Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Estamos fora do acordão!

Redação de Redação
9 de outubro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 3 minutos

O Acordo Trans-Pacífico anunciado largamente nesta semana precisa ser entendido em maior detalhe, uma vez que o Brasil ficou de fora dele. Este acordo transborda as questões de baixar tarifas alfandegárias entre países ou derrubar barreiras à importação. Representa nada mais, nada menos, que 40% da economia mundial.

Por favor entendam que não tenho a pretensão de esclarecer todos os pontos da TPP (trans pacific partership), uma vez que o documento é extenso e complexo. Tenho, sim, a intenção de aproximar o tema ao dia-a-dia de nossas empresas.

Meu objetivo hoje é gerar alguns “insights” dos impactos deste acordo no varejo brasileiro.

Quem está dentro da TPP e qual a relação comercial do Brasil com esses países?

Em 2014, o Brasil exportou para os 12 países presentes no TPP um total de R$53 bilhões de reais. Os Estados Unidos, maior importador do Brasil, importa basicamente matérias-primas. Mas, percebemos a importância de produtos de consumo como calçados e suco de laranja para alguns países.

Nosso mix de produtos exportado para os 12 países pode ser resumido na seguinte tabela:

Tozzi

Quais os principais assuntos tratados na TPP?
Além das reduzir a zero a grande maioria das tarifas dos bens comercializados entre esses países até 2017, o acordo trata questões como integração das áreas de serviços, proteção a investimentos, compras governamentais, comércio eletrônico, telecomunicações, patentes, concorrência, meio ambiente, facilitação de comércio e regras trabalhistas.

Quais os possíveis impactos para as atividades do varejo brasileiro diante do TPP ?
Como disse anteriormente, a parceria entre os partícipes do TPP tende a zerar os impostos de importação. Por sua vez, a Organização Mundial do Comércio (OMC) permite e apoia a desgravação de impostos internos às operações de exportação dos países membros.

As redes globais de suprimentos possibilitarão velocidade e amplitude ao comércio eletrônico entre os países parceiros, tanto de insumos quanto para produtos acabados. Isso significa, por exemplo, que o melhor produtor de pneus, o melhor produtor de motor, o melhor produtor de escapamento, rapidamente poderão se unir para produzir carros mais eficientes e mais baratos.

O comércio de produtos acabados, como artigos de vestuário, calçados, cosméticos, eletrônicos etc, entre os participantes do TPP e deles para os demais países desenvolvidos será fortalecido! Ou seja, essa união tende a dar competitividade e velocidade ao grupo do TPP, que obviamente deverá ter um aumento significativo na demanda de novos clientes.

Particularmente, o e-commerce será beneficiado nos países partícipes do TPP e os seus consumidores terão mais e melhores produtos disponíveis a preços ideais.

Como ficam a produção, o varejo e os consumidores brasileiros ?
Preso às amarras do Mercosul, com uma carga tributária gigantesca e que incide sobre transações internas e de exportação, os consumidores pagarão preços maiores por produtos muitas vezes menos eficientes.

A indústria ficará ainda menos rentável, mais distante de inovações e tecnologias e consequentemente menos competitivas.

O varejo corre o risco ainda de ter que lidar com consumidores frustrados, consumidores com uma “inveja cubana”: vendo na mídia internacional e na internet produtos de qualidade, “design” e preços inacessíveis aos reles brasileiros!

Ainda é tempo do Brasil reconhecer a inevitabilidade das redes globais de produção e comércio e se reinventar para aproveitar este cenário que me parece tão otimista.

Oremus!

Ana Paula Tozzi (ana.tozzi@agrconsultores.com.br) é sócia da GS&AGR Consultores.

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Pinterest
  • Mais
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Pesquisa inédita revela a dinâmica do Foodservice no Brasil – Parte II

Próxima Postagem

Como gerir a equipe em meio a demissões em massa?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday
Black Friday

Black Friday 2023 cresce 2,1% impulsionada pelo e-commerce

29 de novembro de 2023
Nestlé pretende investir R$ 6 bilhões no Brasil até 2025
Destaque do dia

Nestlé pretende investir R$ 6 bilhões no Brasil até 2025

29 de novembro de 2023
Cerca de 68% dos consumidores optam por comprar de marcas disponíveis só em delivery
Destaque do dia

Delivery: 68% dos consumidores optam por comprar de marcas disponíveis nas plataformas

29 de novembro de 2023
Com foco na experiência e espaço destinado ao Flamengo, Adidas abre megaloja no Rio
Destaque do dia

Com foco na experiência e espaço destinado ao Flamengo, Adidas abre megaloja no Rio

29 de novembro de 2023
Personalização é apenas uma das estratégias de marketing que devem receber mais atenção em 2024
Artigos

Personalização é apenas uma das estratégias de marketing que devem receber mais atenção em 2024

29 de novembro de 2023
Boticário, Natura e Samsung são as marcas mais indicadas por influenciadores no Brasil
Destaque do dia

Boticário, Natura e Samsung são as marcas mais indicadas por influenciadores no Brasil

29 de novembro de 2023
Camicado vê receita com venda em canais digitais dobrar no terceiro trimestre
Destaque do dia

Camicado vê receita com venda em canais digitais dobrar no terceiro trimestre

29 de novembro de 2023
Giuliana Flores promove clube de assinaturas com conteúdo para amantes de flores
Destaque do dia

Giuliana Flores promove clube de assinaturas com conteúdo para amantes de flores

29 de novembro de 2023
Próxima Postagem

Como gerir a equipe em meio a demissões em massa?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

General Motors

General Motors planeja US$ 10 bi em recompra de ações, para dar mais segurança a investidores

29 de novembro de 2023
Lula: não pode haver desoneração sem contrapartida a trabalhadores

Lula: não pode haver desoneração sem contrapartida a trabalhadores

29 de novembro de 2023
rodovias

Rodovias pioraram em 2023 e apenas 32,5% da malha está em condição boa ou ótima, diz CNT

29 de novembro de 2023
Black Friday

Black Friday 2023 cresce 2,1% impulsionada pelo e-commerce

29 de novembro de 2023
Ballantine's inaugura bar temático do jogo Borderlands exclusivo na CCXP23

Ballantine’s inaugura bar temático do jogo Borderlands exclusivo na CCXP23

29 de novembro de 2023
Nestlé pretende investir R$ 6 bilhões no Brasil até 2025

Nestlé pretende investir R$ 6 bilhões no Brasil até 2025

29 de novembro de 2023
  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Copyright © 2023.
Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Gestão
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Inovação
    • Tecnologia
    • Logística
    • Meios de pagamento
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • NRA SHOW
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
    • Campus Party

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: