequências dramáticas dos problemas que já eram grandes pré-pandemia, mas que foram potencializados nesse período.

E isso começa com a correta avaliação e dimensão dos reais problemas. Mas. para isso, é preciso ter visão, estatura e foco no que é essencial, estrutural e o que é passageiro. E isso nos tem faltado, não só a diversos governos, mas também para boa parte da liderança empresarial. Esse é um momento de buscarmos o consenso possível, porém decidida e rapidamente, pois os problemas podem se agravar.

Se é para ser propositivo…

Nunca tantos discutiram tanto de forma tão intensa, estruturada e embasada sobre nossos problemas. Méritos da disseminação de acesso e uso das redes sociais. A tal ponto que vivemos o crescente drama de nos mantermos conectados e atualizados dado o volume do que nos chega de informação.

Mas nem por isso estamos avançando nas soluções pois, ao final, em termos de mecanismos, estruturas e ações, estamos fazendo a mesma coisa esperando resultados diferentes. O que já se definiu como insanidade.

É preciso atuar para reunir tanta visão, contribuição, entendimento e compreensão para mudar a forma como temos agido para transformar a realidade. Esperar que governos tenham essa iniciativa é pedir para se frustrar. Ou nos damos conta que estamos nos apequenando como País ou Nação, ou vamos pagar pela inanição.

Para ser propositivo, é tempo de a sociedade e dos setores empresariais se integrarem para buscarem caminhos próprios, diferentes das estruturas atuais, para promover a transformação possível agora que, como nunca antes, nos demos conta, discutimos e nos sensibilizamos com os problemas que temos.

Não é mais tempo de diagnósticos e bravatas. Precisamos de ampla e estruturada mobilização para promover a inadiável transformação.

NOTA: Toda a discussão das transformações do varejo norte-americano pós pandemia e seus impactos potenciais em outros mercados e no Brasil vocês poderão acompanhar na série Retail Trends.

Marcos Gouvêa de Souza é diretor-geral da Gouvêa Ecosystem.

Postagem anterior

Riachuelo anuncia patrocínio do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol

Próxima Postagem

“A Ikea está testando novas soluções para consumo mais sustentável”, diz diretora

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
“A Ikea está testando novas soluções para consumo mais sustentável”, diz diretora

"A Ikea está testando novas soluções para consumo mais sustentável", diz diretora

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.