Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

NRF 2021: Pequeno varejo tem sido fundamental para a revitalização das cidades

Aiana Freitas de Aiana Freitas
14 de janeiro de 2021
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

A compra em estabelecimentos comerciais perto de casa se tornou imperativa diante da necessidade de distanciamento social e da consequente redução do descolamento das pessoas. Até por isso, os pequenos varejistas, os mercados e as lojas de bairro, ganharam um protagonismo como há tempos não se via.

A importância deles para a revitalização das cidades mesmo depois que a pandemia de Covid-19 passar foi tema de um dos debates do segundo dia do Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, promovido pela National Retail Federation (NRF), a federação que representa o setor nos EUA. O evento tem cobertura completa do portal Mercado&Consumo.

A vice-presidente de Estratégias de Educação da NRF, Susan Reda, conversou sobre o assunto com o fundador e CEO da Lightspeed, Dax Dasilva. A Lightspeed é uma fornecedora de software de ponto de venda e comércio eletrônico com sede no Canadá. Fundada em 2005, ela hoje oferece seus serviços para mais de 100 mil empresas de varejo, alimentação e hospitalidade em 100 países.

Susan Reda comentou como a pandemia causou mudanças massivas no comportamento do consumidor e destacou o fato de a empresa de Dasilva operar, especialmente, com pequenos negócios, que têm se mostrado extremamente resilientes apesar da crise.

“Vimos o surgimento de mais canais digitais e uma preocupação grande com a recuperação. Percebemos que os pequenos negócios são mais ágeis, flexíveis e capazes de se adaptar do que imaginávamos. Antes, ser omnichannel era uma ambição para eles; agora, é essencial”, disse o executivo. “Enquanto as vendas como um todo cresceram menos, as nossas tiveram um incremento de 20%.”

‘Todas as ferramentas da caixa’

Alguns negócios, claro, se destacaram mais. Dasilva cita como exemplo segmentos relacionados à prática de esporte ao ar livre, como o de venda de bicicletas. Na outra ponta, o setor de moda sofreu mais. Mas, segundo ele, todos aprenderam a se adaptar, cada um a seu modo, aos diferentes estágios da pandemia.

“A adoção da tecnologia foi o que fez esses negócios serem resilientes. Eles estão dispostos a usar todas as ferramentas da caixa para garantir que vão continuar vendendo. No fim de abril, três quartos dos nossos clientes já estavam capazes de fazer transações com seus clientes. Eles mostraram capacidade de para mudar.”

Para Dax Dasilva, as lojas físicas, se ainda não o fizeram, terão de reagir à nova realidade criada pela pandemia. Alguns espaços terão de ser ressignificados. Se antes se falava muito sobre como criar novas experiências para o consumidor, agora, na opinião dele, elas terão de estar necessariamente ligadas à tecnologia. Ele citou exemplos como a adoção de modelos clique e retire e drive-thru. Experiências e pagamentos sem contato também devem fazer parte do “legado” da pandemia.

Maior valorização da compra local

Os investimentos feitos pelos pequenos negócios têm ecoado bem para os clientes. O executivo disse que, atualmente, 55% dos norte-americanos estão dando preferência a eles. “Todos aprendemos a valorizar a importância da compra local”, acredita.

Durante a NRF, a Lightspeed lançou uma solução de pedido de estoque totalmente integrada para o gerenciamento da cadeia de suprimentos de pequenas e médias empresas. A ideia é democratizar o acesso à visibilidade do inventário estratégico, antes reservado predominantemente para o varejo corporativo e gigantes do comércio eletrônico.

A solução permite, por exemplo, que o varejista faça do download de catálogos de produtos diretamente dos fornecedores, já com imagens que podem ser colocadas no e-commerce e informações que são atualizadas em tempo real. A vantagem, para o fornecedores, é saber que tipo de produto tem mais saída.

Imagem: Divulgação/Lightspeed 

Postagem anterior

NRF 2021: Geração millennial é cada vez mais responsável por compras B2B

Próxima Postagem

NRF 2021: segundo especialista, pandemia provocou uma ‘grande compressão’ da inovação no varejo

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF
Economia

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app
Varejo

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice
Foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025
OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA
Tecnologia

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
NRF 2021: segundo especialista, pandemia provocou uma ‘grande compressão’ da inovação no varejo

NRF 2021: segundo especialista, pandemia provocou uma 'grande compressão' da inovação no varejo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.