A rede de varejo Casas Bahia acaba de inaugurar uma loja-conceito no Shopping Recife, em Pernambuco. O lançamento faz parte do plano de expansão da empresa no Norte e no Nordeste do Brasil. A expectativa é terminar o mês com 12 lojas novas lojas nas duas regiões.
A loja-conceito tem a experiência do consumidor como foco. A fachada moderna tem grandes painéis de LED que mostram produtos e o CB, a versão moderna e jovem do mascote Baianinho, que foi lançada no ano passado juntamente com a reformulação da marca.
O espaço é totalmente aberto, sem vitrines, para permitir que os clientes possam experimentar os produtos. As mesas nas quais os celulares ficam expostos são mais baixas, para que tanto adultos quanto crianças consigam testá-los.
Os vendedores usam o sistema Via+Mobile para facilitar o processo de compra. Por meio dele, o profissional consegue identificar os clientes e fazer uma aproximação mais assertiva. “O sistema dá agilidade ao vendedor, que tem tudo na palma da mão, no celular. Se o cliente já for cadastrado, o vendedor sabe qual foi a última compra dele e oferece um produto complementar, por exemplo”, explica o COO da Via Varejo, Abel Ornelas.
Retira Rápido e lounge com café e água
Os consumidores contam, também, com o serviço Retira Rápido, que permite que eles façam as compras via aplicativo ou site e retirem a mercadoria no local, sem frete. Por meio do uso da loja como um mini Centro de Distribuição, a empresa pretende alavancar sua participação nas vendas online na região.
Outro diferencial é o lounge, onde os clientes podem tomar café e água. O wi-fi está disponível para todos os consumidores, algo que já virou padrão nas demais lojas da rede. A loja-conceito também substituiu as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, o que permitirá uma economia de energia em torno de 80%.
O projeto foi desenvolvido em cerca de quatro meses e, segundo o COO da Via Varejo, Abel Ornelas, o conceito será aperfeiçoado ao longo do tempo. “A cada loja que abrimos, vamos sempre evoluindo. Essa é a última que inauguramos”, diz Ornelas, que evita classificar a unidade do Shopping Recife com a “única” loja-conceito da Casas Bahia. A empresa planeja para 2022 a abertura de uma grande loja na cidade de São Paulo, que vai contar, entre outras facilidades inéditas, com restaurante.
O executivo conta, ainda, que uma das novidades que devem ser anunciadas em breve será a entrega de eletrônicos no mesmo dia da compra, o que atenderá à tendência de consumo observada em várias áreas de desejo de entrega mais rápida.
Venda pelo WhastApp virou case mundial
Além disso, algumas das novidades que já foram implementadas pela rede por causa da pandemia de Covid-19, como a venda pelo WhatsApp, continuam em operação em todas as lojas. “Isso não vai parar mais. Virou um case mundial. Conseguimos atrair as classes C e D e muita gente que tinha medo de comprar pelo celular. Os clientes passaram a mandar mensagens pelo WhatsAppp para tirar dúvidas sobre produtos com os vendedores”, conta.
Além disso, Ornelas conta que, especialmente em cidades pequenas, muitas lojas são usadas como escritório. “Elas viraram um ponto de relação com a comunidade. Isso teve início com os estudantes que precisavam usar a internet, e agora tem gente que faz reunião nelas. Isso melhora a relação dos vendedores com eles.”
Apesar da força que tem na região Sudeste, a Casas Bahia chegou ao Norte recentemente. A meta é abrir de 20 a 30 lojas na região. O Nordeste também se mostra um mercado promissor porque muitas cidades não têm nem unidades da Casas Bahia nem do Ponto Frio.
Imagens: Divulgação