Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Estamos fora do acordão!

Redação de Redação
9 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 3 minutos

O Acordo Trans-Pacífico anunciado largamente nesta semana precisa ser entendido em maior detalhe, uma vez que o Brasil ficou de fora dele. Este acordo transborda as questões de baixar tarifas alfandegárias entre países ou derrubar barreiras à importação. Representa nada mais, nada menos, que 40% da economia mundial.

Por favor entendam que não tenho a pretensão de esclarecer todos os pontos da TPP (trans pacific partership), uma vez que o documento é extenso e complexo. Tenho, sim, a intenção de aproximar o tema ao dia-a-dia de nossas empresas.

Meu objetivo hoje é gerar alguns “insights” dos impactos deste acordo no varejo brasileiro.

Quem está dentro da TPP e qual a relação comercial do Brasil com esses países?

Em 2014, o Brasil exportou para os 12 países presentes no TPP um total de R$53 bilhões de reais. Os Estados Unidos, maior importador do Brasil, importa basicamente matérias-primas. Mas, percebemos a importância de produtos de consumo como calçados e suco de laranja para alguns países.

Nosso mix de produtos exportado para os 12 países pode ser resumido na seguinte tabela:

Tozzi

Quais os principais assuntos tratados na TPP?
Além das reduzir a zero a grande maioria das tarifas dos bens comercializados entre esses países até 2017, o acordo trata questões como integração das áreas de serviços, proteção a investimentos, compras governamentais, comércio eletrônico, telecomunicações, patentes, concorrência, meio ambiente, facilitação de comércio e regras trabalhistas.

Quais os possíveis impactos para as atividades do varejo brasileiro diante do TPP ?
Como disse anteriormente, a parceria entre os partícipes do TPP tende a zerar os impostos de importação. Por sua vez, a Organização Mundial do Comércio (OMC) permite e apoia a desgravação de impostos internos às operações de exportação dos países membros.

As redes globais de suprimentos possibilitarão velocidade e amplitude ao comércio eletrônico entre os países parceiros, tanto de insumos quanto para produtos acabados. Isso significa, por exemplo, que o melhor produtor de pneus, o melhor produtor de motor, o melhor produtor de escapamento, rapidamente poderão se unir para produzir carros mais eficientes e mais baratos.

O comércio de produtos acabados, como artigos de vestuário, calçados, cosméticos, eletrônicos etc, entre os participantes do TPP e deles para os demais países desenvolvidos será fortalecido! Ou seja, essa união tende a dar competitividade e velocidade ao grupo do TPP, que obviamente deverá ter um aumento significativo na demanda de novos clientes.

Particularmente, o e-commerce será beneficiado nos países partícipes do TPP e os seus consumidores terão mais e melhores produtos disponíveis a preços ideais.

Como ficam a produção, o varejo e os consumidores brasileiros ?
Preso às amarras do Mercosul, com uma carga tributária gigantesca e que incide sobre transações internas e de exportação, os consumidores pagarão preços maiores por produtos muitas vezes menos eficientes.

A indústria ficará ainda menos rentável, mais distante de inovações e tecnologias e consequentemente menos competitivas.

O varejo corre o risco ainda de ter que lidar com consumidores frustrados, consumidores com uma “inveja cubana”: vendo na mídia internacional e na internet produtos de qualidade, “design” e preços inacessíveis aos reles brasileiros!

Ainda é tempo do Brasil reconhecer a inevitabilidade das redes globais de produção e comércio e se reinventar para aproveitar este cenário que me parece tão otimista.

Oremus!

Ana Paula Tozzi ([email protected]) é sócia da GS&AGR Consultores.

Postagem anterior

Pesquisa inédita revela a dinâmica do Foodservice no Brasil – Parte II

Próxima Postagem

Como gerir a equipe em meio a demissões em massa?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem

Como gerir a equipe em meio a demissões em massa?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.